GABARITO A
I-O despertador tocou mais cedo. (discurso indireto livre, reproduz, de modo sutil, os pensamentos e reflexões dos personagem)
II-Felipe disse que estava cansado. (discurso indireto, apresenta indiretamente a fala do personagem ... DISSE QUE ...)
III- Preciso me arrumar para a festa. (discurso direto, reproduz textualmente a fala do personagem)
Tipos de Discursos:
Direto:
exatamente a fala do personagem.
Marcas deste discurso:
A)Verbo Dicendi : (não é obrigatório) são aqueles que usamos para introduzir um diálogo. Ex: afirmar, falar gritar, declarar, ordenar, perguntar, exclamar, pedir, concordar etc.
B) Sinal de dois-pontos
C) Travessões ou aspas.
Indireto:
O narrador reproduz a fala dos personagens .
São marcas:
A) verbo Dicendi
B)Oração Completiva (vai completar o verbo dicendi)
C) Conjunção integrante "que" ou " se"
Indireto Livre ou semi-indireto:
No discurso indireto livre há uma fusão dos tipos de discurso (direto e indireto), ou seja, há intervenções do narrador bem como da fala dos personagens.
Não existem marcas que mostrem a mudança do discurso. Por isso, as falas dos personagens e do narrador - que sabe tudo o que se passa no pensamento dos personagens - podem ser confundidas.
- Liberdade sintática.
- Aderência do narrador ao personagem.
- Fez o que julgava necessário. Não estava arrependido, mas sentia um peso. Talvez não tenha sido suficientemente justo com as crianças…
- O despertador tocou um pouco mais cedo. Vamos lá, eu sei que consigo!
- Amanheceu chovendo. Bem, lá vou eu passar o dia assistindo televisão!
Nas orações destacadas os discursos são diretos, embora não tenha sido sinalizada a mudança da fala do narrador para a do personagem.
Ocorre quando a fala do personagem aparece na fala do narrador , assim, o que se lê não é um juízo do narrador , mas o próprio comentário do personagem. Vejamos:
" Foi ao shopping comprar os acessórios para o bale . Rodou lojas e lojas à procura daquele brinco especial. Uma vitrine a atraiu . Seria aquele o tão procurado brinco! Perfeito!"
#pcrj2021