SóProvas


ID
4869949
Banca
UFPR
Órgão
PM-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

 O texto abaixo é referência para a questão.

      A crise final da escravidão, no Brasil, deu lugar ao aparecimento de um modelo novo de resistência, a que podemos chamar quilombo abolicionista. No modelo tradicional de resistência à escravidão, o quilombo-rompimento, a tendência dominante era a política do esconderijo e do segredo de guerra. Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia, sua organização interna e suas lideranças de todo tipo de inimigo, curioso ou forasteiro, inclusive, depois, os historiadores.
        Já no modelo novo de resistência, o quilombo abolicionista, as lideranças são muito bem conhecidas, cidadãos prestantes, com documentação civil em dia e, principalmente, muito bem articulados politicamente. Não mais os grandes guerreiros do modelo anterior, mas um tipo novo de liderança, uma espécie de instância de intermediação entre a comunidade de fugitivos e a sociedade envolvente. Sabemos hoje que a existência de um quilombo inteiramente isolado foi coisa rara. Mas, no caso dos quilombos abolicionistas, os contatos com a sociedade são tantos e tão essenciais que o quilombo encontra-se já internalizado, parte do jogo político da sociedade mais ampla.


(Quilombo abolicionista – cap. 1; p. 11. SILVA, Eduardo: As Camélias do Leblon e a abolição da escravatura: uma investigação de história cultural. SP: Cia das Letras, 2003.)

Assinale a alternativa em que o ‘se’ apresenta a mesma função que a do termo sublinhado na sequência “Por isso, esforçavam-se os quilombolas exatamente para proteger seu dia a dia [...]”.

Alternativas
Comentários
  • "Por isso, esforçavam-se" Partícula integrante do verbo: ligada a verbos pronominais

     

    a) Cada um dos debatedores questionava se seria possível chegar a um acordo entre as partes.  Pronome reflexivo

     

     b) O desembargador Coelho Bastos quis pôr fim à cantoria abolicionista que se fazia na Gávea. Particula expletiva

     

     c) Abolicionistas e escravos entreolharam-se aturdidos com a situação apresentada. Pronome recíproco

     

     d) Agindo de forma violenta, coercitiva e autoritária, os escravocratas prejudicavam-se ainda mais. Pronome reflexivo

     

     e) Os negros não tinham direito a queixar-se à polícia, por castigo de senhor branco.  GABARITO  Partícula integrante do verbo

  • gabarito letra E

    procuramos um parte integrante do verbo.  integra verbos pronominais, ou seja, aqueles que necessariamente trazem para junto de si o pronome oblíquo, denotando quase sempre sentimentos e atitudes próprias do sujeito.

    a partícula SE pode ser

    Reflexiva (Recíproca*)

    ➡ (faz algo a si mesmo) (ação praticada pelo sujeito cuja ação recai sobre ele mesmo)

    reciproco quando determinado elemento praticar certa ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o “determinado elemento

    parte Integrante do Verbo  

    ➡ Não essencialmente pronominal, depende da transitividade (quem esquece, esquece alguma coisa, ou, quem se esquece se esquece de alguma coisa)

    ➡ SEM pronome SEM preposição= esqueceu alguma coisa 

    ➡ COM pronome COM preposição= esqueceu-se de alguma coisa

    Verbos essencialmente pronominais: NÃO CONSIGO CONJUGAR SEM a presença da partícula, ou muda sua regência sem ele (não essencialmente pronominais)

    Expletiva (realce)

    ➡ posso tirar sem prejuízo 

    Indeterminadora do Sujeito

    ➡ Ligado a verbos: VL, VI, VTI, VTD+ termo preposicionado  todos na 3° do singular. Sem sujeito explícito 

    ➡ Veja esta questão Q1162177

    Apassivadora 

    ➡ noção passiva, sofre a ação verbal (VTD, ou VTDI)

    ➡ Alugavam-se apartamentos aqui. 

    ➡ o termo não preposicionado é o sujeito paciente (apartamentos) 

    ➡ termo preposicionado é o agente da passiva 

    ➡ apartamentos eram alugados aqui 

    ➡ Guerra se faz com armas, paz se faz com amor.  = Guerra é feita com armas, paz é feita com amor 

    conjunção integrante (quando puder trocar por ISSO)

    o professor Fernando pestana também ensina que o SE pode ter outras classificações como: I) substantivo, conjunção condicional, IX) conjunção causal, X) conjunção concessiva, XI) conjunção temporal. 

    vamos lá

    A) Cada um dos debatedores questionava se seria possível chegar a um acordo entre as partes. ➡ questionava ISSO (conjunção integrante)

    B) O desembargador Coelho Bastos quis pôr fim à cantoria abolicionista que se fazia na Gávea. ➡ partícula apassivadora (a cantoria ERA FEITA na gávea)

    C) Abolicionistas e escravos entreolharam-se aturdidos com a situação apresentada.➡ pronome recíproco (um ao outro, ação de olhar)

    D) Agindo de forma violenta, coercitiva e autoritária, os escravocratas prejudicavam-se ainda mais ➡ pronome reflexivo - prejudicavam a si mesmos)

    E) Os negros não tinham direito a queixar-se à polícia, por castigo de senhor branco. ➡ gabarito “Queixar-se”, gramaticalmente, é classificado como um verbo essencialmente pronominal, isto é, que invariavelmente é conjugado acompanhado do pronome oblíquo. Outros exemplos são os verbos: arrepender-se, sentar-se, zangar-se, pentear-se, enganar-se, suicidar-se.

    bons estudos