SóProvas


ID
4873159
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um administrador acaba de assumir a chefia da área de TI da organização em que trabalha. Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação, têm bastante experiência e seu trabalho é muito valorizado pela organização. No entanto, o grupo resiste ao novo chefe e não demonstra interesse em desempenhar as suas atribuições.
Na situação descrita, pela teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard, o estilo de liderança adequado seria:

Alternativas
Comentários
  • Pq não pode ser delegador?

  • Estilos dos líderes

    Diretivo

    I. Determina o que cada subordinado irá fazer em detalhes

    II. Baixa maturidade dos liderados para executar determinada tarefa

    III. Alta preocupação com a tarefa

    IV. Baixa preocupação com o relacionamento

    Persuasivo

    I. Explica a necessidade de cada tarefa

    II. Liderados com maturidade média a moderada

    III. O líder deve apoiar e incentivar para que haja aumento da autoconfiança e motivação

    IV. Alta preocupação com a tarefa

    V. Alta preocupação com o relacionamento

    Participativo

    I. Enfatiza o compartilhamento de ideias

    II. Liderado com maturidade entre moderada e alta, mas sem interesse em ajudar o líder

    III. Líder deve buscar sua participação e colaboração na tomada de decisões

    IV. Tomada de decisão é conjunta

    V. Baixa preocupação com a tarefa

    VI. Alta preocupação com o relacionamento

    Delegador

    I. Deixa o funcionário/equipe tomar suas próprias decisões

    II. Liderado tem maturidade alta, além da habilidade e disposição exigidas

    III. Líder não precisa apoiar e direcionar efetivamente seu trabalho

    IV. Baixa preocupação com a tarefa

    V. Baixa preocupação com o relacionamento

  • pq n tem essa explicação do José no meu livro? aaaaaa

  • GABARITO C

  • o estilo de liderança participativo tem foco no relacionamento.

  • A questão em análise nos apresenta um modelo de liderança defendido por Paul Hersey e Kenneth Blanchard. 

    Para eles, a liderança é um processo de exercer influência sobre um indivíduo ou um grupo, nos esforços para realização de um objetivo, em determinada situação.

    Com isso, eles criaram um modelo chamado Teoria da Liderança Situacional. Esse modelo possui uma ênfase nos liderados, a qual varia conforme a maturidade dos subordinados. Assim, conforme essa maturidade varia, a atitude do líder também varia e se divide, basicamente, em quatro estilos de liderança: dirigir ou determinar; persuadir ou vender; participar ou partilhar; e delegar. Após esse breve resumo, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Diretivo – determinar o que o subordinado deve fazer é uma atitude da liderança quando os subordinados não possuem maturidade para executar tarefas. Esse estilo de liderança não está correto para a questão em análise, pois, conforme apresentado, os subordinados possuem experiência e maturidade, porém, não possuem confiança na líder e não demonstram interesse em desempenhar suas atribuições.

    B) ERRADO. Persuasivo – esse estilo de liderança é indicado quando o líder deve focar tanto na determinação das tarefas quanto no relacionamento com as pessoas, o que não se enquadra na situação, pois os subordinados possuem maturidade para executarem as atribuições.

    C) CERTO. Participativo – esse estilo de liderança é indicado quando o líder quer trazer os subordinados para junto da decisão. O líder não foca na execução das tarefas, mas no relacionamento com as pessoas. Essa alternativa é o gabarito da questão em análise, pois, na situação apresentada, os subordinados possuem experiência e maturidade, porém, não possuem confiança na líder e não demonstram interesse em desempenhar suas atribuições.

    D) ERRADO. Orientado para resultados – esse tipo de liderança não faz parte dos estilos propostos por Hersey e Blanchard.

    E) ERRADO. Delegador – esse estilo de liderança ocorre quando os subordinados possuem tanto maturidade quanto confiança na liderança. Essa situação possibilita ao líder deixar a execução por conta dos subordinados, pois não necessita enfatizar nem a tarefa nem as pessoas.


    Gabarito do Professor: Letra C.
  • A teoria da curva de maturidade de Hersey e Blanchard propõe que o estilo de liderança a ser adotado depende, principalmente, da maturidade do liderado. Os autores identificaram quatro comportamentos de liderança: diretivo (ou determinar), persuasivo, participativo (compartilhar) e delegador. O comportamento de liderança mais eficaz dependerá da prontidão dos subordinados – maturidade, experiência, atitudes de trabalho, habilidades etc.

    O modelo propõe que a maturidade do subordinado seja classificada em quatro níveis (M1 a M4):

    M1: Baixa capacidade para o desempenho das tarefas e está desmotivado.

    M2: Possui capacidade insuficiente e um pouco de motivação ou está desmotivado e possui um pouco de capacidade de executar suas tarefas.

    M3: Possui capacidade, mas sua motivação é instável

    M4: Bastante capacitado e muito motivado

    “Os membros da equipe são especialistas em suas áreas de atuação, têm bastante experiência e seu trabalho é muito valorizado pela organização. No entanto, o grupo resiste ao novo chefe e não demonstra interesse em desempenhar as suas atribuições”

    No contexto da questão os membros da equipe são capazes porém pouco motivados. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Errado. O estilo de liderança diretivo é mais orientado para tarefas e coercitivo na forma de trabalho. O líder diz o que deve ser feito e como deve ser feito. Indicado para equipes incapazes e motivadas (M1).

    Alternativa B. Errado. O estilo de liderança persuasivo alia uma orientação para tarefas com uma orientação para o relacionamento com os liderados, ou seja, cobra resultados, porém fornece apoio e orientação na execução das atividades. Indicado para equipes com capacidade insuficiente e um pouco de motivação ou está desmotivado e possui um pouco de capacidade de executar suas tarefas (M2).

    Alternativa C. Certo. O estilo de liderança participativo é a estratégia adotada quando o liderado possui capacidade para executar a tarefa (M3), assim, o papel do líder é mais de apoiar a tomada de decisão e estimular o liderado para a execução das tarefas.

    Alternativa D. Errado. Não há estilo de liderança voltado para tarefas na teoria da curva de maturidade de Hersey e Blanchard.

    Alternativa E. Errado. O estilo de liderança delegador é astratégia adotada quando o liderado é competente e motivado para a execução das tarefas. Assim, a atuação do líder é mais discreta. Basta delegar e conceder autonomia para que o liderado execute suas atribuições. Indicado para equipes muito capazes e muito motivadas.

    GABARITO: C

  • (FCC – SEAD-AP – Assistente Administrativo - 2018) Para a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard, a escolha do melhor estilo de liderança depende do nível de maturidade (ou nível de prontidão) de cada um dos liderados (subordinados). Em outras a palavras, a eficácia da liderança depende da adequação do estilo de liderança ao grau de maturidade dos subordinados.

    É a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard que leva em consideração o nível de maturidade do grupo (ou dos subordinados).

    (CESPE – TC-DF – Analista de Administração Pública - 2014) Para a Teoria Situacional de Hersey e Blanchard a escolha do melhor estilo de liderança depende do nível de maturidade dos liderados.

  • Os níveis de maturidade podem ser:

    M1: Aqui os funcionários estão com baixa motivação e baixa competência para realizar as tarefas.

    Nesse caso, o líder ideal é o Diretivo. Ou seja, ela vai dizer detalhadamente "o que" e "como" fazer.

    M2: Nesse nível, os funcionários estão muito motivados, mas ainda tem baixa capacidade.

    Nesse caso, o líder ideal é o persuasivo.

    M3: Os funcionários são bem capacitados, mas estão desmotivados. (caso da questão)

    O líder ideal é o que chama os funcionários para PARTICIPAR e Compartilhar ideias.

    M4: são bem capacitados e motivados.

    O líder vai delegar a tomada de decisões.

  • C) CERTO.

    Participativo – esse estilo de liderança é indicado quando o líder quer trazer os subordinados para junto da decisão. O líder não foca na execução das tarefas, mas no relacionamento com as pessoas. Essa alternativa é o gabarito da questão em análise, pois, na situação apresentada, os subordinados possuem experiência e maturidade, porém, não possuem confiança na líder e não demonstram interesse em desempenhar suas atribuições.

  • Só conhecia as nomenclaturas DIREÇÃO, ORIENTAÇÃO, APOIO E DELEGAÇÃO para essa teoria situacional.

  • LETRA C

    Teoria da Liderança Situacional. Esse modelo possui uma ênfase nos liderados, a qual varia conforme a maturidade dos subordinados. Assim, conforme essa maturidade varia, a atitude do líder também varia e se divide, basicamente, em quatro estilos de liderança: dirigir ou determinar; persuadir ou vender; participar ou partilhar; e delegar. Após esse breve resumo, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Diretivo – determinar o que o subordinado deve fazer é uma atitude da liderança quando os subordinados não possuem maturidade para executar tarefas. Esse estilo de liderança não está correto para a questão em análise, pois, conforme apresentado, os subordinados possuem experiência e maturidade, porém, não possuem confiança na líder e não demonstram interesse em desempenhar suas atribuições.

    B) ERRADO. Persuasivo – esse estilo de liderança é indicado quando o líder deve focar tanto na determinação das tarefas quanto no relacionamento com as pessoas, o que não se enquadra na situação, pois os subordinados possuem maturidade para executarem as atribuições.

    C) CERTO. Participativo – esse estilo de liderança é indicado quando o líder quer trazer os subordinados para junto da decisão. O líder não foca na execução das tarefas, mas no relacionamento com as pessoas. Essa alternativa é o gabarito da questão em análise, pois, na situação apresentada, os subordinados possuem experiência e maturidade, porém, não possuem confiança na líder e não demonstram interesse em desempenhar suas atribuições.

    D) ERRADO. Orientado para resultados – esse tipo de liderança não faz parte dos estilos propostos por Hersey e Blanchard.

    E) ERRADO. Delegador – esse estilo de liderança ocorre quando os subordinados possuem tanto maturidade quanto confiança na liderança. Essa situação possibilita ao líder deixar a execução por conta dos subordinados, pois não necessita enfatizar nem a tarefa nem as pessoas.

  • LIDERANÇA SITUACiONAL - HERSEY E BLANCHARD

    É um modelo que foca na capacidade do líder de se adaptar às situações que surgem, conduzindo bem os que estão sob sua liderança. O estilo de liderar vai depender mais da situação do que da personalidade do líder. Os estilos de liderança podem ser:

    1 - DETERMINAR/ COMANDAR: o liderado apresenta baixa prontidão, já que falta ao liderado a motivação e o conhecimento necessário para realizar suas tarefas, o comportamento do líder é focado na tarefa, o que leva o líder a reduzir o apoio emocional e dar ordens, tornando-se autoritário.

    2 - PERSUADIR/ NEGOCIAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, aqui ele é motivado, mas lhe falta o conhecimento necessário para a realização de suas tarefas. Aqui, o líder mostra como realizá-las. A ênfase recai nas tarefas e nas relações humanas, já que enquanto liderado aprende, há a preocupação de mantê-lo motivado.

    3 - COMPARTILHAR/ PARTICIPAR: adequado para o liderado de prontidão mediana, sendo que ele sabe como realizar as tarefas, mas a motivação lhe falta. Aqui, o foco do líder será no relacionamento, buscando reforçar o entusiasmo do liderado.

    4 - DELEGAR: este estilo é para o liderado que já está "pronto". Pronto porque, além de motivado, sabe o que fazer e como fazer. Assim, não precisa de ajuda para cumprir suas tarefas, bastando ao líder apenas a delegação das atividades que serão desempenhadas.  

  • Os liderados têm maturidade média alta - M3. O líder deve compartilhar/participar, nesse estilo de liderança não há ênfase em dirigir o trabalho, pois os funcionários são capazes, porém apenas não estão dispostos a fazer.

  • C

    participativo;

  • Participativo ou de apoio= estimula o colaborador..

  • Acho paia, por que o candidato tem que conhecer as diversas nomenclaturas, vamos lá

    Temos os estilos:

    --> O estilo de liderança Determinar/Narrar/Dirigir (E1) deve ser utilizado com liderados de baixa maturidade por não apresentarem competências e desejo de assumirem determinada tarefa

    --> O estilo Persuadir/Guiar/Vender (E2) é recomendado para a gestão de liderados com maturidade de baixa a mode, o papel do líder é dar a direção e treinar na tarefa a ser executada e também, com foco no relacionamento, apoiar e motivar o liderado.

    --> O estilo de liderança Participar/Compartilhar (E3) é indicado ser utilizado com liderados de maturidade de moderada para alta (M3) (errei aqui por que tava procurando compartilhar) , O líder deve estimular muito a comunicação e estar disposto a escutar ao máximo

    --> O estilo Delegar (E4) é proposto para liderados de alta maturidade (M4) O papel do líder neste caso é prestar pouca supervisão

    AAAAAAAAAAAAAA

  • Baixa motivação + Alta capacidade = participativo

  • Segundo a teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard:

    • Funcionários com baixa motivação e baixa capacidade: Líder Diretivo
    • Funcionários com alta motivação, mas baixa capacidade: Líder Persuasivo
    • Funcionários com baixa motivação, mas alta capacidade: Líder Participativo
    • Funcionários com alta motivação e alta capacidade: Líder Delegador

    -------------

    Bons Estudos !!