SóProvas


ID
4873186
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As funções administrativas são desempenhadas pelos administradores nos três níveis organizacionais: estratégico, tático e operacional. No entanto, os diferentes níveis organizacionais impõem atribuições distintas aos administradores, fazendo com que a intensidade com que essas funções são desempenhadas seja diferente em cada um deles.

No nível estratégico predominam as funções de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    No nível estratégico predomina o planejamento, onde é a primeira função antes das demais. Sem planejamento nada funciona, nada acontece. É a função basilar. O pontapé, início de tudo.

  • queria saber se da pra associar o tático e operacional com direção e controle. Não encontrei nada falando sobre

  • Letra A

    Planejamento Estratégico: Formulado nos níveis mais altos da organização, voltado para o ambiente externo e interno, abrange a organização como um todo, LONGO PRAZO, alto grau de incerteza, habilidades conceituais, define missão, visão, valores, objetivos, metas, estratégicas, relaciona-se com a efetividade.

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Estratégia Concursos. Ninguém disse que seria FÁCIL!!

  • LETRA A CORRETA

    O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,

    O planejamento estratégico:

    · É projetado para o longo prazo;

    · Envolve a empresa como um todo;

    · É definido pela cúpula organizacional;

    · É voltado para a eficácia;

    · É voltado para o atendimento do cliente.

  • Questão sobre os níveis da organizacionais. Vamos analisar as alternativas.

    Alternativa A. Certo. O planejamento está contido nos três níveis organizacionais, no entanto, o planejamento é predominante no nível estratégico.

    O planejamento estratégico é aquele elaborado pela alta administração (nível estratégico). Trata-se de um processo compreensivo (envolve toda a organização) de adaptação da organização ao ambiente. Por meio do planejamento estratégico busca-se a construção de consenso e de aprendizagem organizacional.

    É um planejamento genérico e sintético e que busca orientar toda a organização para o longo prazo.

    Alternativas B. Errado. A direção é predominante no nível tático da organização. A direção é responsável por conduzir as atividades das pessoas rumos aos objetivos e as habilidades humanas são preponderantes no nível tático.

    Alternativas C. D e E. Controle, organização e coordenação não predominam no nível estratégico e necessitam de planejamento para serem eficazes.

    Lembrando que coordenação significa reunir, unificar e harmonizar todas as atividades visando o alcance dos objetivos previamente traçados pelo planejamento.

    Gabarito: A

  • vindo da FGV uma questão assim é certo ter medo na hora de marcar kkkkkk

  • A questão em análise nos apresenta uma pergunta sobre as funções administrativas ou do administrador, as quais são: planejar, organizar, dirigir e controlar. Para respondê-la, vamos à análise das alternativas:

    A) CERTO. A função planejar refere-se ao processo de elaboração e execução do Planejamento Estratégico, do Planejamento Tático e do Planejamento Operacional de uma empresa. Assim, no nível estratégico, essa função está relacionada à atuação da alta administração das organizações. Sendo assim, o planejamento é a função que mais predomina em ações de nível estratégico.

    B) ERRADO.
    A função dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos da organização. Portanto, não está relacionada ao processo de planejamento estratégico apresentado na introdução da questão.


    C) ERRADO. A função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo. Essa função relaciona-se com o processo de avaliação de desempenho e da correção do rumo das ações para o alcance do planejamento estabelecido. Portanto, não está relacionada ao processo de planejamento estratégico apresentado na introdução da questão.

    D) ERRADO.
    A função organizar está relacionada à estrutura da empresa, a sua arquitetura organizacional, ou seja, a forma como ela se organiza, distribui tarefas e recursos para a prestação de serviços a seus clientes. Portanto, não está relacionada ao processo de planejamento estratégico apresentado na introdução da questão.


    E) ERRADO. A coordenação pode ser entendida com uma parte da função organização e está relacionada a forma como as organizações distribuem tarefas e coordenam a sua execução. Portanto, não está relacionada ao processo de planejamento estratégico apresentado na introdução da questão.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • LETRA A

  • Quais seriam as funções predominantes nos outros?

    Tático = organização e direção?

    Operacional = controle?

    Esses outros num são chamados de planejamento também? Planejamento tático, planejamento operacional.

    Eu errei a questão e fiquei em dúvida.

    Coloquei a alternativa direção, pois associei o estratégico à pirâmide, e o topo está a direção/presidência.

  • Direção nao é estratégico?

  • Planejamento:

    1. Estabelecer Objetivos
    2. Definir os meios para alcançar objetivos
    3. Traçar planos estratégicos

    Gabarito A

  • Resposta:Letra A

    -------------------------------

    #NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

    • Estratégico - habilidade conceitual
    • Tático - habilidade humana OU equilíbrio das habilidades conceitual,humana e técnica
    • Operacional - habilidade técnica

    -------------------------------

  • A

    planejamento

  • Se todos fosse assim kkk

  • O planejamento estratégico é o processo administrativo que proporciona sustentação mercadológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao melhor grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. Ele é, normalmente, responsabilidade dos níveis mais altos da organização. Assim,

    O planejamento estratégico:

    · É projetado para o longo prazo;

    · Envolve a empresa como um todo;

    · É definido pela cúpula organizacional;

    · É voltado para a eficácia;

    · É voltado para o atendimento do cliente.

  • Planejamentos

    Nível estratégico: Decisões globais - a longo prazo.

    Nível Tático: Decisões departamentais - a médio prazo.

    Nível Operacional: Decisões de tarefas específica - de curto prazo.

    Foco na missão!

  • O planejamento estratégico prevê que os gestores pensem as melhores estratégias para a organização como um todo. ... Além disso, é no nível estratégico que a empresa planeja a melhor forma de utilizar seus recursos de modo eficiente, sendo de responsabilidade da alta direção, como o CEO e o conselho administrativo.

  • Fgv não quer saber se o Pato é macho ou feminino, ela só quer o ovo .

  • GABARITO: LETRA "A"

    As organizações podem ser divididas em três níveis: nível estratégico (ou institucional), nível tático (intermediário, ou gerencial) e nível operacional. Nível estratégico: É o nível mais elevado da hierarquia.

    É onde encontram-se os Diretores, os Presidentes, os CEO´s e outros gestores de cúpula da organização. Nesse nível, são discutidos temas que afetam a organização como um todo. São discutidos os objetivos gerais da organização. As decisões tomadas no nível estratégico norteiam o rumo da organização e estão relacionadas ao longo prazo. 

    De acordo com Chiavenato, o processo administrativo é composto pelas seguintes funções administrativas: Planejamento, Organização, Direção e Controle (mnemônico: PODC – “pódicê”). 

    PLANEJAMENTO: Estabelecer os objetivos e definir os meios (traçar as estratégias) para alcançá-los. •O planejamento que define "aonder quer se chegar" e traça os planos de "como chegar" lá. •Permite identificar oportunidades, ameaças, fraquezas e forças.

  • Planejamento Estratégico

    - Chamado de Planejamento Institucional, é aquele realizado no nível institucional ou estratégico, pela alta cúpula da organização. Ele envolve a organização como um todo e tem por objetivo nortear os caminhos que a organização deve seguir.

    - Leva em consideração tanto o ambiente interno, controlável (forças e fraquezas), quanto o ambiente externo, não controlável (ameaças e oportunidades). Portanto, por estar orientado ao ambiente externo (mutável e não controlável) há um alto nível de incertezas.

    - voltado para o longo prazo; é orientado para o futuro.

    - se faz necessário que o planejamento estratégico se desdobre em planejamento tático e este, por sua vez, em planejamento operacional.

    Planejamento Tático

    - se desdobra em diversos planejamentos táticos. O planejamento tático é realizado pelo nível intermediário/gerencial (gerentes e chefes de departamento). Ele envolve uma determinada unidade (departamento, área, divisão) da organização.

    - busca traduzir as estratégias genéricas e abrangentes, e transformá-las em ações específicas e direcionadas para determinada unidade da organização. É o “elo de ligação” entre o planejamento estratégico e o planejamento operacional.

    - O planejamento tático é voltado para o médio prazo.

    Planejamento Operacional

    - Desdobramento do planejamento tático. O planejamento operacional é realizado pelo nível administrativo mais baixo da organização (supervisores). Ele se preocupa com “o que” e “como” fazer.

    - se preocupa com cronogramas específicos e está voltado para cada etapa, tarefa ou atividade. *

    - Está direcionado para as atividades básicas do dia a dia, ou seja, está orientado para as tarefas rotineiras.

    - Cada plano operacional pode se subdividir em diversos subplanos. Os planos operacionais estão voltados para a eficiência (foco nos meios). Isso pois, o foco na eficácia (foco nos fins) é preocupação dos planos estratégico e tático.

    - O planejamento operacional é orientado para o curto prazo.

  • O nível estratégico é o nível da alta adm., onde se tem um planejamento da organização, principalmente em termos mais amplos como visão da empresa, missão, objetivos, área de atuação, etc. além de ser também um planejamento de longo prazo.