SóProvas


ID
4873213
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em uma organização, um gerente reuniu toda a sua equipe para decidirem, em conjunto, acerca de alternativas de ação para o atingimento dos objetivos e metas da área. Depois de uma hora de reunião, o gerente observou que os membros mais experientes da equipe estavam tentando construir um consenso em torno da primeira proposta apresentada e que os membros mais novos da equipe não se manifestavam.

Para contornar essa situação, comum na tomada de decisão em grupo, o gerente pode fazer uso de:

Alternativas
Comentários
  • Brainstorming -  técnica de discussão em grupo que se vale da contribuição espontânea de ideias por parte de todos os participantes, no intuito de resolver algum problema ou de conceber um trabalho criativo.

    Gab. D

  • GAB. D

    Brainstorming - Tempestade de ideias

  • GABARITO: LETRA D

    Brainstorming é o nome dado à uma técnica grupal – ou individual – na qual são realizados exercícios mentais com a finalidade de resolver problemas específicos.

    Popularizado pelo publicitário e escritor Alex Faickney Osborn, o termo no Brasil também é conhecido como ‘Tempestade de ideias’. Tal técnica vem sendo considerada a espinha dorsal em muitas áreas, como a publicidade, o marketing, a Gestão de Processos, bem como todas as ramificações da engenharia.

    O brainstorming é uma técnica usada para levantar ideias de soluções de problemas ou para criar coisas novas. 

    A dinâmica da reunião pode ser resumida da seguinte forma:

    Explicação do problema;

    Anotação das ideias por parte de cada participante;

    Apresentação das ideias para o grupo;

    Agrupamento das ideias;

    Encerramento.

    Na prática, existem muitas variações para a reunião de brainstorming. É bastante comum as equipes partirem para a exposição, em voz alta e sem filtro, de “toda ideia que passar pela cabeça”.

    Princípios de Alex Osborn:

    Sem críticas

    Buscar volume de ideias

    Combinar ideias similares

    Wechsler (2002, p. 224) e Alencar (2000, p. 49) que enfocam:

    Não critique: em nenhum momento as ideias geradas pela etapa de ideação podem ser criticadas ou censuradas, pois tais atitudes tendem a bloquear a linha criativa das pessoas prejudicando assim toda a seção;

    Suspenda julgamentos;

    Quanto mais ideias melhor: através da quantificação de ideias aumentam as chances de surgirem ideias consideradas eficazes para um determinado contexto;

    Pegue carona nas ideias dos outros: significa complementar ou aperfeiçoar uma ideia trazida por outro companheiro do grupo;

    Crie um ambiente de humor livre de punições: isso ajuda a remover distrações e demais problemas que cada individuo possa ter ao concentrar sua mente na geração de ideias.

    MEUS RESUMOS + PROF. PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.

  • As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativa, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas. o grupo focal é muito utilizado no setor comercial, pois reduz o número de entrevistas necessárias e economiza tempo. Além disso, o grupo focal permite ao entrevistador observar a interação entre os participantes, que podem manifestar uma opinião coletiva ou se dividir em subgrupos com ideias opostas. Fonte Wikipedia
  • Uma árvore de decisão é uma representação de uma tabela de decisão sob a forma de uma árvore, porém pode haver outras aplicações. Tem a mesma utilidade da tabela de decisão. Trata-se de uma maneira alternativa de expressar as mesmas regras que são obtidas quando se constrói a tabela. Fonte Wikipedia
  • A questão em análise aborda uma situação de gestão que envolve a participação de membros em discussões em grupo. Para respondê-la, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Grupos focais (focus groups) – as análises de grupos focais, como o próprio nome diz, foca em determinados nichos. Essa análise não envolve equipes diferentes nem contextos diferentes, mas analisa um determinado seguimento do mercado. Portanto, essa alternativa não envolve determinação de ação, mas a análise de uma situação por uma equipe específica.

    B) ERRADO. Árvores de decisão -
    é uma ferramenta de suporte à tomada de decisão que utiliza um gráfico em forma de árvore e demonstra visualmente as condições e as probabilidades para se chegar a resultados. A utilização dessa ferramenta não necessita da participação de todos os membros.

    C) ERRADO. Análise de prós e contras – essa análise avalia os aspectos positivos e os aspectos negativos de determinada situação. Ela não se utiliza da participação de todos os membros para realizar determinada ação.

    D) CERTO. Brainstorming - ou “tempestade de ideias", é uma ferramenta que tem por objetivo criar um ambiente onde as críticas sejam “suspensas" e que existam, portanto, um encadeamento de ideias. Essa ferramenta possibilita a participação de todos os membros de um grupo para encontrarem a solução de determinado problema, sem críticas de opiniões. Portanto, é a ferramenta adequada para ser utilizada na situação apresentada pela questão em análise.

    E) ERRADO. Matriz de prioridades – ou matriz GUT, é uma representação de problemas, ou riscos potenciais, através de quantificadores que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando minimizar impactos. Os problemas são analisados sob os seguintes aspectos: gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Portanto, essa ferramenta não objetiva realizar consenso nem estabelecer planos de ação, mas priorizar uma situação ou não. 


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • A questão em análise aborda uma situação de gestão que envolve a participação de membros em discussões em grupo. Para respondê-la, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Grupos focais (focus groups) – as análises de grupos focais, como o próprio nome diz, foca em determinados nichos. Essa análise não envolve equipes diferentes nem contextos diferentes, mas analisa um determinado seguimento do mercado. Portanto, essa alternativa não envolve determinação de ação, mas a análise de uma situação por uma equipe específica.

    B) ERRADO. Árvores de decisão - é uma ferramenta de suporte à tomada de decisão que utiliza um gráfico em forma de árvore e demonstra visualmente as condições e as probabilidades para se chegar a resultados. A utilização dessa ferramenta não necessita da participação de todos os membros.

    C) ERRADO. Análise de prós e contras – essa análise avalia os aspectos positivos e os aspectos negativos de determinada situação. Ela não se utiliza da participação de todos os membros para realizar determinada ação.

    D) CERTO. Brainstorming - ou “tempestade de ideias", é uma ferramenta que tem por objetivo criar um ambiente onde as críticas sejam “suspensas" e que existam, portanto, um encadeamento de ideias. Essa ferramenta possibilita a participação de todos os membros de um grupo para encontrarem a solução de determinado problema, sem críticas de opiniões. Portanto, é a ferramenta adequada para ser utilizada na situação apresentada pela questão em análise.

    E) ERRADO. Matriz de prioridades – ou matriz GUT, é uma representação de problemas, ou riscos potenciais, através de quantificadores que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando minimizar impactos. Os problemas são analisados sob os seguintes aspectos: gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Portanto, essa ferramenta não objetiva realizar consenso nem estabelecer planos de ação, mas priorizar uma situação ou não. 

    QC

  • Um brainstorming serve como estímulo ao pensamento criativo. Ao mesmo tempo em que funciona como dinâmica de grupo, é uma ferramenta administrativa e de inovação na empresa. Dentro do conceito de gestão de mudanças, é utilizado para encontrar novas ideias, produtivas e eficientes.

  • GABARITO: LETRA D

    Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de alternativas é o brainstorming, ou “tempestade de ideias”. O objetivo dessa ferramenta é criar um ambiente em que as críticas sejam “suspensas” e que existam, portanto, um encadeamento de ideias. Dessa maneira, um grupo de pessoas se reúne em um ambiente e começa a “jogar soluções ao vento”, ou seja, cada pessoa pode sugerir qualquer ideia, por mais “louca” que possa parecer à primeira análise.

    Quando um número razoável de alternativas tenha sido gerado, esse processo se interrompe. Portanto, o próximo passo acontece com a seleção das melhores alternativas geradas no brainstorming.

    De acordo com Maximiniano:

    Os princípios básicos na geração de ideias são dois: a suspensão do julgamento e a reação em cadeia. Esses dois princípios asseguram que pessoas se exprimam livremente, sem receio de críticas, e que as ideias se associem e gerem novas ideias, num processo em que o objetivo é assegurar primeiro a quantidade de alternativas.

    FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.

  • Gabarito D

    -Brainstorming: reunião de grupos de pessoas.

    > Estimula grandes quantidades de ideias(tempestade de ideias).

  • O brainstorming ou tempestade de ideias, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma atividade desenvolvida para explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo

  • gabarito D, mas poderia o caso concreto ser facilmente atribuído ao brainwriting (ou tempestade de escrita uma espécie de "subdivisão do brainstorm") indicado para pessoas "tímidas" como a questão não cita de forma expressa, contudo fica implícito.
  • GAB: D

    "Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de alternativas é o brainstorming, ou “tempestade de ideias”. O objetivo dessa ferramenta é criar um ambiente que exista um encadeamento de ideias. Dessa maneira, um grupo de pessoas se reúne e começa a “jogar soluções ao vento”, ou seja, cada pessoa pode sugerir qualquer ideia, por mais “louca” que possa parecer à primeira análise."

    RENNÓ, 2013.