-
Estratificação: Permite analisar os dados separadamente para descobrir onde realmente está a verdadeira causa de um problema. Como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo, etc.
Fonte : https://blogdaqualidade.com.br/estratificacao/
-
Essa ferramenta é utilizada com o objetivo de “separar” dados e informações, de acordo com suas
particularidades, para que sejam geradas informações mais precisas.
Ou seja, consiste em “estratificar” (separar) dados que vieram de diferentes fontes e estão todos
agrupados da mesma forma.
-
Fluxograma: é um tipo de diagrama, e pode ser entendido como uma representação esquemática de um processo ou algoritmo, muitas vezes feito através de gráficos que ilustram de forma descomplicada a transição de informações entre os elementos que o compõem, ou seja, é a sequência operacional do desenvolvimento de um processo, o qual caracteriza: o trabalho que está sendo realizado, o tempo necessário para sua realização, a distância percorrida pelos documentos, quem está realizando o trabalho e como ele flui entre os participantes deste processo. Fonte Wikipedia
-
GUT, sigla para Gravidade, Urgência e Tendência, é uma ferramenta utilizada na priorização das estratégias, tomadas de decisão e solução de problemas de organizações/projetos.
-
O Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito ou Diagrama Espinha de peixe[1], é um gráfico cuja finalidade é organizar o raciocínio em discussões de um problema prioritário, em processos diversos, especialmente na produção industrial. Originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa em 1943 e aperfeiçoado nos anos seguintes.[1] O diagrama foi desenvolvido com o objetivo de representar a relação entre um “efeito” e suas possíveis “causas”. Esta técnica é utilizada para descobrir, organizar e resumir conhecimento de um grupo a respeito das possíveis causas que contribuem para um determinado efeito. Fonte Wikipedia
-
O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves.[1] Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.[2] Seu propósito não é o de identificar causas. Fonte Wikipedia
-
Para respondermos à questão,
vamos à análise das alternativas:
A) ERRADO. O
Fluxograma é uma representação
gráfica que permite uma fácil visualização dos passos de um processo. Essa
ferramenta apresenta uma sequência lógica e encadeada de atividades e decisões.
Ela não é recomendável para se segregar informações.
B) ERRADO. A
Matriz GUT é a representação de problemas, ou riscos potenciais, através de
quantificadores que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando
minimizar impactos. Os problemas são analisados sob os seguintes aspectos:
gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Gravidade representa a intensidade
ou impacto de um possível dano ou prejuízo causado. Urgência representa a
questão do tempo necessário para que o problema seja resolvido. Por fim, Tendência
refere-se ao potencial ou probabilidade de crescimento do problema.
C) ERRADO. O Diagrama espinha-de-peixe ou Diagrama de
Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, é
uma ferramenta da qualidade que possibilita o entendimento de um processo ou de
um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas específicas, ou seja,
podemos analisar determinadas causas que estão gerando determinados efeitos.
Ela não é uma ferramenta indicada para se separar informações ou dados.
D) ERRADO. O Diagrama
de Pareto ou Gráfico de Pareto é uma ferramenta que possibilita ao indivíduo
selecionar vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância. Ele
está baseado no Princípio de Pareto ou
Regra dos 80/20, o que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20%
das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O
gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver
as causas.
E) CERTO. A estratificação é a ferramenta mais adequada para separação de dados
e informações. Isso contribui para a identificação de faltas e compreender
melhor a situação apresentada. Portanto, essa alternativa é o gabarito da
questão em análise.
Gabarito do Professor: Letra E.
-
Gab. E
A) ERRADO. O Fluxograma é uma representação gráfica que permite uma fácil visualização dos passos de um processo. Essa ferramenta apresenta uma sequência lógica e encadeada de atividades e decisões. Ela não é recomendável para se segregar informações.
B) ERRADO. A Matriz GUT é a representação de problemas, ou riscos potenciais, através de quantificadores que buscam estabelecer prioridades para abordá-los, visando minimizar impactos. Os problemas são analisados sob os seguintes aspectos: gravidade (G), urgência (U) e tendência (T). Gravidade representa a intensidade ou impacto de um possível dano ou prejuízo causado. Urgência representa a questão do tempo necessário para que o problema seja resolvido. Por fim, Tendência refere-se ao potencial ou probabilidade de crescimento do problema.
C) ERRADO. O Diagrama espinha-de-peixe ou Diagrama de Ishikawa, também conhecido como Diagrama de Causa e Efeito, é uma ferramenta da qualidade que possibilita o entendimento de um processo ou de um problema. Nessa metodologia, todo problema tem causas específicas, ou seja, podemos analisar determinadas causas que estão gerando determinados efeitos. Ela não é uma ferramenta indicada para se separar informações ou dados.
D) ERRADO. O Diagrama de Pareto ou Gráfico de Pareto é uma ferramenta que possibilita ao indivíduo selecionar vários itens ou fatores, de acordo com a ordem de importância. Ele está baseado no Princípio de Pareto ou Regra dos 80/20, o que significa que 80% dos problemas são ocasionados por 20% das causas, ou seja, são poucas causas que originam a maioria dos problemas. O gráfico mostra a ordem de prioridades que um gestor deve utilizar para resolver as causas.
E) CERTO. A estratificação é a ferramenta mais adequada para separação de dados e informações. Isso contribui para a identificação de faltas e compreender melhor a situação apresentada. Portanto, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.
Fonte: Prof. Qconcursos
-
GABARITO: LETRA E
Estratificação consiste no desdobramento de dados, a partir de um levantamento ocorrido, em categorias e/ou grupos para direcionar ações de melhoria.
Nesta esteira, entendemos que o objetivo de estratificar é ajudar na análise e na pesquisa para o desenvolvimento de oportunidades de melhoria, dado que com a estratificação conseguiremos ver as partes que compõem o todo, ou seja, seus estratos. Como exemplo de estratificação temos o número de mortes por país, estado ou município.
Outro exemplo que já foi cobrado em prova, é quando um agente público, a fim de fazer um relatório da situação atual, adota na primeira fase da análise a divisão em dois subgrupos, com base em características distintivas: a) reclamações que competem ao órgão; b) demais reclamações.
FONTE: Antonio Diniz, ECT/Departamento de Governança Corporativa. Pós-graduado em Gestão Pública, Gestão Estratégica e Planejamento Estratégico e Governança Corporativa., de Administração Geral, Administração Pública
-
Nunca ouvi falar em Estratificação, mas acertei por eliminação, visto que as demais não faziam sentido para a necessidade do gestor.
-
ADM
Matriz de prioridades ou matriz GUT = gravidade, urgência e tendência
-
ESTRATIFICAÇÃO : DESDOBRAMENTO DE DADOS EM CATEGORIAS E GRUPOS.
-
Resposta:Letra E
------------------------------
#ESTRATIFICAÇÃO
A estratificação é o método usado para separar (ou estratificar) um conjunto de dados de modo a perceber que existe um padrão. Quando esse padrão é descoberto, fica fácil detectar o problema e identificar suas causas. A estratificação ajuda a verificar o impacto de uma determinada causa sobre o efeito estudado e ajuda a detectar um problema.
Um exemplo comum de estratificação é o das pesquisas realizadas por institutos de pesquisa que aparecem nos jornais diariamente. Em época de eleições, por exemplo, os dados da pesquisa podem ser estratificados por região de origem, sexo, faixa etária, escolaridade ou classe socioeconômica do eleitor.
------------------------------
FONTE:GESTÃO DA QUALIDADE PROF. GIOVANNA CARRANZA
-
Estratificação consiste no desdobramento de dados, a partir de um levantamento ocorrido, em categorias e/ou grupos para direcionar ações de melhoria.
-
Achei que pudesse ser o Diagrama de Ishikawa, já que, no que entendi esse passa um "pente-fino" na empresa pra descobrir a(s) causa(s) daquele problema. Mas acho que realmente essa seria uma ferramenta muito abrangente pra lidar com a situação, a estratificação (que agora passei a conhecer) aparenta ser uma versão mais simplificada e direcionada pra controle de qualidade.
-
A ESTRATIFICAÇÃO é uma que tem por objetivo separar os dados levantados em grupos distintos, como por exemplo, estratificação por local, por data, por turno, por tipo
-
Fui seco na alternativa C!
-
Uma vez que o gerente analisou a situação por meio dos subgrupos “onde” e “que dias da semana”, ele poderia fazer uso da ferramenta denominada estratificação, que consiste na divisão de um grupo em diversos subgrupos com base em características peculiares de cada subgrupo. É comum que a estratificação seja utilizada para análise e observação de dados.
Vamos aproveitar para revisar os demais conceitos abordados nas alternativas:
Alternativa A: Errado. Fluxograma é uma representação gráfica por meio de símbolos das sequências (passo a passo) de atividades que compõem um processo. Um ponto importante é que o fluxograma deve ser objetivo e de fácil entendimento para que os indivíduos da organização posam utilizá-lo efetivamente.
Alternativa B: Errado. A Matriz GUT é uma ferramenta muito simples que, assim como o Diagrama de Pareto, serve para priorizar problemas. Nessa ferramenta utilizam-se três critérios para quantificar os problemas: Gravidade (G), Urgência (U) e Tendência (T).
Alternativa C: Errado. O diagrama espinha-de-peixe (ou diagrama de Ishikawa) é uma ferramenta utilizada para identificar as causas de determinado problema a partir das suas origens. As 6 possíveis origens para os problemas são: (1) Mão de Obra; (2) Métodos e sistemas; (3) Máquina; (4) Material; (5) Meio ambiente (frio, calor, umidade, ruído); (6) Medida (instrumento, padrão, inspeção).
Alternativa D: Errado. O diagrama de Pareto é uma ferramenta muito utilizada na gestão da qualidade e que também pode ser usada para facilitar a tomada de decisão. Essa ferramenta permite classificar e priorizar uma variável seguindo a Regra 80/20. Segundo essa regra 80% das consequências de um fenômeno provêm de 20% de causas.
Alternativa E: Certo.
Gabarito: E
-
Nunca nem vi
-
Fluxograma: passos de um processo.
Matriz GUT: avaliação de prioridade (Gravidade, Urgência e Tendência).
Diagrama Espinha de peixe (ishikawa) entender causas de um problema.
Diagrama de pareto: regra do 80/20.
Estratificacao: para obter dados e informações