SóProvas


ID
4874857
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

O adequado posicionamento de recém-nascidos prematuros em ventilação mecânica promove melhoras na ventilação e no desenvolvimento neuromuscular e osteoarticular. É correto afirmar sobre os diferentes posicionamentos que

Alternativas
Comentários
  • E - a caixa torácica é estabilizada e ocorre melhora da função dos músculos respiratórios no decúbito ventral ou prona.

  • "O recém-nascido prematuro tem comprometimento na troca gasosa devido à imaturidade pulmonar e as desvantagens na mecânica respiratória. A retificação do músculo diafragma e das costelas, a instabilidade nas vias aéreas e da caixa torácica, e do abdômen são aspectos determinantes para essa desvantagem.

    Uma das estratégias para favorecer a mecânica respiratória e a troca gasosa no recém-nascido prematuro é a ventilação mecânica com pressão positiva e o posicionamento.

    Além da pressão positiva, o posicionamento em decúbito ventral do recém-nascido prematuro pode contribuir na melhora da oxigenação e melhora na mecânica respiratória. Em pacientes adultos, pediátricos e neonatais já foi amplamente listado os benefícios do decúbito ventral8-12. Os resultados são justificados pela melhora na relação ventilação/perfusão devido à maior área de troca gasosa e menor compressão do coração no parênquima pulmonar com colocado no decúbito ventral10. Em recém-nascidos, o decúbito ventral também reduzirá a retificação diafragmática e melhorará a mecânica respiratória, pois aumenta a pressão abdominal e consequentemente a pressão transdiafragmática, esse fato reduz a assincronia toracoabdominal."

    Fonte: https://www.scielo.br/j/fp/a/RqMCk3LyqFYBxKbxKtY8JqS/?lang=pt

    LANZA et al, 2012 - Benefícios do decúbito ventral associado ao CPAP em recém-nascidos prematuros