SóProvas


ID
4875610
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Consiste em disfunção cardíaca atribuível a débito cardíaco reduzido e insuficiente, apesar da administração de altas doses de fármacos inotrópicos e vasopressores. Pode ocorrer após infarto agudo do miocárdio, intoxicação por drogas, piora de insuficiência cardíaca crônica, entre outras. Essa descrição representa:

Alternativas
Comentários
  • A forma mais grave de choque cardiogênico (choque refratário), é um choque persistente apesar da administração de volume, inotrópicos e vasopressores. Choque cardiogênico após IAM tem uma incidência de 5-10%.

  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre choque.

    O choque cardiogênico refratário (Letra A) consiste em disfunção cardíaca atribuível a débito cardíaco reduzido e insuficiente, apesar da administração de altas doses de fármacos inotrópicos e vasopressores. Pode ocorrer após infarto agudo do miocárdio (representando a principal causa de óbito), intoxicação por drogas, piora de insuficiência cardíaca crônica, entre outras.


    B) Incorreto. O choque séptico é causado por infecção generalizada levando a falência de órgãos vitais.


    C) Incorreto. A insuficiência cardíaca direita é o mal funcionamento do ventrículo direito, causando acumulo de líquidos.

    D) Incorreto. A ressecção aórtica é a ruptura de camadas da artéria, causando extravasamento de sangue.

    E) Incorreto. A miocardiopatia dilatada é a alteração no músculo cardíaco que impede o bombeamento do sangue.

     

    Resposta do Professor: A.

  • Medicamentos inotrópicos, ou seja, que fazem efeito no receptor adrenégico beta 1 agindo sobre o coração aumentando a força de contratilidade (efeito inotrópico), são medicamentos característicos de choques cardigênicos.

  • Para não assinantes resposta correta letra A