SóProvas


ID
4876438
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Observando-se as resoluções emanadas pelo Conselho Federal de Enfermagem desde 1975, em relação à gestão do cuidado em Enfermagem no Brasil, é correto afirmar que o enfermeiro construiu sua autonomia para

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre as resoluções emanadas pelo Conselho Federal de Enfermagem desde 1975.

    A) Incorreto. O enfermeiro tem autonomia para solicitar exames diagnósticos laboratoriais que constam em protocolos de saúde publica. Exames de imagem não.

    B) Incorreto. A enfermagem não tem autonomia para coletar sangue do cordão umbilical e medula óssea, para fins de armazenamento para futuros transplantes.

    C) Correto. O enfermeiro tem autonomia para assumir a Responsabilidade Técnica do serviço de enfermagem e do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.


    D) Incorreto. O enfermeiro tem autonomia para assumir a Responsabilidade Técnica do serviço de enfermagem e ocupar cargo de direção de enfermagem nas instituições de saúde públicas e privadas.

    E) Incorreto. Atuar na coleta, armazenamento e controle de qualidade de sangue e hemoderivados, porém deve ser especialista em hemoterapia.


     

    Resposta do Professor: C.

  • C) Correto. O enfermeiro tem autonomia para assumir a Responsabilidade Técnica do serviço de enfermagem e do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde
  • De acordo com a Res. 303/2005

    Art. 1º – Fica habilitado o Enfermeiro, devidamente inscrito e com situação ético-profissional regular no seu respectivo Conselho Regional de Enfermagem, assumir a Responsabilidade Técnica do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde.

    Art. 2º – O Enfermeiro quando designado para exercer a função de responsável pela elaboração e implementação do PGRSS, deverá apresentar o Certificado de Responsabilidade Técnica – CRT, emitido pelo Conselho Regional de Enfermagem ao qual está jurisdicionado.