SóProvas


ID
4876459
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um enfermeiro solicitou avaliação do residente de medicina para um paciente com gangrena na perna, pois suspeitou de sepse; informou ao médico residente sinais e sintomas do paciente e salientou elevação de temperatura corporal, referindo tal suspeita. O médico foi realizar a avaliação e concluiu que o paciente realmente estava séptico.

Essa é uma situação típica em que o processo de enfermagem

Alternativas
Comentários
  • O processo de enfermagem permite ao enfermeiro uma análise completa do paciente, já na primeira fase, histórico de enfermagem, é colhido a história e realizado o exame físico, o que permite uma avaliação clínica pelo enfermeiro o que torna seu trabalho mais visível para os diferentes sujeitos envolvidos no processo de saúde e promove a integralidade. Alternativa A está correta. 

    O diagnóstico de enfermagem é diferente do diagnóstico médico. O enfermeiro trabalha com equipe multiprofissional, o que permite um cuidado mais integral do paciente, não existe essa situação de roubo de autoria de diagnóstico. Alternativa B está errada. 

    O processo de enfermagem é voltado para assistência do paciente, para que este receba um cuidado de excelência e não para angariar prestígio. Alternativa C está errada. 

    O processo de enfermagem não fragmenta a assistência e tampouco estabelece conflito de assistência entre profissionais, o processo de enfermagem é privativa da enfermagem e não sobrepõe a outras profissões. Alternativa D está errada. 

    O enfermeiro tem um papel articulador, porém não se deve apenas ao conhecimento de ver o paciente como um todo, mas também por ver as particularidades e realizar a troca de conhecimentos com uma equipe multidisciplinarAlternativa E está errada. 




     

    Gabarito do Professor: Letra A 




     

    Bibliografia 

    Santos JLG, Pestana AL, Guerrero PM, Meirelles BSH. Práticas de enfermeiros na gerência do cuidado em enfermagem e saúde: revisão integrativa. Revista Brasileira de Enfermagem66(2), 257-263, 2013.