Para obter sucesso na administração de quimioterápicos anticâncer e evitar o extravasamento dessas drogas, deve-se fazer uma avaliação clínica da rede venosa a fim de determinar se existem veias calibrosas, visíveis, elásticas à palpação e, preferencialmente, no membro não dominante. Alternativa A está correta.
O paciente deve conhecer todos os sinais e sintomas do extravasamento para que possa reportar, imediatamente, qualquer sintoma de irritação vascular. Alternativa B está errada.
O dispositivo deve ser escolhido de acordo com a rede venosa do paciente, dispositivos de menor calibre são indicados para pacientes com veias finas, enquanto os de maior comprimento são adequados aos pacientes obesos com veias profundas. Alternativa C está errada.
Não é recomendado dar tapinhas na região que será puncionado, isso não provocar o ingurgitamento do vaso sanguíneo e não facilita visualização e abordagem, isso só aumenta o risco de hematomas. Alternativa D está errada.
A droga antineoplásica deve ser aplicada de forma lenta e atentando para sinais e sintomas de complicações como o extravasamento. Alternativa E está errada.
Gabarito do Professor: Letra A.