SóProvas


ID
4876507
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A maior parte das reações adversas provocadas pelos antineoplásicos é consequência de sua inespecificidade, pois atuam indiscriminadamente sobre as células que se reproduzem rapidamente, sejam elas as neoplásicas, que se quer combater, sejam elas as células normais do corpo humano. Isso explica a

Alternativas
Comentários
  • Para resolver essa questão, é necessário que o aluno tenha conhecimento sobre enfermagem em oncologia.

    A) Correto. A mucosite oral é uma clássica reação adversa provocada, visto que as células da mucosa que reveste a cavidade oral, assim como outras cavidades, estão sempre em contínua renovação e esta sofre queda brusca na espessura da camada córnea, por destruição da camada basal, quando a terapia antineoplásica é aplicada.


    B) Incorreto. A alopecia é uma reação provocada por alguns antineoplasicos devido ao dano ao folículo piloso. Ele não é totalmente destruído pela ação do antineoplásico, uma vez que a pessoa posteriormente consegue reverter o quadro. O couro cabeludo não é abundantemente irrigado.


    C) Incorreto. Aplasia medular é um tratamento feito apenas no caso de transplante de medula óssea. Não é uma reação a todos os quimioterápicos.


    D) Incorreto. A oligospermia que pode evoluir para esterilidade permanente, dependendo da idade do paciente e tipo e dose do quimioterápico. É uma ocorrência do sexo masculino.


    E) Incorreto. A imunodepressão humoral é decorrente de pouquíssimos antineoplasicos. Ocorre defeito na produção de defesas através da célula B.


     

    Resposta do Professor: A.