SóProvas


ID
4876897
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base no Código de Ética, alguns deveres e responsabilidades dos profissionais de enfermagem são apresentados a seguir, À EXCEÇÃO DE UM. Assinale-o.

Alternativas
Comentários
  • letra c) é um direito, não um dever
  • No ano da prova (2012) o Código de ética em vigência não era o atual (Resolução 264/2017).

    Questão desatualizada.

  • Questão desatualizada, pois:

    Capítulo 2 - Dos Deveres

    Art. 46 Recusar-se

    a executar prescrição de Enfermagem e Médica na qual não constem assinatura e número de registro do profissional prescritor, exceto em situação de urgência e emergência.

    § 1º O profissional de Enfermagem deverá recusar-se

    a executar prescrição de Enfermagem e Médica em caso de identificação de erro e/ou ilegibilidade da mesma, devendo esclarecer com o prescritor ou outro profissional, registrando no prontuário.

    § 2º É vedado ao profissional de Enfermagem o cumprimento de prescrição à distância, exceto

    em casos de urgência e emergência e regulação, conforme resolução vigente.

  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 564/2017

    A) CAPÍTULO II – DOS DEVERES: Art. 59 Somente aceitar encargos ou atribuições quando se julgar técnica, científica e legalmente apto para o desempenho seguro para si e para outrem.

    B) CAPÍTULO II – DOS DEVERES: Art. 55 Aprimorar os conhecimentos técnico-científicos, ético-políticos, socioeducativos e culturais, em benefício da pessoa, família e coletividade e do desenvolvimento da profissão.

    C) CAPÍTULO I – DOS DIREITOS: Art. 22 Recusar-se a executar atividades que não sejam de sua competência técnica, científica, ética e legal ou que não ofereçam segurança ao profissional, à pessoa, à família e à coletividade.

    D) CAPÍTULO II – DOS DEVERES: Art. 39 Esclarecer à pessoa, família e coletividade, a respeito dos direitos, riscos, benefícios e intercorrências acerca da assistência de Enfermagem.

    E) CAPÍTULO II – DOS DEVERES: Art. 38 Prestar informações escritas e/ou verbais, completas e fidedignas, necessárias à continuidade da assistência e segurança do paciente.

  • a questão realmente consiste em um direito e não no dever, a banca fez uma pegadinha