SóProvas


ID
4878373
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nos anos 20 do século passado, a Igreja Católica e o Estado tiveram grande influência no surgimento do Serviço Social na América Latina. Nesse período, no Chile, aparecem novos grupos sociais e acontecem profundas mudanças econômicas no país. É correto afirmar que o fator preponderante para a profissionalização do Serviço Social no Chile está no(a)(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A

    Surgem no Chile às primeiras escolas do Serviço Social da América Latina (1925), vinculada à ação do Estado e inspirada nas experiências européias. Esse surgimento se deu na existência de uma grande organização da classe trabalhadora na luta pelos seus direitos perante a burguesia.

    Dentro desse processo conturbado abre-se espaço para a institucionalização e profissionalização do Serviço Social, no intuito de garantir a permanência da classe dominante no poder, onde o trabalho do assistente social é direcionado a adaptação do indivíduo a sua classe. No intuito de amenizar essas lutas reivindicatórias, o Estado age com a modernização conservadora, garantido um programa de legislação social, garantindo educação, férias, planos de saúde, previdência social, ampliando as políticas sociais, permitindo a garantia a sua estadia no poder. É dentro desse contexto que a Igreja sente também a necessidade de intervenção, então implanta a UCISS (União Católica Internacional do Serviço Social) que amplia o desenvolvimento do Serviço Social nos outros países.

  • GAB. A

    O fator preponderante para a profissionalização do Serviço Social na América Latina e, inicialmente no Chile, está no papel dos movimentos operários e populares que, através de suas reivindicações, as classes dominantes se viram obrigadas a institucionalizar, por meio de legislações, o atendimento às demandas na área de saúde, previdência, habitação, trabalho, entre outras.

    FONTE;ESTRATÉGIA