SóProvas


ID
4878829
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca das entidades operadoras do SFN, julgue o item.


As sociedades corretoras de câmbio têm o objetivo de intermediar as operações de câmbio e de praticar operações do mercado de câmbio com taxas flutuantes. Essas sociedades são constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada.

Alternativas
Comentários
  • Quanto à natureza jurídica, só encontrei a resposta no enunciado de uma questão de 2009, Banco do Brasil, Cespe:

    "As sociedades corretoras de câmbio podem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada".

  • As sociedades corretoras ou distribuidoras são constituídas sob a forma de sociedade anônimas (ou seja, TEM ESTATUTO E ACIONISTAS E PRECISA DE REGISTRO NA CVM - logo, não existem sócios e não tem contrato social) ou por quotas limitadas.

  •  

    As corretoras de câmbio realizam principalmente compra e venda de moeda estrangeira e intermediação de contratos de câmbio. 

    As corretoras de câmbio atuam, exclusivamente, no mercado de câmbio, intermediando operações entre clientes e bancos ou comprando e vendendo moedas estrangeiras de/para seus clientes.

    Popularmente conhecidas como casas de câmbio, por sua expressiva atuação na compra e venda de moeda estrangeira em espécie, as corretoras de câmbio também realizam operações financeiras de ingresso e remessa de valores do/para o exterior e operações vinculadas a importação e exportação, desde que limitadas ao valor de US$ 100.000,00 ou o seu equivalente em outras moedas.

    A diferença com relação aos bancos que operam em câmbio é que estes, além de atuarem sem limites de valor, podem realizar outras modalidades de operação como financiamentos a exportações e importações, adiantamentos sobre contratos de câmbio e operações no mercado futuro de dólar em bolsa de valores.