SóProvas


ID
4879066
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
BACEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Acerca das entidades operadoras do SFN, julgue o item.


Banco de investimento visa proporcionar o suprimento adequado de recursos para financiamento de programas e projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social do país, a médio e longo prazos.

Alternativas
Comentários
  • Um banco de investimento é uma instituição que auxilia pessoas físicas ou jurídicas a alocar seu capital nos mais diversos tipos de investimento, como por exemplo no mercado financeiro ou na BMF. Ao contrário de bancos comerciais, os bancos de investimento não recebem depósitos.

  • Os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos estaduais, e têm como objetivo precípuo proporcionar o suprimento oportuno e adequado dos recursos necessários ao financiamento, a médio e a longo prazos, de programas e projetos que visem a promover o desenvolvimento econômico e social do respectivo Estado. As operações passivas são depósitos a prazo, empréstimos externos, emissão ou endosso de cédulas hipotecárias, emissão de cédulas pignoratícias de debêntures e de Títulos de Desenvolvimento Econômico. As operações ativas são empréstimos e financiamentos, dirigidos prioritariamente ao setor privado. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima, com sede na capital do Estado que detiver seu controle acionário, devendo adotar, obrigatória e privativamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Desenvolvimento", seguida do nome do Estado em que tenha sede (Resolução  CMN  394, de 1976).

    Link: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questoes?discipline_ids%5B%5D=57&exclude_outdated=true&my_questions=not_resolved

  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos

  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas

    especializadas em operações de participação societária de

    caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva

    para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de

    recursos de terceiros.

  • Errado.

    O banco de desenvolvimento visa proporcionar o suprimento adequado de recursos para financiamento de programas e projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social do país, a médio e longo prazos.

  • Banco de Desenvolvimento visa proporcionar o suprimento adequado de recursos para financiamento de programas e projetos que promovam o desenvolvimento econômico e social do país, a médio e longo prazos.

  • Os bancos de investimento são instituições financeiras privadas especializadas em operações de participação societária de caráter temporário, de financiamento da atividade produtiva para suprimento de capital fixo e de giro e de administração de recursos de terceiros. Devem ser constituídos sob a forma de sociedade anônima e adotar, obrigatoriamente, em sua denominação social, a expressão "Banco de Investimento". Não possuem contas correntes e captam recursos via depósitos a prazo, repasses de recursos externos, internos e venda de cotas de fundos de investimento por eles administrados. As principais operações ativas são financiamento de capital de giro e capital fixo, subscrição ou aquisição de títulos e valores mobiliários, depósitos interfinanceiros e repasses de empréstimos externos (Resolução  CMN  2.624, de 1999).

    Fonte: Site BACEN