SóProvas


ID
4880227
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Estratégia é a seleção dos meios, de qualquer natureza, empregados para realizar objetivos. O conceito de estratégia nasceu da necessidade de realizar objetivos em situações complexas, principalmente nas quais um concorrente procura frustrar o objetivo de outro. A finalidade da estratégia, segundo Aristóteles, é a vitória.

No campo da administração das organizações, a estratégia abrange os objetivos da organização na relação com seu ambiente: a seleção dos produtos e serviços e dos mercados e clientes com os quais a organização pretende trabalhar.

Assim, planejamento estratégico é o processo de elaborar uma estratégia (ou plano estratégico), com base na análise do ambiente e nos sistemas internos da organização.


Acerca do planejamento estratégico, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Ambiente Mutável!!

  • Alguém, pelo amor de Deus, pode me dizer onde está o errena alternativa D?

  • Na alternativa D "É uma forma de aprendizado organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar‐se em um ambiente complexo, competitivo e imutável."

    A assertiva continua coerente até que o erro aparece na última palavra. Ora, aprender a ajustar-se em um ambiente que não muda? Pelo contrário. O ambiente é mutável.

    Questões de Administração na FGV são detalhistas e para achar a alternativa correta precisa ser bem minuscioso. É um problema na correria da prova ou com o fator nervosismo. Tentem manter a calma na hora da prova e, se houver tempo, reler as alternativas/questões para não deixar algo assim passar batido. Não precisa se desesperar, o conhecimento está com você! Essa, pelo menos, não erraremos mais!

    Força, galera.

  • É uma forma de aprendizado organizacional. Como está orientado para a adaptação da organização ao contexto ambiental, o planejamento constitui uma tentativa constante de aprender a ajustar‐se em um ambiente complexo, competitivo e imutável.

    O erro da questão está em dizer que o planejamento constitui em uma tentativa constante de aprender a ajustar-se em um ambiente imutável, quando na verdade queria dizer MUTÁVEL.

    TIPOS DE PLANEJAMENTO:

    1°) ESTRATÉGICO: Adaptável, futuro, compreensivo, consenso, aprendizagem.

    2°) TÁTICO: Planos, produção, financeiro, marketing, rh (Departamental)> são interdependentes.

    3°) OPERACIONAL: procedimentos, orçamentos, programas, regulamentos> mais detalhados.

  • não é imutável.

  • GABARITO: LETRA D

    ACRESCENTANDO:

    O planejamento estratégico deve apresentar forte vínculo com as metas institucionais, que visam mostrar para todos os colaboradores onde a empresa deseja se encontrar no futuro. Para Daft (1999, p. 128), dessa forma, a organização direciona as ações para: "permanência no mercado, inovação, produtividade, recursos financeiros e materiais, lucratividade, desenvolvimento e desempenho administrativo, atitudes dos empregados e responsabilidade pública". Para que as metas sejam atingidas, é indicado elaborar, dentro do estratégico, um projeto com a definição das atividades e dos recursos necessários para sua realização, o que exige a previsão de capital, pessoas, espaço e instalações.

    Oliveira (2002) afirma que o planejamento estratégico é constituído de um processo que envolve adaptações organizacionais mediante a aprovação, a tomada de decisões e a avaliação dessas adaptações. Ele deve oferecer respostas a questões como: "por que a organização existe, o que ela faz e como faz". Para tanto, a sua estrutura é constituída, essencialmente, pela concepção e definição do negócio, da visão, da missão, dos princípios ou valores, bem como pela análise do ambiente no qual o negócio está inserido.

    ESTRATÉGICO - Processo administrativo que proporciona sustentação metodológica para se estabelecer a melhor direção a ser seguida pela empresa, visando ao otimizado grau de interação com os fatores externos - não controláveis - e atuando de forma inovadora e diferenciada. De responsabilidade dos níveis mais altos da empresa, diz respeito tanto à formulação de objetivos quanto à seleção de cursos de ação a serem seguidos para sua consecução, levando em conta as condições externas e internas à empresa e sua evolução esperada. Também considera as premissas básicas que a empresa, como um todo, deve respeitar para que o processo estratégico tenha coerência e sustentação decisória. O resultado do processo é um plano que serve para guiar a ação organizacional por um prazo de três a cinco anos (longo prazo).

    FONTE: Prof. Heron Lemos

  • Fala federais!!!

    Nãao é IMUTÁVEL , Tudo muda menos Deus ! pegou o bizuuu kk

  • NÍVEIS ORGANIZACIONAIS

    Nível Conteúdo Tempo Amplitude

    Estratégico Genérico e abrangente Longo prazo Macroorientado: aborda a empresa como uma totalidade

    Tático Menos genérico e mais detalhado Médio Prazo Aborda cada unidade da empresa separadamente

    Operacional Detalhado e específico Curto Prazo Microorientado: aborda apenas cada tarefa ou operação

  • Por besteira nego perde a vaga..

  • Errei por conta do "imutável".

    Taquei certo sem terminar de ler.