SóProvas


ID
4880455
Banca
FGV
Órgão
Senado Federal
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

No tocante aos princípios e às práticas referentes à Contabilidade, NÃO é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • A atualização monetária NÃO representa nova avaliação, mediante a aplicação de indexadores ou outros elementos aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.

  • Existe em função do fato de que a moeda – embora universalmente aceita como medida de valor – não representa unidade CONSTANTE de poder aquisitivo. Por consequência, sua expressão formal deve ser AJUSTADA, a fim de que permaneçam substantivamente corretos – isto é, segundo as transações originais – os valores dos componentes patrimoniais e, via de decorrência, o Patrimônio Líquido.

    Fonte: https://www.cursosmodulos.com.br

  • Segundo: RESOLUÇÃO CFC Nº 1.111/2007 - Aprova o Apêndice II da Resolução CFC nº. 750/93 sobre os Princípios Fundamentais de Contabilidade:

    Nos registros dos atos e fatos contábeis será considerado o valor original dos componentes patrimoniais.

    Valor Original, que ao longo do tempo não se confunde com o custo histórico, corresponde ao valor resultante de consensos de mensuração com agentes internos ou externos, com base em valores de entrada – a exemplo de custo histórico, custo histórico corrigido e custo corrente; ou valores de saída – a exemplo de valor de liquidação, valor de realização, valor presente do fluxo de benefício do ativo e valor justo.

  • ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA:

    a) a moeda, embora aceita universalmente como medida de valor, não representa unidade constante em termos do poder aquisitivo;

    b) para que a avaliação do patrimônio possa manter os valores das transações originais é necessário atualizar sua expressão formal em moeda nacional a fim de que permaneçam substantivamente corretos os valores dos componentes patrimoniais e, por conseqüência, o do Patrimônio Líquido;

    c) a atualização monetária não representa nova avaliação, mas, tão-somente, o ajustamento dos valores originais para determinada data, mediante a aplicação de indexadores, ou outros elementos, aptos a traduzir a variação do poder aquisitivo da moeda nacional em um dado período.

    GABARITO D