SóProvas


ID
4883317
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Itatiaiuçu - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Depois das teorias críticas e pós-críticas do currículo, torna-se impossível pensar o currículo simplesmente através de conceitos técnicos como os de ensino e eficiência ou de categorias psicológicas como as de aprendizagem e desenvolvimento ou ainda de imagens estáticas como as de grade curricular e lista de conteúdos. Num cenário pós-crítico, o currículo pode ser todas essas coisas, pois ele é também aquilo que dele se faz. O currículo tem significados que vão muito além daqueles aos quais as teorias tradicionais nos confiaram. O currículo é lugar, espaço e território. O currículo é relação de poder. O currículo é trajetória, viagem e percurso. [...] O currículo é documento de identidade.


SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias de currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003 (Adaptação).


Considerando a definição de currículo, avalie as afirmações a seguir.


I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.

II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve múltiplas relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponde à forma como foi idealizado.

III. As teorias críticas reconhecem a estética de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.

IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas que não reproduzem estruturas de vida social em suas assimetrias e desigualdades.



Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Errei, beleza, mas agora gostaria muito de ter o produto pelo qual paguei, a explicação do gabarito, mas não tem.

  • Alguém explica?

  • "O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve múltiplas relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponde à forma como foi idealizado."

    Não é possível garantir que o currículo seja efetivado da mesma forma que foi idealizado por conta das relações subjetivas que o atravessam. Não há como controlar a manifestação oculta do currículo, por exemplo.

  • Resposta D

  • GAB: D

    I. A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais. CERTO

    JUSTIFICATIVA: Currículo é luta, nunca neutralidade, o que faz com que, ao estabelecer determinada acepção filosófica/ideológica, um currículo pode propor ações diversas, sejam elas igualitárias, desiguais, unificadoras, tecnicistas, tradicionais, críticas etc. Ou seja, o resultado colhido pela propagação curricular vai depender, em muito, da intencionalidade atribuída a esse.

    II. O sistema educativo confere ao currículo efetividade que envolve múltiplas relações, razão pela qual este deve ser considerado práxis e sua materialização corresponde à forma como foi idealizado. ERRADO

    JUSTIFICATIVA: O currículo não pode ser considerado uma práxis (relação entre teoria e prática) exata, pois são inúmeras as variáveis que interferem na ação educacional concreta. Isso significa que o que planejamos nem sempre será efetivado na prática. Trata-se da diferença entre currículo formal e currículo real. Uma coisa é o que a instituição/docente almeja, outra coisa é o que se alcança de fato. Por exemplo, um mesmo plano de aula pode acabar tendo funções divergentes a depender do receptor, ou seja, de quem o escuta. Um determinado conteúdo pode ter um efeito em uma escola pública, e outra em uma escola particular, uma vez que ambas não pertencem a mesma classe social, possuindo ideologias e interesses divergentes.

    III. As teorias críticas reconhecem a estética de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar. CERTO

    JUSTIFICATIVA: As teorias críticas deslocam-se do conceito puramente pedagógico (teoria tradicional) para os conceitos de ideologia e poder, passando a considerar, principalmente, os fatores sociais na construção curricular.

    IV. É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas que não reproduzem estruturas de vida social em suas assimetrias e desigualdades. CERTO

    JUSTIFICATIVA: Nas teorias críticas e pós-críticas (adotadas simultaneamente nos ideais curriculares atuais) a busca é pela emancipação e equidade social, não pela simples reprodução da realidade, como fazia a teoria tradicional, que tinha como principal foco a simples geração de mão de obra trabalhista, replicando as desigualdades sociais, mantendo o status quo da desigualdade.

    FIQUEM NA PAZ!