SóProvas


ID
4883944
Banca
FDC
Órgão
SEHAC - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O psicólogo deve ter conhecimento da rede de serviços de atenção psicossocial disponível em seu território de atuação. Sua atuação, independente do setor em que esteja inserido no hospital geral, poderá prescindir de encaminhamento para serviços de atenção em saúde mental, com vistas a evitar a institucionalização e promover a reabilitação psicossocial dos sujeitos atendidos. Considerando a Portaria nº 3.088, de 23 de dezembro de 2011, que institui a Rede de Atenção Psicossocial para pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o serviço ofertado na atenção primária em saúde é:

Alternativas
Comentários
  • Atenção básica primária:

    UBS

    Equipes de atenção básica para populações em situações especifica.

    Equipe de consultório de rua/ Equipe de apoio ao serviços do componente de atenção residencial de caráter transitório

    Centros de convivência

    NASF

    Atenção Psicossocial (secundária)

    Todos os Caps (I,II,III, AD)

    Urgência e emergência: Samu 192, sala de estabilização, UPA 24H, portas hospitalares, pronto socorro,(acolhimento classificado de risco - UBS)

    Atenção hospitalar (terciária)

    Enfermaria- (casos graves)

    Serviço hospitalar de referencia

    Curtas internações

  • Gabarito D.

    A - Faz parte do nível de at. secundário, pois está dentro do rol de serviços de urgência e emergência;

    B - Faz parte do nível de at. secundário, pois se trata de atendimento especializado;

    C - Apesar de estar dentro de um equipamento de nível terciário, faz parte do nível secundário por se tratar de atendimento especializado;

    D - Nível de atenção primário;

    E - Nível de atenção quartenário.

    Cabe destacar que o cuidado em saúde encontra-se ordenado no SUS em níveis de atenção, que são de básica, média e alta complexidade, nos quais estão situados os níveis da atenção primária, secundária, terciaria e quaternária. Este desenho da assistência prevê que em cada nível de atenção estejam circunscritas certas ações, definindo, assim, determinadas práticas. No nível primário, as ações compreendem promoção, prevenção e proteção à saúde, tendo no Programa Saúde da Família sua principal estratégia de organização da atenção básica. No nível secundário, a prática é pautada pelo atendimento e tratamento por especialidades. O nível terciário contempla as internações/hospitalizações e o quaternário envolve as práticas de reabilitação.