SóProvas


ID
4885270
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

De um estado patrimonialista o Brasil passou por duas grandes reformas administrativas, na visão de Bresser Pereira, a primeira iniciou em 1937 e a segunda, em 1995. Sobre essas reformas, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre os modelos de administração pública, especialmente o burocrático e o gerencial. Tendo dito isso, vamos às alternativas em busca da opção correta.

    A - INCORRETA. A Reforma Burocrática, com início em 1995, tem como qualidade básica a efetividade dos controles das demandas e seus efeitos na ineficiência.

    O modelo burocrático surge no Brasil em 1937 e busca, com foco na efetividade dos controles e busca pela eficiência.

    B - INCORRETA. A Reforma Gerencial, com início em 1937, orienta-se pelo desenvolvimento da profissionalização com a hierarquia funcional, impessoalidade e formalismo.

    (As características são da reforma burocrática).

    C - CORRETA. A Reforma Gerencial, com início em 1995, conduz a uma nova postura, passando a ser orientada pelos valores da eficiência e da qualidade na prestação de serviços.

    D - INCORRETA. A Reforma Burocrática, com início em 1937, volta-se para a definição precisa dos objetivos que o administrador público deverá atingir em sua unidade gerencial.

    As características aqui mencionadas são típicas da administração pública gerencial, com exceção da data de início que nesse caso foi em 1995.

    Após analisar as alternativas apresentadas, notamos que a alternativa "C" é a correta; as demais misturam conceitos de um modelo com o outro.

    GABARITO: C

  • Reforma Burocrática - 1936

    Reforma Gerencial - 1995

    Gab. C

  • No Brasil na década de 1990 como uma solução à crise do modelo Burocrático, à expansão das demandas sociais e ao novo cenário político-econômico de ideologia neoliberal, essa forma de Gestão é conhecida como New Public Management (Nova Gestão Pública).

    O modelo gerencial partiu de um controle baseado nos processos, para o controle com foco sobre os resultados, visando o interesse dos “clientes” (cidadãos), além de identificar as melhores práticas do setor privado para implementá-las no setor público.

    Viu-se a necessidade de reduzir custos e de elevar a qualidade dos serviços públicos, através da implementação das seguintes medidas:

    • Estruturas descentralizadas com redução das atividades estatais;
    • Aumento de parcerias com organizações do setor privado;
    • Ênfase em contratos de gestão;
    • Criação de agências executivas e agências reguladoras;
    • Maior autonomia gerencial e financeira;
    • Controle “a posteriori” dos resultados.

    Fonte: Estratégia concursos.

  • ✅Letra C.

    Sobre o Modelo gerencial (Nova administração Pública):

    -Originária dos EUA (Ronald Reagan) e da Inglaterra (Margareth Tatcher).

    -Suas características atinham-se com a cidadania, democracia, transparência, qualidade na prestação de serviços públicos e ótica do cliente-cidadão.

    -Em 1995, voltado para os RESULTADOS (Controle a posteriori).

    -No governo de Fernando Henrique Cardoso.

    -Orientado para o CIDADÃO.

    Fonte: Prof: Rafael Barbosa, Gran Cursos.

    BONS ESTUDOS!!!☕✌

  • O Plano Diretor da Reforma do Estado foi elaborado pelo Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado e, depois de ampla discussão, aprovado pela Câmara da Reforma do Estado em sua reunião de 21 de setembro de 1995. Em seguida foi submetido ao Presidente da República, que o aprovou na forma ora publicada.

    Gab: C

  • A Reforma Burocrática, com início em 1937, tem como qualidade básica a efetividade dos controles das demandas e seus efeitos na ineficiência.

    A Reforma Gerencial, com início em 1995, conduz a uma nova postura, passando a ser orientada pelos valores da eficiência e da qualidade na prestação de serviços.