A questão cobrou conhecimento sobre as visões do conflito à luz da seguinte afirmativa: "Pouco conflito cria estagnação, muito conflito cria rupturas e brigas internas".
Há pelo menos duas visões* opostas sobre conflitos de acordo com Robbins:
▪ TRADICIONAL: todo conflito é ruim (disfuncional) e deve ser sempre evitado.
▪ INTERACIONISTA: encoraja um certo nível de conflito e os divide em conflitos funcionais e não funcionais. Baseia-se "na ideia de que um grupo harmonioso, pacífico, tranquilo e cooperativo está na iminência de tornar-se estático, apático e insensível à necessidade de mudança e inovação". (Robbins e Sobral, 2011) Aqui percebemos que é desta visão que a questão está tratando: visão interacionista.
*Há também uma visão intermediário, das relações humanas, que considera o conflito como natural e inevitável.
COM BASE NISSO, ANALISAREMOS AS ALTERNATIVAS:
A) "A solução de conflitos é a capacidade de criar um ambiente harmônico, em que é estimulada a resolução das diferenças para evitar confrontos".
➡ ERRADO. A solução de conflitos baseada na visão interacionista não visa evitar confrontos, inclusive defende que deve haver um certo nível desses, caso esses sejam funcionais.
B) "A administração de conflitos é a capacidade de manutenção de um nível ótimo, utilizando técnicas de resolução e estimulação".
➡ CORRETO. De acordo com a frase citada no enunciado, a visão de resolução de conflitos é a interacionista. Nessa abordagem, há a crença de que, de acordo com Robbins, o conflito é não apenas uma força positiva (mas nem todos os conflitos são assim) em um grupo, mas absolutamente necessário para que seu desempenho.
C) "A administração de conflitos é a habilidade para assegurar um nível ótimo, garantindo um ambiente em que os pontos de vista diferentes não existam".
➡ ERRADO. Limitar a opinião, os pontos de vistas de colaboradores de uma organização não faz parte da visão de resolução interacionista. Isso seria uma visão tradicional, limitada. A divergência de opiniões pode trazer muito benefícios para a organização: como melhorar o processo criativo e trazer uma maior leque de soluções para a organização.
D) "A solução de conflitos deve garantir um ambiente harmônico, com a utilização das técnicas que assegurem a uniformidade dos participantes".
➡ ERRADO. Esse item afirma basicamente a mesma coisa da alternativa anterior: promover essa uniformidade de participante e, em termos gerais, impedir que haja divergência de pensamentos. Isso não tem relação com a visão interacionista e sim com a resolução de conflitos tradicional.
FONTE: Robbins, Stephen P. , Timothy A. Judge, Filipe Sobral “Comportamento organizacional” 14. ed. São Paulo : Pearson Prentice Hall. 2010
GABARITO: LETRA B.
Para Chiavenato (2004), conflito ocorre pela diferença de objetivos e interesses pessoais, e é parte inevitável da natureza humana; constitui o lado oposto da cooperação e da colaboração, a palavra conflito está ligada a desacordo, discórdia, etc. Para que haja conflito, além da diferença dos fatores citados, deve haver uma interferência deliberada de uma das partes envolvidas, ou seja, quando uma das partes, seja individuo ou grupo, tenta alcançar seus próprios objetivos interligados com alguma outra parte, a qual interfere na sua busca de atingir os objetivos.
Desta forma, conforme Chiavenato (2004, p. 416), “o conflito é muito mais do que um simples acordo ou divergência: constitui uma interferência ativa ou passiva, mas deliberada para impor um bloqueio sobre a tentativa de outra parte de alcançar os seus objetivos”.
Gab letra B