SóProvas


ID
4885690
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei n.º 8.112/1990 sobre cargos públicos, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Examinemos individualmente cada alternativa, à luz da Lei n.º 8.112/90.

    Alternativa “a": correta. “Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão” (art. 3º, Parágrafo único, Lei n.º 8.112/90).

    Alternativa “b": correta. “Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão” (art. 3º, Parágrafo único, Lei n.º 8.112/90).

    Alternativa “c": correta. “Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor” (art. 3º, Lei n.º 8.112/90).

    Alternativa “d": incorreta. Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor” (art. 3º, Lei n.º 8.112/90). No ponto, o Mestre José dos Santos Carvalho Filho (2015, p. 633), assim detalha “Cargo público é o lugar dentro da organização funcional da Administração Direta e de suas autarquias e fundações públicas que, ocupado por servidor público, tem funções específicas e remuneração fixadas em lei ou diploma a ela equivalente”. 

    GABARITO: D.

    Referência: CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 28 ed. São Paulo: Atlas, 2015, p. 633.  

  • GABARITO: LETRA D

    Das Disposições Preliminares

    Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • Assertiva D  INCORRETA.

    Cargo público é o conjunto de atribuições cometidas a um servidor, em caráter oneroso ou gratuito.

  • O erro da letra D é está escrito oneroso no lugar de EFETIVO
  • De acordo com a Lei Nº 8.112 / 1990:

    Art. 3 Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.

    Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos para provimento em caráter efetivo ou em comissão

    Art. 4 É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.

    Questão bem letra de lei!

    Boa sorte a todos!

  • Vejamos cada afirmativa:

    a) Certo:

    Trata-se de afirmativa plenamente de acordo com a regra do art. 3º, parágrafo único, da Lei 8.112/90:

    "Art. 3º (...)
    Parágrafo único.  Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão."

    b) Certo:

    O mesmo dispositivo legal, acima transcrito, constitui a base normativa para se concluir pelo acerto deste item da questão.

    c) Certo:

    Desta vez, a assertiva possui apoio no art. 3º, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 3o  Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor."

    d) Errado:

    Por fim, esta proposição, ao sustentar a possibilidade de servidores atuarem de forma gratuita, ofende a norma do art. 4º da Lei 8.112/90, que veda a prestação de serviços gratuitos. Confira-se:

    "Art. 4o  É proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei."

    Não é viável, portanto, a criação de cargo público, com vistas a ser ocupado por servidor que irá prestar seus serviços graciosamente, sem remuneração.

    Aliás, pode-se combinar o aludido art. 4º com a regra do art. 41, §5º, que assim preceitua:

    "Art. 41 (...)
    § 5o  Nenhum servidor receberá remuneração inferior ao salário mínimo." 

    Ora, se nenhum servidor pode ser remunerado em valor inferior ao salário mínimo, é vedado, com ainda maior razão, que algum servidor sequer tenha remuneração, atuando de maneira gratuita.


    Gabarito do professor: D