SóProvas


ID
4886944
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma entidade do governo pode ter desobedecido a uma lei ambiental, mas não está claro se algum dano foi causado ao meio ambiente. Quando, subsequentemente, tornar-se claro que o dano foi causado e que a reparação será exigida, a entidade deverá constituir uma provisão. Qual lançamento contábil deverá ser efetuado?

Alternativas
Comentários
  • Trata-se do reconhecimento de provisão segundo o MCASP 8ª.

    "Os passivos contingentes não devem ser reconhecidos em contas patrimoniais. No entanto, deverão ser registrados em contas de controle do PCASP e divulgados em notas explicativas.

    Caso a saída se torne provável, uma provisão deverá ser reconhecida nas demonstrações contábeis do período em que ocorreu a mudança na probabilidade. As provisões devem ser reconhecidas no passivo, em contas patrimoniais específicas do PCASP.

    Os controles de atos potenciais ativos e passivos são realizados nas classes 7 e 8. Atos potenciais ativos são os atos e fatos que possam vir a aumentar o ativo ou diminuir o passivo da entidade governamental e são registrados nas contas 7.1.1.0.0.00.00 e 8.1.1.0.0.00.00. Os atos potenciais passivos são os atos e fatos que possam vir a aumentar o passivo ou diminuir o ativo da entidade governamental e são registrados nas contas 7.1.2.0.0.00.00 e 8.1.2.0.0.00.00. Dessa forma, os controles de atos potenciais ativos e passivos não são contrapartida um do outro e, pela metodologia do PCASP, em regra, não terão o mesmo saldo. Na classe 8, deve-se observar o que foi executado e o que ainda está por se executar".  

    ➤ Resolução:

    "Uma entidade do governo pode ter desobedecido a uma lei ambiental, mas não está claro se algum dano foi causado ao meio ambiente". 

    Resposta: Como consequência, deve-se reconhecer seu potencial efeito no patrimônio em conta de natureza de controle (ato potencial). Portanto, não há impacto patrimonial.

    ↳ Lançamento de conta de controle:

    D 7.1.2. Atos Potenciais Passivos

    C 8.1. Execução de Atos Potenciais Passivos que a saída de recursos for considerada remota.

    "Subsequentemente, tornar-se claro que o dano foi causado e que a reparação será exigida, a entidade deverá constituir uma provisão".

    Resposta: Neste momento, deve-se baixar a conta de controle (execução) anteriormente lançada e fazer o registro de impacto patrimonial, pois houve execução do Ato Potencial Passivo.

    ↳ Lançamento de conta de patrimonial:

    D 3.9.7. VPD de Constituição de Provisões

    C 2.x.7. Provisões (P)

    ↳ Lançamento de conta de controle na execução:

    D 8.1.2. Execução de Atos Potenciais Passivos.

    C 8.1,2.x - Execução dos Atos Potenciais (Execução de Passivos Contingentes)

    ⟶ Avaliação da alternativas:

    A- Incorreta- Trata-se de lançamento contábil de natureza de controle na fase de registro inicial de passivo contingente.

    B- Incorreta- Trata-se de um Ato Potencial Passivo.

    C- Incorreta- Trata-se de um Ato Potencial Passivo.

    D- Correta- Trata-se de lançamento contábil de natureza de controle na fase de registro da execução da provisão.

    Obs.: A banca deu como resposta a letra A, pois inverteu a fase de registro inicial com a fase de execução

    Gabarito da Banca: Letra A.

    Gabarito do Monitor: Letra D.

  • Fonte: MCASP 8a. Edição

    Bons estudos.