SóProvas


ID
4888462
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Nova Esperança - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Previdenciário
Assuntos

A Previdência Social, mediante contribuição, tem por fim assegurar aos seus beneficiários meios indispensáveis de manutenção, por motivo de incapacidade, desemprego involuntário, idade avançada, tempo de serviço, encargos familiares e prisão ou morte daqueles de quem dependiam economicamente. Desta forma, sobre os segurados obrigatórios, em conformidade com a Lei nº 8.213/1991, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A

    a) Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

    I - como empregado:  

         b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas;

    b)  VI - como trabalhador avulso: quem presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza urbana ou rural definidos no Regulamento;

    c)  V - como contribuinte individual:       

         c) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa;

    d)    Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:

           I - como empregado:   

           d) aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados, ou a membros dessas missões e repartições, excluídos o não-brasileiro sem residência permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular;

     Lei nº 8.213/1991

  • Art. 11. São segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas:  

    C A D E S

    I - Empregado: 

    II - empregado Doméstico:

    V - Contribuinte individual:   

    VI - trabalhador Avulso: 

    VII – Segurado especial:

    LETRA A (CORRETA) - I - como empregado: b) aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas;

    LETRA B - VI - como trabalhador avulso: quem presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza urbana ou rural definidos no Regulamento;

    LETRA C - V - como contribuinte individual:               

    (...) c) o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa;  

    LETRA D - § 2º Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdência Social é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas.

    LETRA E - I - como empregado:  d) aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados, ou a membros dessas missões e repartições, excluídos o não-brasileiro sem residência permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular;

  • A questão exige o conhecimento dos segurados da Previdência Social, que são divididos em segurados obrigatórios e segurados facultativos:

    • Segurados obrigatórios: são os filiados obrigatoriamente à Previdência Social, em decorrência da realização de atividade remunerada. São divididos, ainda, em empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, segurado especial e contribuinte individual

    • Segurados facultativos: são os filiados (maiores de 16 anos) à Previdência em decorrência de sua vontade, desde que não exerçam atividade remunerada, não sejam filiados como segurados obrigatório e que não seja vedada expressamente essa opção

    Feita essa breve introdução, vamos às alternativas:

    A - correta. Art. 11, I, b, lei nº 8.213/91: são segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: como empregado: aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

    B - incorreta. O trabalhador avulso é outra categoria do segurado obrigatório, não se confundindo com o empregado.

    Art. 11, VI, lei nº 8.213/91: são segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: como trabalhador avulso: quem presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza urbana ou rural definidos no Regulamento.

    C - incorreta. O ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada fazem parte da categoria contribuinte individual.

    Art. 11, V, c, lei nº 8.213/91: são segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: como contribuinte individual: ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa.

    D - incorreta. A pessoa que exerce mais de uma atividade remunerada sujeita ao RGPS deve ser filiada a cada uma das atividades, e não deve escolher entre uma delas.

    Art. 11, §2º, lei nº 8.213/91: todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao RGPS é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas.

    E - incorreta. Esses contribuintes são enquadrados como segurados obrigatórios na qualidade de empregado.

    Art. 11, I, d, lei nº 8.213/91: são segurados obrigatórios da Previdência Social as seguintes pessoas físicas: como empregado: aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados, ou a membros dessas missões e repartições, excluídos o não-brasileiro sem residência permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular.

    Gabarito: A

  • Para responder a presente questão são necessários conhecimentos sobre os segurados no Regime Geral de Previdência Social.


    A) Correto, nos termos do art. 11, inciso I, alínea b da Lei 8.213/1991.


    B) É segurado obrigatório como trabalhador avulso quem presta, a diversas empresas, sem vínculo empregatício, serviço de natureza urbana ou rural definidos no Regulamento, consoante art. 11, inciso VI da Lei 8.213/1991.


    C) É segurado como contribuinte individual o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa, conforme art. 11, inciso V, alínea c da Lei 8.213/1991.


    D) Todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdência Social é obrigatoriamente filiado em relação a cada uma delas, nos termos do art. 11, § 2º da Lei 8.213/1991.


    E) É segurado obrigatório como empregado, de acordo com art. 11, inciso I, alínea d da Lei 8.213/1991.


    Gabarito do Professor: A

  • Olá, pessoal! Postei a lei 8.212 completa, atualizada, revisada, com resumos e anotações (ALÉM DE OUTRAS LEIS). Terminei de atualizar e referenciar ela toda em 28/08/2021. Aqui está o link: https://youtu.be/Ur9_gE5tzuY

    Quem participa de grupo de estudos e quiser compartilhar nele, eu agradeço! Também disponibilizei link para o download dos ÁUDIOS MP3. Bons estudos a todos!

  • GABARITO: A

    A

    É segurado obrigatório como empregado aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviços de outras empresas.

    B

    É segurado obrigatório como empregado o trabalhador avulso. (TRABALHADOR AVULSO É CATEGORIA DISTINTA DE EMPREGADO)

    C

    É segurado obrigatório como especial o ministro de confissão religiosa e o membro de instituto de vida consagrada, de congregação ou de ordem religiosa. (CONTRIBUINTE INDIVIDUAL)

    D

    É facultado a todo aquele que exercer, concomitantemente, mais de uma atividade remunerada sujeita ao Regime Geral de Previdência Social, a escolher a qual se filiar. (DEVE FILIAR-SE A CADA UMA DELAS)

    E

    É segurado obrigatório como contribuinte individual aquele que presta serviço no Brasil a missão diplomática ou a repartição consular de carreira estrangeira e a órgãos a elas subordinados, ou a membros dessas missões e repartições, excluídos o não-brasileiro sem residência permanente no Brasil e o brasileiro amparado pela legislação previdenciária do país da respectiva missão diplomática ou repartição consular. (EMPREGADO)