SóProvas


ID
4890139
Banca
CONSESP
Órgão
Prefeitura de São Pedro - SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Segundo a norma-padrão da língua a concordância nominal, indique a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO D

    As casas eram meia ( tão ) subterrâneas.

    meio ( tão ) subterrâneas

    Quando se relaciona com adjetivos = Não flexiona.

    Meio = numeral fracionário. Virá vinculado a um substantivo e concorda normalmente: meia-noite, meia garrafa, meia folha. Meio = advérbio de intensidade. Virá vinculado a um adjetivo e não se flexiona: meio cansada, meio distraída, meio louca, meio triste.

    -------------------------------------------------------------

    A) A mãe e o irmão estavam desesperados.

    A concordância deve ser estabelecida entre o sujeito e o verbo

    Sujeito composto antes do verbo em regra = Plural.

    Quem estava desesperado?

    A mãe e o Irmão estavam...

    _________________________________________

    B) Muita riqueza e poder possuía ele.

    Ele possuía algo / Muita riqueza e poder

    ____________________________________-

    C) Os fatos falam por si sós.

    : Adjetivo que concorda em número (singular e plural) com o pronome ou substantivo com que se relaciona, assumindo as formas só e sós.

    Só - Sinônimo de apenas advérbio invariável, sinônimo de somente e apenas.

    ____________________________________-

    Fonte: Norma culta.

  • Queremos a incorreta;

    D) As casas eram meia subterrâneas.

    Sempre que a palavra meio puder ser substituída por um pouco será classificado como advérbio e não irá flexionar, logo o correto é meio.

    GABARITO. D

  • (A)A mãe e o irmão estavam desesperados.

    Quando o adjetivo vier posposto a dois ou mais substantivo. Se os substantivos forem de mesmo gênero o adjetivo pode concordar com o mais próximo ou seguir o gênero desses substantivos e ir para o plural, caso os substantivos forem de gênero diferente o adjetivo pode ir para o masculino plural concordando assim com os dois substantivos ou concordar com o ultimo substantivo. ITEM CORRETO

    (B)Muita riqueza e poder possuía ele.

    Quando o adjetivo vem anteposto a dois ou mais substantivo. Se o adjetivo (função de adjunto adnominal) ou o pronome adjetivo vier anteposto a dois ou mais substantivo, o adjetivo concordará com o mais próximo em gênero e número.

    Se o adjetivo (função de predicativo) vier anteposto a dois ou mais substantivo com o verbo sendo de ligação, o adjetivo flexionará para concordar com o mais próximo em gênero e número; se os substantivos forem de mesmo gênero o adjetivo pode seguir o gênero desses substantivos e ir para o plural.

    Se o adjetivo (função de predicativo) vier anteposto a dois ou mais substantivo com o verbo sendo de ação, o adjetivo deverá ir para o masculino plural. ITEM CORRETO

    (C)Os fatos falam por si sós.

    Quando temo as expressões “só e sós”, as mesmas não flexionam em gênero, apenas em número, pois não existe feminino nem masculino pra essas expressões, pois as mesmas são comuns de dois gêneros. Devido a isso, quando elas funcionam como adjetivo com o sentido de “sozinha” flexiona para concordar com a palavra a qual se refere, porém quando funciona como “advérbio” sentido de “unicamente”, “apenas”, “somente”, são invariáveis, não recebem flexão.

    Podemos perceber que no contexto “sós” é um adjetivo, pois não está acompanhado de verbo e tem o sentido de “sozinha”. ITEM CORRETO

    (D)As casas eram meia subterrâneas.

    A palavra “meio” e suas variações pode funcionar como numeral fracionário, adjetivo ou advérbio, fazendo com que sua concordância seja feita de forma diferente.

    Quando “meio” funciona como numeral fracionário ou adjetivo (sentido de “incompleto”, inacabado”) deve flexionar para concordar com substantivo a qual faz referência.

    Quando funciona como advérbio fica invariável (sentido de “um pouco”, “um tanto”).

    ITEM INCORRETO, pois “meio” nesse contexto é um advérbio com sentido de um pouco, portanto não deve flexionar em gênero. O correto é “As casas eram meio subterrâneas”.

    FOCO, FÉ E AÇÃO!

  • A EXPLICAÇÃO DO MATHEUS, EM RELAÇÃO À LETRA "A", ESTÁ ERRADA.

    LETRA "A" - ADJETIVO POSPOSTO A MAIS DE UM SUBSTANTIVO. COMO SE TRATA DE UM PREDICATIVO (O ADJETIVO SE SEPAROU DOS SUBSTANTIVOS POR UM VERBO, DEVERÁ FICAR NO PLURAL, GÊNERO PREDOMINANTE (MASCULINO).

    "A MÃE E O IRMÃO - GÊNERO MASCULINO PREDOMINA.

    OBS:

    "A MÃE E A IRMÃ" - GÊNERO FEMININO PREDOMINA.

  • Faltou concordância nesse enunciado kkkkk