SóProvas


ID
4891792
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Metodologia da Investigação Policial
Assuntos

De acordo com a Doutrina Nacional de Inteligência de Segurança Pública (DNISP), julgue o item abaixo, relativo à atividade de inteligência e à investigação policial.


Conforme disposições da DNISP, a atividade de inteligência, orientada pelos modelos de persecução penal, visa produzir provas de fatos ocorridos ou em fase de planejamento, ao passo que a investigação policial visa produzir conhecimento acerca dos autores dos crimes, com eventual subsídio à produção de provas para processos criminais.

Alternativas
Comentários
  • Preciso de um comentário especializado dessa questão.

  • Errado!

    Existe diferença entre INTELIGÊNCIA POLICIAL e INVESTIGAÇÃO POLICIAL ? 

    Sim, existe. A atividade de Inteligência Policial e a Investigação Policial lidam, invariavelmente, com os mesmos objetos: crime, criminosos, criminalidade e questões conexas. Entretanto, um dos aspectos diferenciadores e relevantes é que, enquanto a Investigação Policial está orientada pelo modelo de persecução penal previsto e regulamentado na norma processual própria objetivando a produção de provas (autoria e materialidade delitiva), a Inteligência Policial está orientada para a produção de conhecimentos com intuito de subsidiar a tomada de decisões nos níveis político, estratégico, tático e operacional. Ou seja, apenas, excepcionalmente, no nível operacional, é que atua com o objetivo de subsidiar à produção de provas em apoio às investigações policiais presididas pelas demais Unidades de Polícia Judiciária. 

    http://www.aipc.policiacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17

  • GAB. ERRADO

    A Atividade de Inteligência de Segurança Pública tem como principal entregar a produção e salvaguarda de conhecimento para subsidiar a tomada de decisão, por esse espectro, seu produto é de suma importância para o êxito das operações integradas a cargo das multiagências encarregadas da prevenção e repressão delitiva .

    Se o resultado de uma Atividade de Inteligência eficiente é de suma importância para o êxito das operações integradas, dependendo do escopo da operação, o mesmo pode se dizer da cooperação técnica entre as Polícias Judiciárias, por meio das Forças Tarefas, que em sua peculiaridade constituem-se em verdadeira atuação integrada na atividade investigativa, em consonância com o conceito desenvolvido na presente DNAISP.

    Nesse sentido, nos últimos anos o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) tem integrado as Forças-tarefas essencialmente por meio de seus órgãos federais, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamento Penitenciário, visando o desenvolvimento de atividades investigativas e operacionais de combate a crimes graves praticados pelo crime organizado e suas subespécies: organizações ou e/ou associações criminosas. Aos órgãos federais têm-se juntado os órgãos de segurança e de sistema prisional dos Estados, que por meio de Acordo de Cooperação Técnica pactuam enfrentar conjuntamente a mesma atividade delitiva. Resultados positivos advindos dessa união de esforços já começam a ser colhidos em várias unidades federativas. Percebe-se assim, que a atuação integrada no âmbito das atividades investigativas sob responsabilidade das Polícias Judiciárias, inclusive a militar, sendo um processo incipiente, depende das rotinas de efetiva atuação conjunta direcionada e balizada segundo os critérios de colaboração e complementaridade necessários à apuração de infrações penais.

    FONTE DNAISP - PORTARIA N 18/2020

  • ERRADO

    MANIA CESPE TROCAR OS CONCEITOS.

  • produzir provas? peguei o gatilho da questão perante esta terminologia. nem precisei ler o restante da questão.

    ERRADO