Na questão aqui a ser analisada, a banca exige que indiquemos qual das alternativas apresenta um característica equivocada da sobre a cultura organizacional. Dito isso, aquelas alternativas que estiverem perfeitas não sofrerão acréscimos em relação ao que a banca apresentou. Entende-se por "incorreta" as alternativas que estão, na verdade, corretas.
A - INCORRETA. Cultura organizacional refere-se a um sistema de significados partilhados mantidos por seus membros que distingue a organização de outras organizações.
B - INCORRETA. A cultura é aprendida transmitida e partilhada, não decorre de herança genética. A cultura organizacional exprime então a identidade da organização, é construída ao longo do tempo e serve de chave para distinguir diferentes coletividades.
C - INCORRETA. Existem três níveis através dos quais a cultura pode ser apreendida: artefatos visíveis, valores compartilhados e pressupostos básicos.
D - INCORRETA. A cultura de uma organização geralmente começa com um fundador ou líder pioneiro que articula e implanta ideias e valores particulares de uma filosofia ou uma estratégia comercial.
E - CORRETA. Dentre as várias funções que a cultura organizacional desempenha nas organizações, pode-se incluir a transmissão de um sentimento de identidade para os membros da organização, bem como guiar e moldar as atitudes e comportamentos dos empregados.
Notamos que a alternativa que não apresentou uma característica que não é da cultura organizacional foi a opção "E", as demais estão, como disse acima, perfeitas, dispensando por isso a adição de mais informações.
GABARITO: E
Segundo Robbins, 1999
1. Criar fronteiras: distingue uma organização da outra;
2. Transmitir um sentimento de identidade para os membros da organização; (e)
3. Facilitar o desenvolvimento do comprometimento, além daquele interesse individual;
4. Intensificar a estabilidade do sistema social;
5. Guiar e moldar as atitudes e comportamentos dos empregados (e). (Prof. Fernando)