SóProvas


ID
4891993
Banca
FAU
Órgão
E-Paraná Comunicação - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

As transformações ocorridas, frutos da globalização, da disseminação da tecnologia da informação, do surgimento das redes mundiais, trouxeram a tona uma nova era cuja fonte fundamental de riqueza é o conhecimento. Assim, as empresas passam a moldar ou adequar seus processos organizacionais à nova economia do conhecimento, surgindo a organização do conhecimento. Referindo-se à APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL e GESTÃO DO CONHECIMENTO, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Conhecimento tácito é o know how/saber fazer da pessoa.

    Conhecimento explícito é quando passa do tácito para o papel. Ex. Um livro.

    Gab. B

  • Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a gestão do conhecimento nas organizações. Neste caso, assinalemos a afirmativa incorreta.

    Sendo bem objetivos, vamos à alternativa "B".

    1° erro: O conhecimento tácito é aquele que se torna facilmente articulável, sendo passível de transmissão,

    2° erro: enquanto o conhecimento explícito é aquele interiorizado, difícil de ser articulado em palavras e por consequência, difícil de ser transmitido.

    Houve uma inversão dos conceitos aqui.

    Vamos entender melhor a seguir.

    GESTÃO DO CONHECIMENTO

    A gestão do conhecimento pode ser vista como um conjunto de atividades que buscam desenvolver e controlar todo tipo de conhecimento em uma organização, buscando usá-los para cumprir seus objetivos.

    O conhecimento pode ser:

    • TÁCITO: Altamente pessoal e difícil de ser formalizado. Podemos vê-lo por meio de opiniões, intuições e valores pessoais.

    • EXPLÍCITO: É objetivo e por isso pode ser passado rapidamente a outros indivíduos. Podemos encontrá-lo por meio dos livros, aulas, manuais, etc.

    Aqui, consideraremos a visão epistemológica da criação do conhecimento. Para essa dimensão, existem dois tipos de conhecimento – tácito e explícito – que resultam em quatro modos de conversão. Os modos são:

    • Socialização: refere-se à conversão do conhecimento tácito para tácito. Envolve, então, o compartilhamento de experiências. Pode ocorrer sem o uso da linguagem, como aponta Cristiana Duran (2016), por exemplo, aprendizes que trabalham observando seus mestres, imitando-os e praticando o que veem.

    • Externalização: é como é conhecida a conversão do conhecimento tácito em explícito. Para que ocorra tal conversão, ocorre o uso de metáforas, conceitos, modelos, hipóteses etc. Essa conversão é desencadeada pelo diálogo ou reflexão coletiva. Explicita-se por meio da linguagem um conhecimento antes pessoal e de difícil explicação.

    • Combinação: referente à conversão do conhecimento explícito para explícito. Nele, ocorre, basicamente, a sistematização de conceitos em determinado sistema de conhecimento. Envolve a combinação de diferentes corpos de conhecimento explícito, como, por exemplo, documentos, reuniões etc. Aqui, a reconfiguração do ocorre por meio da separação, adição, combinação e classificação do conhecimento explícito.

    • Internalização: é o modo que busca incorporar um conhecimento explícito em tácito, relaciona-se ao “aprender fazendo”. Basicamente, ensina a como fazer determinada atividade, por meio documentos verbalizados ou diagramados, manuais ou relatórios orais. Esses meios ajudam a transferir o conhecimento explícito para outras pessoas, buscando torná-las possuidores do conhecimento tácito, o saber fazer.

    Dito isso, concluímos que a alternativa "B" é a correta.

    GABARITO: B

    Fonte:

    DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016