SóProvas


ID
4893295
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto ao uso (presença ou ausência) do “acento” indicativo de crase, está correta a alternativa:

Alternativas
Comentários
  • GAB : Letra B

    Daqui a duas horas chegaremos à cidade de destino. Imagino que, à entrada, haja uma placa com os seguintes dizeres: “Bem-vindo a Naviraí”.

    Daqui a duas horas chegaremos à cidade de destino ----> Não existe presença da crase, pelo fato de ser hora indeterminada. Basta trocar "cidade" por "bairro" que ficará evidente a existencia do artigo junto com a preposição "AO"

    Imagino que, à entrada, haja uma placa com os seguintes dizeres: “Bem-vindo a Naviraí”.----> à entrada é uma locução com crase . Naviraí não pede artigo "A", por exemplo : Bem-vindo á Bahia, pede o artigo "a" , visto que o acento é obrigatório, visto que “Bahia” exigem o artigo. Ninguém diz que nasceu ou vive “em Bahia” ; o que se diz é “na Bahia”, oque é diferente com " Naviraí" o correto é faar " nasci em Naviraí", sendo assim fica claro a falta de necessidade do uso do artigo "A" nesse caso .

  • Gabarito: B

    A palavra daqui é sinônima de: deste ponto, deste lugar, deste momento, deste dia. A preposição a, sem crase, é usada para indicar tempo que ainda não decorreu, ou seja, algo que acontecerá no futuro.

    A expressão daqui a é sinônima de dentro de:

    "Bem- vindo a Naviraí" - Naviraí não pede o artigo 'a' para justificar a crase.

  • GABARITO B

    A) Daqui à duas horas chegaremos à cidade de destino. Imagino que, à entrada, haja uma placa com os seguintes dizeres: “Bem-vindo à Aquidauana”.

    Daqui à duas horas

    Há somente a preposição indicando tempo futuro

    --------------------------------------------------------------------------

    C) O candidato deverá entregar a documentação no período de 7 à 19 de dezembro, no setor de protocolo, que estará aberto ao público de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

    de 7 à 19 de dezembro- Não há crase diante de numerais

    de segunda à sexta-feira - sem crase

    -------------------------------------------------------------------------

    D) Um trecho da estrada que liga Campo Grande à Paranaíba está em péssimas condições de conservação. Pode ser que demoremos de seis à sete horas para completar a viagem.

    de seis à sete horas

    ---------------------------------------------------------------------

    E) de três à quatro horas.

  • Sobre a letra A: Daqui à duas horas chegaremos à cidade de destino. Imagino que, à entrada, haja uma placa com os seguintes dizeres: “Bem-vindo à Aquidauana”. (ERRADO)

    Se fizer referência a um período de tempo impreciso, que não se trate da hora do relógio, não há crase.

    Ex.: Sairei daqui a uma hora ; sairei daqui a duas horas. (não há crase)

  • Pessoal, DESCULPA, mas, continuo sem entender essa crase na letra B, antes da entrada, o colega disse que é uma locução com crase, mas nunca vi isso em livro. Pensei que teria algum sentido, caso o verbo imaginar pedisse a preposição, mas quem imagina não imagina algo? não pede preposição! e se fosse intransitivo que imagina, imagina, também não pediria preposição. AJuda. já pedi comentário do professor, mas demora!

  • Dica sobre a crase antes de nomes de municípios:

    A) Vou a Aquidauana, volto DE Aquidauana. Vejam que na volta não tem DE + A como ocorre, por exemplo, em "vou à Europa, volto da Europa", assim, a letra A tem apenas a função de preposição.

    Agora é só testar nas outras alternativas e aplicar outras regras de uso da crase para confirmar.

  • Creio que na correção da C fica assim:

    O candidato deverá entregar a documentação no período de 7 a 19 de dezembro, no setor de protocolo, que estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

    Gabarito B