-
GABARITO: LETRA D
“A Estrutura formal é planejada e formalmente representada, em alguns de seus aspectos, pelo organograma. Dá ênfase à autoridade, à responsabilidade, à comunicação e ao processo decisório.
A Estrutura informal é constituída das redes de relações sociais e pessoais, não estabelecidas ou requeridas pela estrutura formal e não são reconhecidas oficialmente na organização. Ela proporciona maior rapidez ao processo decisório, reduz distorções, complementa a estrutura formal, motiva e integra as pessoas. Possui como desvantagens a dificuldade de controle e a possibilidade de atritos entre as pessoas.
FONTE: QC
-
GABARITO: LETRA D
Organização formal
É a organização baseada em uma divisão de trabalho racional que especializa órgãos e pessoas em determinadas atividades. É a organização planejada definida no organograma, sacramentada pela direção e comunicada a todos por meio dos manuais de organização. É a organização formalizada oficialmente.
A organização formal, baseada na estrutura organizacional desenhada pela empresa de forma planejada e racional, descrita em normas e regulamentos internos;
- ESTRUTURA FORMAL: é representada pelo organograma da empresa, seus estatutos, leis, formação. É o próprio estatuto da empresa, sendo estático e criando a autoridade formalmente estabelecida.
Organização informal
É a organização que emerge espontânea e naturalmente entre os ocupantes de posições na organização formal e a partir dos relacionamentos humanos como ocupantes de cargos. Forma-se a partir das relações de amizade (ou de antagonismos) e do surgimento de grupos informais que não aparecem no organograma ou em qualquer outro documento formal.
A organização informal, que surge espontaneamente da interação diária entre os indivíduos, de forma não-planejada, a partir das relações humanas.
- ESTRUTURA INFORMAL: não é visível e representa a rede de relações sociais existentes em uma empresa.
Desenvolve-se espontaneamente e não aparecem no organograma. Complementa a Estrutura formal, proporcionando maior rapidez na comunicação e processo decisório, motivando e integrando as pessoas.
Pode ocasionar dificuldade de controle, bem como o surgimento de atrito entre as pessoas. A Moderna
Administração busca a conciliação da estrutura formal e informal.
MEUS RESUMOS DAS AULAS DO PROF. PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimentos sobre a estrutura organizacional formal e informal. Vamos analisar as alternativas apresentadas e proceder às correções que se fizerem necessária. Vamos lá.
A - INCORRETA. A Estrutura Formal: é aquela representada pelo organograma. Todas as relações são formais. Não se pode descartá-la e deixar funcionários se relacionarem quando eles não devem ter relações diretas.
B - INCORRETA. Estrutura Informal: é marcada pelo relacionamento entre as partes fora do organograma, ou seja, as relações não estão previstas.
C - INCORRETA. A estrutura formal é deliberadamente planejada, a informal, não. .
D - CORRETA. Oliveira ( 2006) destaca as vantagens da estrutura informal:
✔ Proporciona maior rapidez no processo;
✔ Complementa a estrutura formal;
✔ Reduz a carga de comunicação dos chefes; e
✔ Motiva e integra as pessoas na empresa.
E - INCORRETA. A estrutura informal surge naturalmente. Ela pode ajudar a empresa, facilitando o trabalho, mas pode, também, atrapalhar, realizando procedimentos errados.
Tendo avaliado as alternativas apresentadas, podemos marcar a alternativa "D".
GABARITO: D
Fonte: OLIVEIRA, Djalma P. R. Estrutura Organizacional. São Paulo: Atlas, 2006.