-
GABARITO: LETRA B
Departamentalização Territorial ou Geográfica
A departamentalização geográfica é interessante quando a empresa está distribuída em um território muito grande. Nesse caso, é importante a empresa descentralizar recursos específicos para cada região. Outro aspecto que pode apontar a necessidade de um tipo desses de departamentalização é quando existem uma diferença e especificidade grande de acesso a mercados consumidores e a pessoas qualificadas, bem como a matérias-primas. Nesses casos, os administradores podem ficar especializados nas demandas e especificidades de cada região. Como exemplo, uma empresa poderia ter gerências nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste etc. Assim, quando a empresa estiver “cobrindo” áreas muito grandes e diferentes, a departamentalização pode ser indicada. Cada setor poderá, através da melhor compreensão de cada região, atingir mais facilmente os objetivos da organização.
FONTE: Série Provas & Concursos - Administração Geral Para Concursos RENNÓ,RODRIGO.
-
A banca simplesmente trocou os conceitos de lugar, colocando cada um em seu devido lugar, fica assim:
Departamentalização por funções: consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro de uma empresa.
Departamentalização geográfica: utilizada por grandes empresas que cobrem grandes áreas e cujos mercados são extensos.
Departamentalização por cliente: é indicada quando o negócio depende de diferentes características de produto que variam o tipo ou tamanho de acordo com o cliente.
Departamentalização por processo: é uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas.
Departamentalização por projetos: utilizada por empresas de grande porte e que envolvam produtos de grande concentração de recursos para a sua produção.
-
A questão em análise exige que tenhamos conhecimento sobre alguns tipos de departamentalização. Analisemos cada alternativa em busca e assinalemos a que estiver de acordo com o que é ensinado na administração geral. Vamos lá.
A - INCORRETA. A departamentalização por função fundamenta-se no agrupamento de atividades por especialidades, isto é, aquelas funções semelhantes são agrupadas em um só departamento, como produção, vendas e finanças. Chiavenato indica em sua obra que a departamentalização por funções é indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram o desempenho de atividades rotineiras e que permaneçam inalteradas por longo prazo.
B - CORRETA. Departamentalização geográfica envolve o agrupamento das atividades, funções ou produtos similares de atender a determinada área geográfica. É mais comum para organizações que têm atuação em grandes áreas. Buscam por meio desse critério obter vantagens econômicas em determinadas operações locais.
C - INCORRETA. A departamentalização por clientes envolve, segundo Chiavenato, a diferenciação e o agrupamento das atividades de acordo com o tipo de pessoa ou pessoas para quem o trabalho e executado. É um importante critério quando a organização lida com diferentes classes de clientes, com características e necessidades distintas. Isso fica evidenciado com a divisão, típica desse modelo, das unidades organizacionais para que cada uma delas possa atender um tipo diferente de cliente, segundo suas preferências e necessidades.
D - INCORRETA. A departamentalização por processos é usada frequentemente nas empresas industriais nos níveis mais baixos da estrutura organizacional, nas áreas de operações ou produtivas. A diferenciação e o agrupamento ocorrem pela sequência do processo de produção. Neste critério, cada setor da organização é dono de um macroprocesso, e cada fase/etapa desse macroprocesso está aos cuidados de uma unidade integrante desse setor.
Processo = um conjunto de atividades estruturadas e destinadas a resultar em um produto específico para determinado cliente.
E - INCORRETA. O modelo de departamentalização por projetos é caracterizado pelo agrupamento das atividades de acordo com os resultados ou saídas (outputs) almejadas. Este tipo exige uma estrutura organizacional flexível e mutável, precisa que a estrutura tenha a capacidade de se adaptar às necessidades dos projetos nela desenvolvidos. É indicada para aquelas organizações que a atividades relacionadas a atividades tecnológicas.
Tendo visto em que consiste cada tipo de departamentalização, podemos marcar a alternativa "B" como correta.
GABARITO: B
Fonte: CHIAVENATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9°ed. São Paulo: Manole, 2014.
-
Gab. B
A) Departamentalização por PROJETO: utilizada por empresas de grande porte e que envolvam produtos de grande concentração de recursos para a sua produção.
B) Parabéns, Você Acertou!
C) Departamentalização por PROCESSO: é uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço, com um começo, um fim, e entradas e saídas claramente identificadas.
D) Departamentalização por CLIENTE: é indicada quando o negócio depende de diferentes características de produto que variam o tipo ou tamanho de acordo com o cliente.
E) Departamentalização por FUNÇÃO: consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as funções principais desenvolvidas dentro de uma empresa.