-
Alguém ajuda nesta daqui?
-
Aprendi que as negações são:
"TODO É" "ALGUM NÃO É";
"NENHUM É " "ALGUM É",
Já as equivalências são:
"TODO É" "NENHUM NÃO É";
"NENHUM É", "TODO NÃO É"
No entanto, essa questão trouxe algo que não consta em nenhum dos itens acima, sinceramente não consegui entender a lógica dela, já que, SE ALGUNS POLÍTICOS SÃO FILIADOS É A MESMA COISA DIZER QUE OUTROS NÃO SÃO FILIADOS, ou seja, não nega nada.
Acredito que o gabarito correto seja a alternativa "C", pois, conforme apresentei acima, a negação de "ALGUM político É filiado" seria "NENHUM político É filiado.
Corrijam-me caso esteja enganado...
BONS ESTUDOS!!!
-
Também não entendi está negando um quatificador lógico - ALGUM - com ele mesmo???
-
Um comentário do professor seria bom nesta questão.
-
Alguns políticos são filiados a partidos.
A negação logicamente construída dessa proposição é:
a) "Nenhum político não é filiado a partidos" é o mesmo que dizer que todos são filiados.
b) "Não existem políticos que não são filiados a partidos" quis dizer também que todos são filiados.
c) "Não existem políticos filiados a partidos" afirmou que nenhum é filiado.
d) "Alguns políticos não são filiados a partidos"
ALGUNS SÂO FILIADOS A PARTIDOS E OUTROS (ALGUNS) NÂO SÂO.
-
2ºQ fundamentos da Lógica. Temos uma proposição categórica , mais especificamente uma PARTICULAR (conteúdo do sujeito) AFIRMATIVA (afirma que algo é de determinada forma) PARCIAL (conteúdo do predicado, o predicado é sempre parcial em proposições AFIRMATIVAS, em NEGATIVAS ele é sempre TOTAL)
A proposição dada pode ser expressa simplesmente por "Algum A é B" e servindo-nos dos diagramas , podemos ter 3 representações para essa proposição:
os conjuntos A e B interseccionados; o conjunto A dentro do conjunto B ou o conjunto B dentro do conjunto A, em todas as 3 diagramações, a proposição manteria sua veracidade, ou seja, em todas as 3, algum A será B.
_______
Agora se pergunte, qual o único diagrama que não corresponderia à informação da proposição em análise? Exatamente, A e B conjuntos disjuntos, ou seja, conjuntos que não se tocam em nenhum ponto, não são internos um ao outro e não são intersecionados, ou seja, a representação da proposição NENHUM A É B ou suas variantes, TODO A NÃO É B, aqui não há inversão indevida, ou seja, SE NENHUM A É B, então é verdade que NENHUM B É A ou TODO B NÃO É A.
Quadro as oposições lógicas:
Toda A é B ---------------------- contrárias --------------------- Nenhum A é B
- - -
- - -
(subalternas) (contraditórias) (subalternas)
- - -
- -
Algum A é B --------------------(subcontrárias)-----------------Algum A não é B
_________________
Perceba que ambas as subcontrárias PODEM SER VERDADEIRAS, ou seja, "Algum A é B" = V e "Algum A não é B" = V é algo POSSÍVEL, isso ocorre porque uma NÃO é a negação lógica da outra, a relação de negação se dá entre proposições que estabelecem entre si relação de CONTRADITORIEDADE, perceba que a relação de contraditoriedade é DIFERENTE da relação de CONTRARIEDADE e de SUBCONTRARIEDADE. Portanto a negação de ALGUNS POLÍTICOS SÃO FILIADOS A PARTIDOS jamais será ALGUNS POLÍTICOS NÃO SÃO FILIADOS A PARTIDOS, já que existe a possibilidade de ambas serem verdadeiras. Uma negação é um inverso lógico, se existe a possibilidade de vc operar sobre algo acreditando ter negado esse algo e constatar que existe a possibilidade de a sua negação e esse alto terem O MESMO VALOR LÓGICO, então vc , em verdade, não negou. A negação OBRIGA a inversão do valor lógico, não é uma possibilidade, é uma decorrência obrigatória.
Olhe o quadro lógico acima:
A negação de TODO A É B é igual a ALGUM A NÃO É B e vice-versa, ou seja, a negação de ALGUM A NÃO É B equivale a TODO A É B;
A negação de NENHUM A É B é igual a ALGUM A É B e vice-versa, ou seja, a negação de ALGUM A É B equivale a NENHUM A É
-
Negação de Proposições simples:
NEGAR A AÇÃO DO VERBO PRINCIPAL.
Então fica:
"Alguns políticos não são filiados a partidos."
LETRA D.
-
Creio que a banca não considerou o "Alguns" como um quantificador lógico. Considerando, portanto, apenas o verbo (são) para a negação da proposição.
-
PEA
Pelo;
Existe;
Alguns.
-
Patética esta questão, feita por quem nada sabe; a negação do quantificador existencial deve ser dada com um quantificador universal; proposições do tipo Algum A é B (como do enunciado) é negado com Nenhum A é B; ora, se digo q Alguns políticos são filiados a partidos, então é intrínseca a afirmação de q outros políticos não são filiados, portanto a opção dada como correta não é a negação do enunciado. O mané q fez a questão limitou-se a negar o verbo, desconsiderando o quantificador; q tristeza!!
-
Ainda fui olhar se anularam, mas a banca permaneceu com letra D.
-
Questão totalmente equivocada. Considerando o enunciado "Algum político é alguma coisa" dizer que "Algum político não é alguma coisa" da no mesmo. O gabarito apenas mostra uma frase equivalente, como falou o colega Marcos.
-
Questão errada.
Algum nega-se com NETÃO.
NE = nenhum
ou
TÃO= todo, não
-
o correto seria NENHUM POLÍTICO É FILIADO A PARTIDO POLÍTICO.
a alternativa que mais se aproxima da resposta é a letra
C) Não existem políticos filiados a partidos, que deveria ser a correta.
-
mano... o cara que elaborou essa questão sabe menos de lógica que o cara que acertou essa questão por que acha usou a lógica de maneira correta para resolvê-la!
-
Essa banca fuma
-
Ficou estranho a resposta:
a negação de " ALGUM A não é B " seria " TODO A É B "
" ALGUMs As não são Bs " seria " TODOs As são Bs "
e o ALGUM pode ser trocado por:
vejamos o exemplo:
“Alguns políticos são filiados a partidos”,
( ~) ficaria:
" TODOS POLITICOS NÃO SÃO FIALIADOS A PARTIDOS " e não Alguns como disse o GABARITO
no meu entender caberia recurso !!!
caso estiver equivocado , por favor comentem.