Para que a questão em análise seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o que está envolvido no recebimento e armazenagem de materiais. Dito isso, marquemos a afirmativa incorreta.
O recebimento de materiais é tido como uma etapa intermediária entre a compra e o pagamento junto ao fornecedor. Renato Fenili divide a classificação de materiais em quatro fases, são elas:
- entrada (etapa de recebimento provisório): envolve a recepção dos veículos, verificação das informações relacionadas à entrega, encaminhamento ao setor de descarga. Nessa etapa, o recebedor assina no documento fiscal, que acompanha o material, apenas para comprovação da data de entrega do material.
- conferência quantitativa (etapa intermediária): verifica se a quantidade declarada pelo fornecedor corresponde à quantidade que foi entregue.
- conferência qualitativa (etapa intermediária): é responsável pela verificação das especificações técnicas dos itens entregues, verifica se estão de acordo com as que foram solicitadas pelo setor de compras.
- regularização: pode ser entendido como o resultado final decorrente das etapas anteriores. Dessa etapa, pode ocorrer a entrada do material no estoque, pode haver a devolução parcial ou total do pedido, ou ainda, pode originar alguma reclamação ao fornecedor por falta de material.
Agora, gente, olhando para as alternativas, o que vemos são conceitos muito bem desenvolvidos, com exceção da alternativa "E". Nela vemos o oposto do que se espera na administração de materiais como um todo, já que se espera um sistema rápido e eficaz, não o que fora dito.
GABARITO: E
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.