SóProvas


ID
49027
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de folkcomunicação, avalie os itens abaixo e indique a opção correta.

( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.

( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de
comunicação coletiva.

( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa: C

    A Folkcomunicação é uma disciplina científica que tem como objetivo o estudo da comunicação popular e o folclore na difusão de meios de comunicação de massa. A denominação inicial, bem como seu conteúdo, foram criados pelo professor Luiz Beltrão em 1967.

    Luis Beltrão afirma que a folkcomunicação é a comunicação dos marginalizados, ou seja, daqueles que estão à margem da grande mídia e precisam comunicar aos seus pares alguma informação. Então em 1967 Beltrão defendeu a tese de que Folkcomunicação é um estudo dos agentes e dos meios pululares de informação de fatos e expressões de idéias.

    Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, idéias e atitudes da massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore.

    Fonte:http://www2.metodista.br/unesco/agora/pmc_acervo_pingos_fabio.pdf

    Bom estudo ;)
  • Primeiro item: ( ) O pesquisador brasileiro Luiz Beltrão desenvolveu o conceito de folkcomunicação, que hoje integra o universo das Ciências da Comunicação.
    Resposta: Verdadeiro

    Luiz Beltrão foi o primeiro doutor em comunicação no Brasil. Foi um pioneiro da pesquisa científica sobre comunicação, produzindo livros, artigos e material didático para estudantes e profissionais da área. O termo folkcomunicação foi criado por ele, nos anos 60, em uma tese de doutorado da Universidade de Brasília (UnB).

    Segundo item: ( ) A folkcomunicação estuda o folclore como um dos grandes canais de comunicação coletiva.
    Resposta: Verdadeiro

    A definição de folkcomunicação, pelo próprio Beltrão, é a seguinte: Folkcomunicação é, assim, o processo de intercâmbio de informações e manifestação de opiniões, ideias e atitudes de massa, através de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore. Ou seja, as tradições culturais brasileiras representam uma importante fonte de comunicação coletiva. Importante destacar que nem toda manifestação folclórica é considerada jornalística.

    Terceiro item: ( ) O conceito original de folkcomunicação está ligado à luta de classes e trata da contestação à cultura dominante. Os estudos iniciais de folkcomunicação já mostravam que grupos sociais, como os artesãos, mesmo involuntariamente, são capazes de criar peças de arte com características críticas ao poder estabelecido.
    Resposta: Falso

    O conceito original de folkcomunicação está ligado à vinculação estreita entre folclore e cultura popular. A definição acima é mais compatível com uma vertente do marxismo, chamada de marxismo cultural, que procura aplicar a teoria crítica da sociedade da Escola de Frankfurt à análise das sociedades ocidentais e do papel da mídia. Os mentores do marxismo cultural são Georg Lukács (1875-1971) e Antonio Gramsci (1891-1937).
    Resposta final: C

    Para quem quiser se saber mais sobre o tema folkcomunicação, leia o seguinte livro:
    MELO, José Marques de. Mídia e Cultura Popular – História, Taxionomia e Metodologia da Folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008. 235 p.

    Prof. Fábio Formiga www.pontodosconcursos.com.br

  • A primeira está correta ou, nos padrões pedidos pela ESAF, é verdadeira. Iniciada no Brasil por Luiz Beltrão nos anos 1960 os estudos sobre a Folkcomunicação se expandiram (para a Europa e America Latina) e hoje faz parte das Ciências da Comunicação.
    A segunda assertiva também é verdadeira. A Folkcomunicação estuda como as manifestações culturais populares e o folclore se expandem; se sofrem e como sofrem influencias da comunicação massiva. “(...) Enquanto os discursos da comunicação social são dirigidos ao mundo, os da Folkcomunicação são dirigidos a um mundo(...) das classes integradas da sociedade (BELTRÃO, 1980, p.40)”.
    A terceira assertiva é falsa. Nos estudos da Folkcomunicação não existeabordagem da luta de classe, embora ela fale sobre os marginalizados – isto pode confundir os menos atentos. A Folkcomunicação estuda a comunicação popular, que não se utiliza dos meios de comunicação formais. A assertiva coaduna com os Estudos Culturais que tinham o objetivo de verificar a relação entre a sociedade e as mudanças sociais; a cultura representa um espaço de luta pela hegemonia e a política seria uma luta por outra cultura (nova).
    Logo, alternativa correta é a (C).
    STN 2013 – COMUNICAÇÃO
    PROFESSORAS: CINTIA MORENO E JANAINA CARVALHO
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br  50
  • Folkcomunicação é uma disciplina científica criada pelo professor e jornalista Luiz Beltrão, em sua tese de doutorado, “Folkcomunicação: um estudo dos agentes e dos meios populares de informação de fatos e expressão de ideias” defendida em 1967 na UnB. Em sua tese, Beltrão (2004, p. 47) definiu a Teoria da Folkcomunicação como sendo “o processo de intercâmbio de informações e manifestações de opinião, ideias e atitudes da massa, por intermédio de agentes e meios ligados direta ou indiretamente ao folclore”, e expôs que a importância da teoria era “a necessidade imprescindível de estarmos atentos a essa forma esquisita do intercâmbio de informações e ideias entre os dois brasis, no interesse da afirmação e do desenvolvimento nacional”.

    (...)

    Em 1980, com o livro Folkcomunicação: a comunicação dos marginalizados Beltrão ampliou suas pesquisas. Nesse livro estabelece a audiência do sistema da folkcomunicação. Beltrão (1980, p. 39) percebe que o usuário do sistema da folkcomunicação é um indivíduo frequentemente marginalizado, ou seja, vive à margem de duas culturas: a hegemônica e aquela específica de seu grupo. Desse modo, sofre influência de ambas, constituindo um híbrido cultural. O marginal “é um indivíduo à margem de duas culturas e de duas sociedades que nunca se interpenetram e fundiram totalmente”.

    (...)

    Outra importante contribuição para os estudos de Folkcomunicação, vem do ex-aluno de Beltrão, Roberto Benjamin. No livro Folkcomunicação no contexto da massa, define a nova abrangência da Folkcomunicação em seis tópicos:

    (1) A comunicação interpessoal e grupal ocorrente na cultura folk;

    (2) A mediação dos canais folk para a recepção da comunicação de massa;

    (3) A apropriação das tecnologias da comunicação de massa (e outras) e o uso dos canais massivos por portadores da cultura folk;

    (4) A presença de traços da cultura de massa absorvidos pela cultura folk;

    (5) Apropriação de elementos da cultura folk pela cultura de massa e pela cultura erudita; e

    (6) A recepção da cultura folk de elementos de sua própria cultura reprocessada pela cultura de massa.