SóProvas


ID
4903348
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Os direitos fundamentais aplicam-se a todos os indivíduos, independentemente de sua nacionalidade, sexo, raça, credo ou convicção político-filosófica. Tal afirmação versa sobre a relação entre Direitos Humanos e Estado, consolidando o Princípio da

Alternativas
Comentários
  • Tal universalidade dos direitos humanos fundamenta-se nas premissas da igualdade em dignidade e valor de todos os seres humanos, sem discriminação.

  • Gabarito B

    O princípio da UNIVERSALIDADE tem como sentido atribuir os direitos humanos a TODOS os seres humanos, não importando nenhuma outra qualidade adicional, isto é, inexiste discriminação para sua aplicação, e, independe de fronteiras.

    Lembrando que, tal princípio foi inserido na "Declaração de Viena" (2º conferência mundial da ONU sobre os Direitos Humanos-1993)

  • Assertiva B

    consolidando o Princípio da Universalidade

  • LETRA "B"

    Universalidade

    Os direitos humanos não se destinam apenas a grupos isolados, mas sim a todas as pessoas. Trata-se, pois, de elemento inerente à existência do ser humano, que a este deve ser assegurado independentemente do preenchimento de qualquer condição; basta “ser” humano.

  • GABARITO - B

    Universalidade

    Direitos humanos são universais para o universo das pessoas

    Não fazem acepção às pessoas (classe social; cor; identidade política; identidade sexual; dentre outras características que não são interessantes para o âmbito da proteção) (podem ter interesse para um Estado opressor, que utilizará essas características para reprimir pessoas)

    imprescritibilidade

    Direitos humanos são imprescritíveiS

    Pode-se reclamar em qualquer tempo, desde que respeitado a forma

    Fonte - G7 jurídico

  • essas desgraças de questões de curso de formação, heim Qc
  • Conferência de Viena em 1993 deu destaque para as características de UNIVERSALIDADE e INDIVISIBILIDADE dos Direitos Humanos.

  • Gab. "B"

    Características:

    Universalidade (Gabarito)

    Essencialidade

    Relatividade

    Historicidade

    Indivisibilidade e Interdependência

    Imprescritibilidade

    Inalienabilidade

    Irrenunciabilidade

    Inexauribilidade

    Vedação ao Retrocesso

  • GAB. B

    Universalidade: Todas as pessoas do mundo têm direito, desde que faça parte da espécie humana.

  • São características dos Direitos Humanos:

    Irrenunciabilidade

    Os direitos humanos não podem ser objeto de renúncia por seus titulares. Ao albergar a irrenunciabilidade como característica, o Estado tutela as pessoas humanas, impedindo que elas possam, por seu arbítrio, abrir mão de direitos que são inerentes à sua condição existencial.

    Historicidade

    Os direitos humanos não nasceram em momento histórico único. Eles foram surgindo e se aprimorando conforme a evolução das sociedades. É por isso que todo direito humano carrega uma longa história, geralmente marcada por lutas intensas, até seu firmamento e positivação nas ordens jurídicas dos Estados.

    Universalidade

    Os direitos humanos não se destinam apenas a grupos isolados, mas sim a todas as pessoas. Trata-se, pois, de elemento inerente à existência do ser humano, que a este deve ser assegurado independentemente do preenchimento de qualquer condição; basta “ser” humano.

    Os direitos humanos aplicam-se a TODOS os indivíduos, sem nenhuma distinção.

    Essencialidade

    Os direitos humanos são essenciais, e diante dessa condição (e característica), gozam de status normativo diferenciado perante o ordenamento jurídico, ao menos o brasileiro. Como exemplo, veja-se que o §3º, do art. 5º, da CRFB/88 confere status de emenda constitucional aos tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que sejam recepcionados no Brasil mediante o quórum de referida espécie legislativa. Veja-se, pois, o mencionado dispositivo constitucional.

    Inalienabilidade

    Os direitos humanos não podem ser vendidos, alienados. É o próprio ordenamento nacional que fixa a impossibilidade de disposição desses direitos, tendo em vista a proteção da pessoa humana.

    Inexauribilidade

    Os direitos humanos são inesgotáveis, isto é, não estão sujeitos a rol taxativo. Admite-se, sempre, a ampliação do leque de direitos humanos, mas não sua redução.

    Sobre a inexauribilidade dos direitos humanos, veja-se o parágrafo segundo, do art. 5º, da CRFB/88.

    Imprescritibilidade

    Por via de regra, os direitos humanos são exercitáveis a qualquer tempo. E desse fato decorre a impossibilidade de estarem sujeitos a prazo prescricional. Mesmo que não exercidos durante certo lapso temporal, os direitos humanos não deixam de ser exigíveis em razão disso.

    Os direitos humanos NÃO prescrevem, podem ser reclamados a qualquer tempo.

    Inviolabilidade

    É dever do Estado, bem como dos particulares, não violar os direitos humanos. No entanto, caso ocorra à violação, o Estado tem o dever de agir de maneira eficaz e voltada a sanar a lesão o mais rápido possível, bem como adotar as medidas necessárias para que a violação não volte a ocorrer.

    Vedação ao Retrocesso

    O rol de direitos humanos pode ser ampliado, mas não minorado. Por isso se diz, inclusive, que existem “dimensões” e não “gerações” de direitos. Enquanto a primeira expressão comporta uma somatória de direitos, a segunda é indicativa de restrição, de exclusão de direitos.

  • A questão mais facil resolvido hoje

  • LETRA B

    UNIVERSAL = PARA TODOS

    RUMO A PMCE 2021

  • essas questão que tem duas resposta acho sacanagem serio msm a banca faz isso pq ai ela decide quem tem a vaga ou não entenderam? pq se ela coloca a resposta na C e ela dizer que é o gabarito quem vai mudar isso?