SóProvas


ID
4903351
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direitos Humanos
Assuntos

Com base na relação entre Direitos Humanos e Estado, aplica-se o Princípio da Efetividade, segundo o qual

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Em suma, o princípio da MÁXIMA EFETIVIDADE das normas constitucionais (ou princípio da interpretação efetiva) consiste em atribuir na interpretação das normas oriundas da Constituição o sentido de maior eficácia, utilizando TODAS as suas potencialidades, sendo utilizado com maior incidência no âmbito dos direitos fundamentais, embora deva ser aplicado a todas as normas constitucionais.

    fonte: rede de ensino LFG

  • GABARITO - A

    O Poder Público deve atuar de modo a garantir a efetivação dos direitos e garantias fundamentais, usando inclusive mecanismos coercitivos quando necessário, porque esses direitos não se satisfazem com o simples reconhecimento abstrato.

  • gabarito letra A

    ]

  • gabarito de letra "A"

    só vem PM-PA.

  • Característica de Dir. Humanos - Efetividade: Não é suficiente o mero reconhecimento abstrato dos Direitos Humanos Fundamentais, que devem ser garantidos na prática, mediante mecanismos coercitivos voltados para essa finalidade.

    Fonte: Estratégia Concursos

    Gab: A

  • O princípio da máxima efetividade das normas constitucionais (ou princípio da interpretação efetiva) consiste em atribuir na interpretação das normas oriundas da Constituição o sentido de maior eficácia, utilizando todas as suas potencialidades.

    GAB: A

  • LETRA A

    Tem que efetivar os direitos e garantias fundamentais, porém, se preciso vai utilizar a coerção EX: Policial dá a ordem de prisão e o incriminado tenta resistir, o policial tem o total direito licito de usar da coerção

    RUMO A PMCE 2021

  • Gabarito A

    De nada adiantaria a mera previsão abstrata de direitos se o Estado não dispusesse dos meios necessários à sua concretização. Conferir efetividade significa fazer incidir na realidade social, isto é, transformar o “dever ser” em “ser”. Em relação aos direitos humanos, é prática (infelizmente) usual em muitos países a previsão abstrata de direitos, aos quais, no entanto, não é dada qualquer efetividade. Entre os direitos que mais sofrem com essa situação estão os relacionados à liberdade religiosa.