SóProvas


ID
4903726
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-SE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Criminalística
Assuntos

Com relação à investigação em local de crime, julgue o item que se segue.


A forma de execução de um homicídio pode ser definida a partir da observação da posição do cadáver no local do crime, dos vestígios biológicos e de eventuais elementos balísticos arrecadados.

Alternativas
Comentários
  • o lúcio weber é um cara que ja fez muitas questões aqui no qconcursos, dessa forma, algumas dicas ou informações que ele trás são interessantes para a resolução de algumas questões as quais temos dúvidas ou até mesmo não sabemos resolver. vale observar alguns comentários dele.

  • Resumindo tu não falou nada.

  • Vestígios de natureza biológica são todos aqueles derivados de organismos vivos.

  • Errei porque pensei que o corpo poderia ter sido movimentado, então nem sempre podemos prever a forma de execução do crime pela posição do cadáver. Existem outros meios para identificar . mas o CESPE não quer saber disso

  • A forma de execução de um homicídio pode ser definida a partir da observação da posição do cadáver no local do crime, dos vestígios biológicos e de eventuais elementos balísticos arrecadados.

    Gabarito: CERTO, partindo do pressuposto que o local está preservado e idôneo. O comentário da colega Thaliny está correto, o corpo pode ter sido movimentado, mas a banca disse no próprio enunciado que a forma de execução pode ser definida, ou seja, é uma possibilidade, e não uma certeza em todos os casos.

    Alguns exemplos que ilustram essa questão:

    *Na morte por precipitação, a distância do corpo em relação à plataforma de queda pode indicar queda acidental ou levar à hipótese de suícidio ou homicídio.

    *Pode-se inferir se a vítima foi movimentada ou não pela posição do corpo

    *No caso de vítimas com cabelos longos, o posicionamento dos cabelos por inércia pode também mostrar como foi a queda da vítima

    *Disposição geral das vestes também fornece elementos sobre a forma de execução do homício, sugerindo se houve ou não luta, por exemplo

    *Os padrões de manchas de sangue também podem ser interpretados

    *O posicionamento dos elementos balísticos pode indicar a posição do atirador, se havia mais de um atirador no local, etc.

  • A palavra mais importante dessa questão: "pode".

  • Acreditava eu que para DEFINIR a forma de execução de um homicídio (com cadáver), necessariamente, há de ter autópsia.

  • GAB. Certo. Trata-se do perinecroscopico. exame de local. Tudo que ali for encontrado pode servir de prova. Para a criminalística local do crime é: Toda área física ou virtual na qual tenha ocorrido um fato que possa assumir a configuração de infração penal, se estendendo ainda a qualquer local que possua vestígios relacionados à ação criminosa. Daí a importância da preservação do local, conforme o art. 158, § 1º O início da cadeia de custódia dá-se com a preservação do local de crime ou com procedimentos policiais ou periciais nos quais seja detectada a existência de vestígio. (Incluído pela Lei nº 13.964, de 2019) § 2º O agente público que reconhecer um elemento como de potencial interesse para a produção da prova pericial fica responsável por sua preservação.