-
A questão é técnica/regional e varia de corporação para corporação. Não há lei criando procedimento padrão.
O acionamento via central se torna mais fácil e eficaz, uma vez que, o operador da central tem formas mais rápidas de acionar a perícia ou qualquer outra instituição para prestar apoio (em situações semelhantes). Coisa que o policial, lá na ponta, levaria muito tempo (e não teria como comprovar o acionamento).
Também é importante pois gera protocolos que criam possibilidade de fiscalização pelo órgão gestor.
No DF, antes era o CIAB, agora o popular, COPOM. Nessa central os protocolos de comunicação/resposta ficarão registrados.
-
GABARITO: CERTO.
-
Histórico
O Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) 190 foi inaugurado no dia 02 de abril de 2009 pelo então governador do Estado Marcelo Déda, ao lado do ministro da Justiça, Tarso Genro, com o objetivo de centralizar todo o atendimento à população sergipana num só local, coordenando as ações das Polícias Militar e Civil, incluindo a Polícia Técnica e o Corpo de Bombeiros, para oferecer muito mais agilidade e precisão no atendimento aos cidadãos.
A inauguração ocorreu na sede do Ciosp, na avenida São Paulo, num ato que marca o início de um novo capítulo na história da prestação dos serviços de segurança pública em Sergipe, agregando modernidade, eficiência e ação integrada dos organismos de segurança estatais.
Banco de dados
A partir de um convênio de transferência de tecnologia com a empresa de telefonia Oi, a central é capaz de localizar em seu banco de dados uma ligação de qualquer local do Estado, avaliar o tipo de atendimento solicitado e disponibilizar uma das viaturas monitoradas por GPS para atender a ocorrência. Da mesma forma, a central também aciona o Corpo de Bombeiros e até a Polícia Técnica, a depender da natureza da ocorrência.
Monitoramento
A central de atendimento e o centro de monitoramento do Ciosp conta com imagens de câmeras instaladas, que trabalham no monitoramento do Centro da capital, além de contar com imagens de câmeras que ficam localizadas no bairro Siqueira Campos, que concentra grande atividade comercial, na avenida Francisco Porto, que concentra diversas agências bancárias, na orla da Atalaia, entre outros.
Abraços
-
Fazer uma campanha pra o qconcursos.com retirar todas as questões de curso de instrução
-
Complicado. Ao menos coloque as questões de curso de instrução em uma aba separada, como é com as questões da OAB, ENEM e Militares.
-
PROCEDIMENTOS INICIAIS (LOCAL DE CRIME):
- Após a solicitação da perícia (podendo ser feita pela Polícia Militar ou pelo Delegado de Polícia) o Perito deve fazer as seguintes constatações:
1º - Registrar a hora e o local de acionamento da perícia
2º - Registrar a autoridade solicitante
3º - Registrar o tipo de exame solicitado
-
Uma questão assim quebra.
Por aqui em SP, a requisição da perícia é feita pelo DP, pela mensagem de perícia, após cientificação do delegado de plantão.
Pelo visto esse procedimento varia de estado para estado.
-
Aqui na Paraíba, o CIOP (Policia militar), é quem avisa ao delegado, ou já avisa ao policial civil que fica na central telefônica de rádio, no mesmo prédio da do CIOP, na Secretaria de Segurança.
-
bando de concurseiro chorão! Façam a questão e parem de mimimi! Isso é concurso pra polícia! Não é baitolagem !