-
A vagarosidade do enunciado nos permite entender "erro gramatical" por qualquer um que seja atentatório contra os princípios que reclamam o asseio da boa escrita e/ou pronúncia. Sendo assim, em todas as alternativas há erros de alguma natureza — à exceção da alternativa A. Inspecionando cada item sob olhar crítico para todo e qualquer desvio existente aos padrões normativos do idioma, não há gabarito para essa questão; entretanto, se for tido em conta que houve equívoco na redação do enunciado e quer-se a alternativa em que NÃO HAJA erro gramatical, chega-se a uma resposta.
a) Certos redatores cobrem a língua portuguesa de estranhos vícios que desconcertam a todos os brasileiros, pois temos uma habilidade verbal impressionante, embora combatida sem sucesso por quem não sabe escrever.
Correto. É a única alternativa cuja redação acha-se livre de erros;
b) Essa moça é nossa colaboradora e crítica dedicada, nos enviando informações todos dias.
Incorreto. Há solecismo de colocação pronominal. O pronome "nos" deveria aparecer enclítico ao verbo "enviando", por não poder, o pronome, encabeçar o período, além de haver precisão de ajustes no segmento "todos dias": carece de um artigo definido determinando o substantivo. Correção: "(...) enviando-nos informações todos os dias";
c) O novo modelo mostra que os caminhões Scania, a anos apelidados de “rei da estrada”, não são reis apenas nas estradas.
Incorreto. Apresenta-se, na frase em tela, noção de tempo pretérito, passado. O termo destacado em vermelho deveria ser substituído pela forma verbal "há", que indica ação passada. Correção: "(...) há anos apelidados de 'rei da estrada'...";
d) O limite de atuação do campo topográfico é aquele em que se pode desprezar o erro causado pela curvatura da Terra sem que aja prejuízo de precisão do levantamento topográfico.
Incorreto. A forma verbal "aja" corresponde ao verbo "agir"; na frase em tela, deseja-se imprimir à mensagem o sentido de existência, portanto se deve alterá-la para "haja", forma verbal do verbo "haver";
e) Os alunos devem apresentar declaração de pertencimento a uma comunidade não governamental, cujo o modelo se encontra na internet.
Incorreto. Não se segue o pronome relativo "cujo" de artigos definidos (o, os, a, as). Correção: "(...) cujo modelo se encontra na internet".
Letra A
-
Sem o shelking esse site não valeria a pena em se tratando de língua portuguesa.
-
a questão cobra a alternativa errada,não entendi nada.
-
eu também não entendi, qual é errada? não é a A
-
A questão está errada. Mas Sr. Shelking, é correto falar "desconcertam a todos"? Não seria o correto "desconcertam todos" uma vez que o verbo é direto? Alguém pode ajudar?
-
Selecionei uma alterativa com ERRO GRAMATICAL, conforme o enunciado e tomei na cabeça.
Tá "S"erto.
-
Erro da letra A em negrito.
Certos redatores cobrem a língua portuguesa de estranhos vícios que desconcertam a todos os brasileiros, pois temos uma habilidade verbal impressionante, embora combatida sem sucesso por quem não sabe escrever.
Explicação:
Concerto com C - musical
Conserto com S - verbo consertar algo impróprio
Bom, dessa forma acertei a questão.
-
A letra "C "
Também tá errada.
C) O novo modelo mostra que os caminhões Scania, a (HÁ) anos apelidados de “rei da estrada”, não são reis apenas nas estradas.
-
Letra D possui um erro na palavra AJA. Haja - ter, Aja - Agir.
-
existe erro gramatical também na letra D...
sem que aja prejuízo
ESSE "AJA" É DO VERBO AGIR
O CORRETO SERIA "HAJA" DO VERBO HAVER
-
E, também está errada pois não se pode colocar artigo depois da pronome cujo.
-
segui o enunciado da questão e marquei somente a errada. o enuniado so citou a questão errada e não as questões erradas
-
Questão com enunciado incorreto.
-
O novo modelo mostra que os caminhões Scania, a anos apelidados de “rei da estrada”, não são reis apenas nas estradas.
"Há anos apelidados..."
Tenho pra mim que o "A" deveria ser "HÁ" o qual denota tempo transcorrido!
-
Não seria a alternativa que não há erro gramatical?
-
Não seria a alternativa que não há erro gramatical?
-
a questão pede o item errado e não o certo, alguém mais entendeu assim?
-
todas tem algum erro. não entendi foi nada
-
Todas as assertivas estão incorretas.
a) Certos redatores cobrem a língua portuguesa de estranhos vícios que desconcertam (desconsertam, de consertar) a todos os brasileiros, pois temos uma habilidade verbal impressionante, embora combatida sem sucesso por quem não sabe escrever.
b) Essa moça é nossa colaboradora e crítica dedicada, nos enviando (enviando-nos, pois o pronome não pode encabeçar período) informações todos dias (todos os dias).
c)O novo modelo mostra que os caminhões Scania, a anos (há anos) apelidados de “rei da estrada”, não são reis apenas nas estradas.
d) O limite de atuação do campo topográfico é aquele em que se pode desprezar o erro causado pela curvatura da Terra sem que aja (haja) prejuízo de precisão do levantamento topográfico.
e) Os alunos devem apresentar declaração de pertencimento a uma comunidade não governamental, cujo o (cujo apenas) modelo se encontra na internet.
-
Não estou entendendo os concurseiros .... a questão pede a opção errada a meu ver é letra E onde o verbo não concorda com o sujeito. Será que estou comendo mosca?!!!
-
"A anos apelidados de 'Rei da estrada', não são reis apenas na estrada." Que onda é essa?!
-
Questão interessante embora não permita uma resposta alinhada ao enunciado.
A palavra "desconcertam" até caberia no contexto da oração. Contudo, a preposição a que vem antes de todos a torna a questão errada. É que o verbo desconcertar, em todas as suas variações, não é VTI. O que será que ocorreu com esta questão?!
Abaixo, um fragmento retirado do dicionário Michaelis On-line.
desconcertar
des·con·cer·tar
vtd e vpr
1 Fazer perder ou perder a boa ordem ou disposição; desarmonizar, desordenar, desorganizar: Os ataques terroristas desconcertaram todo o país. A cidade desconcertou-se com a violência gerada pelo tráfico.
https://michaelis.uol.com.br/moderno-portugues/busca/portugues-brasileiro/desconcertar/
-
O correto não seria: "Reis das estradas"?
-
Todas estão incorretas.
-
Até agora a questão mais controversa que encontrei o qconcursos! Foram tiros para todos os lados! kkkkk
GAB.:" A" (assinalado pela banca, o que não quer dizer que esteja efetivamente correta)
-
[...] cujo o modelo se encontra na internet. Ué, pensei que não se usava artigo após o pronome "cujo(a)"
-
a) Certos redatores cobrem a língua portuguesa de estranhos vícios que desconcertam a todos os brasileiros, pois temos uma habilidade verbal impressionante, embora combatida sem sucesso por quem não sabe escrever.
-
A: Desconcertado ou desconsertado: As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Porém, seus significados são diferentes e devem ser usadas em situações diferentes. A palavra desconcertado se refere a alguma coisa ou a alguém sem harmonia, sem ordem, que está confusa, desorientada. A palavra desconsertado se refere a alguma coisa desarranjada, avariada. Eu entendo que cabem as duas no texto.
E: Embora comum, é errado usar artigos definidos depois do pronome "cujo"