-
Eliana quebrou. Diogo mentiu, respectivamente.
Abreu falou a verdade, Eliana foi quem quebrou! E Diogo mentiu ao afirmar que teria sido Abreu que tinha quebrado.
-
Como resolver isso? Socorro.
-
GABARITO LETRA "E"
1 PESSOA MENTIU E 4 FALARAM A VERDADE. NESSE TIPO DE QUESTÃO PROCURE UMA CONTRADIÇÃO ENTRE DUAS PESSOAS.
ANALISANDO O QUE CADA UM FALA, OBSERVE O QUE ELIANA DIZ: DIOGO ESTÁ MENTINDO, OPÁ! ENTÃO, ELIANA MENTE OU DIOGO MENTE, UM DOS DOIS ( OU FALO A VERDADE OU ESTOU MENTINDO ). LEMBRE-SE DE QUE O RESTO FALA A VERDADE. VEJA O QUE ABREU DIZ: FOI ELIANA, ENTÃO ABREU FALA A VERDADE, JÁ ACHAMOS QUEM QUEBROU A VIDRAÇA (ELIANA). COM ISSO JÁ DA PARA MATAR A QUESTÃO NA LETRA 'E'. PORÉM, VAMOS AOS FATOS. SE 1 MENTE E 4 FALAM A VERDAE, E EU JÁ SEI QUE FOI ELIANA QUEM QUEBROU A VIDRAÇA, MESMO SENDO ELA QUE QUEBROU, A MESMA FALA A VERDADE, QUANDO DIZ QUE DIOGO MENTIU, ENTÃO O MENTIROSO É DIOGO.
ESPERO QUE COMPREENDAM MEU RACIOCÍNIO!!!
-
Para quem tá com dúvida a resolução por vídeo
https://www.facebook.com/proffelippeloureiro/videos/1526172514438628/
-
Por exclusão se chega à conclusão q Diogo mentiu, mas por quê? Vejamos, se Abreu mentiu, então tb Eliana está mentindo (e o enunciado diz q somente 1 mente); mesmo discurso com Bernardo, se ele mente, Eliana tb mentiu; mesmo discurso com Célio, se ele mente, tb Eliana mentiu; chegando a Eliana (pulando o Diogo) se ela mente, então significa q Diogo diz a verdade e ele afirma q foi um entre Abreu e Célio e isso entra em contradição com o q falou Célio, portanto seriam 2 mentiras, daí se chega à conclusão de q é Diogo q mentiu; partindo da premissa q o q Diogo fala é mentira, se sabe q não foi Abreu e nem Célio e como Diogo é o mentiroso, então tb o q fala Bernardo é verdade e ele diz q não foi ele e nem Diogo, resumindo, não foi Diogo e nem Bernardo (pois este último diz a verdade) e tb não foram Abreu e Célio (pois quem afirma isso é o mentiroso Diogo), portanto quem fez foi Eliana. Diogo mentiu e Eliana quebrou, letra E.
-
“Foi a Eliana”, disse o Abreu. = Verdadeiro V
- “Não fui eu, nem o Diogo”, disse o Bernardo. = Verdadeiro. No conectivo E temos duas Verdades para ser verdadeiro. Logo não foi o Bernardo e Nem o Diogo. V e V = V
- “Foi a Eliana ou o Bernardo”, disse o Célio. = Verdadeiro. No conectivo OU precisamos de pelo menos uma verdade. Se não foi Bernardo, logo tem que ser Eliana. V ou F = V
- “Foi o Abreu ou o Célio”, disse o Diogo = Falso. Se Diogo está mentindo. Então não foi Abreu e nem Célio.
- “O Diogo está mentindo”, disse a Eliana. Verdadeiro
As proposições simples consideramos como verdadeiras porque fica mais fácil pra comparar com os conectivos compostos. Duas afirmações nos levam que Eliana é culpada e e que Diogo mentiu.
-
Dei uma roubada e vi que em nenhuma alternativa o Abreu era o mentiroso, então não tem como ele ter mentido e, se ele falou a verdade, entregou a culpada, Eliana. Nessa situação bem específica, dava pra responder sem muito esforço. Infelizmente nem sempre é assim.
-
eliminem todos que o Diogo citou, já que Eliana diz que Diogo mente.
só vem PM-PA.