SóProvas


ID
4910251
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPE-AM
Ano
2003
Provas
Disciplina
Direito do Consumidor
Assuntos

Quanto ao Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CBDC) — Lei n.º 8.078/1990 —, julgue o item abaixo.


Para fins da incidência do CBDC, o conceito legal de consumidor é de base econômica e não sociológica, ou seja, pode considerar-se consumidor, em princípio, qualquer pessoa que adquira bens ou serviços como destinatário final, independentemente da classe ou do grupo social a que pertença.

Alternativas
Comentários
  • Na doutrina, duas correntes se formam a respeito do conceito de consumidor para explicar o que seja "destinatário final".

    1) Finalista: a doutrina finalista (ou subjetiva), partindo do conceito econômico de consumidor, propõe que a interpretação da expressão destinatário final seja restrita, fundamentando-se no fato de que somente o consumidor, parte mais vulnerável na relação contratual, merece a especial tutela. Assim, o consumidor seria o não profissional, ou seja, aquele que adquire ou utiliza um produto para uso próprio ou de sua família. Em outras palavras, o destinatário final é o que retira o bem do mercado ao adquirir ou simplesmente utilizá-lo (destinatário final fático), é aquele que coloca um fim na cadeia de produção (destinatário final econômico), e não aquele que utiliza o bem para continuar a produzir, pois ele não é o consumidor final, já que está transformando e utilizando o bem para oferecê-lo, por sua vez, ao cliente, consumidor do produto ou serviço.

    2) Maximalista: para teoria maximalista, com base no conceito jurídico de consumidor, o destinatário final seria somente o destinatário fático, pouco importando a destinação econômica que lhe deva sofrer o bem. Assim, para os maximalista, a definição de consumidor é puramente objetiva, não importando a finalidade da aquisição ou do uso do produto ou serviço, podendo até mesmo haver intenção de lucro.

    Fonte: Direito do Consumidor - Leis Especiais para concursos do Leonardo Garcia.

  • CONSUMIDOR TEORIAS

    TEORIA FINALISTA OU SUBJETIVA

    • Consumidor seria o NÃO profissional
    • É o que retira o bem do mercado ao adquirir ou simplesmente utilizá-lo e coloca um fim na cadeira de produção
    • Destinatário final fático - STJ
    • Consumidor = Destinatário fático + econômico

    TEORIA MAXIMALISTA OU OBJETIVA

    • Consumidor seria apenas o destinatário fático, pouco importando a destinação economica que o bem venha a sofrer
    • Consumidor = Destinatário fático

    STJ: CDC adotou a teoria finalista. Admite mitigação (vulnerabilidade no caso concreto - vulnerabilidade técnica, jurídica, econômica ou informacional) = TEORIA DO FINALISMO APROFUNDADO/MITIGADO/ATENUADO

  • Art. 2° do CDC: Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final.

         

    Parágrafo único. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo.

    Abraços

  • =>"O Superior Tribunal de Justiça admite a mitigação da teoria finalista para autorizar a incidência do Código de Defesa do Consumidor nas hipóteses em que a parte (pessoa física ou jurídica), apesar de não ser destinatária final do produto ou serviço, apresenta-se em situação de vulnerabilidade" 

  • Gabarito: CERTO