SóProvas


ID
4911133
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-AC
Ano
2009
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Acerca da utilização da análise SWOT como ferramenta de planejamento estratégico, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta:Letra D

    ----------------------------

    A) A partir da análise SWOT, pode-se ter quatro posturas estratégicas, sendo uma delas denominada sobrevivência, o que demonstra a predominância de oportunidades e pontos fracos.(ERRADO)

    Estratégias de Sobrevivência é quando há predominância de ameaças e pontos fracos

    B) A análise SWOT tem como foco exclusivo o ambiente externo.(ERRADO)

    A sigla S.W.O.T., deriva da língua inglesa e traduz-se: Strenghts (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Esta análise procura avaliar os pontos fortes e pontos fracos no ambiente interno da organização e as oportunidades e as ameaças no ambiente externo.” (Andrade, et al. 2008).

    C) Para se obter sucesso no planejamento estratégico, a análise SWOT deve ser realizada pelos participantes da organização de modo informal e constante.(ERRADO)

    Deve ser realizado de modo formal.

    D)As informações mais importantes para o processo de análise SWOT devem ser monitoradas constantemente.(CERTO)

    E) Uma boa análise SWOT deve adotar, como critério, ser menos específico e mais genérico.(ERRADO)

    Integração de Dados: A análise SWOT propõe que as informações quantitativas e qualitativas a partir de um número de fontes devem ser combinadas, facilitando o acesso a uma gama de dados de múltiplas fontes, a fim de melhorar a comunicação, o nível de planejamento e tomada de decisões da empresa, auxiliando na coordenação de suas operações.

  • Sobre o ITEM "A" (Incorreto):

    1- Estratégias SO (Forças e Oportunidades) - ESTRATÉGIA OFENSIVA/DE DESENVOLVIMENTO: Consiste na junção das forças internas com as oportunidades externas. Seu objetivo é aumentar e aperfeiçoar as forças para que as oportunidades sejam bem aproveitadas, se tornando vantagens competitivas.

    2- Estratégias ST (Forças e Ameaças) - Estratégia CONFRONTATIVA/DE MANUTENÇÃO: consiste na junção das forças internas com as ameaças externas. Nela, são desenvolvidas estratégias de confronto que utilizam os pontos fortes da empresa para diminuir as ameaças.

    3- Estratégias WO (Fraquezas e Oportunidades) - Estratégia DE REFORÇO/DE CRESCIMENTO: consiste na junção das fraquezas internas e oportunidades externas. Seu objetivo é analisar as fraquezas de forma a tentar superá-las para aproveitar as oportunidades.

    4- Estratégias WT (Fraquezas e Ameaças) - Estratégia DEFENSIVA/DE SOBREVIVÊNCIA: consiste na junção das fraquezas internas e ameaças externas. Nela, são desenvolvidas ações defensivas para proteger a empresa, diminuindo o impacto das ameaças.