SóProvas


ID
4912327
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-RO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação às normas relativas aos profissionais de auditoria governamental, julgue o item a seguir.


O profissional de auditoria governamental deve aplicar todos os procedimentos recomendados para cada tipo de auditoria especificamente e não se desviar deles, nem reduzir a extensão ou profundidade dos exames, exceto por questões de tempo e programação definidas pelas circunstâncias internas ou externas.

Alternativas
Comentários
  • Não só tempo mais também $$$.

  • 3308.5.3 – Aplicar todos os procedimentos de auditoria governamental recomendados para cada tipo de auditoria especificamente e não se desviar deles, nem comprometer a qualidade, a extensão e os objetivos dos exames, quer por pressões de tempo e programação, quer por influências internas e/ou externas. 

    Fonte: http://www.tce.sc.gov.br/sites/default/files/Normas%20de%20Auditoria%20Governamental-NAGs%20-%20miolo.pdf

  • Acredito que o erro esteja em afirmar que o auditor DEVE aplicar todos os procedimentos recomendados, sendo que o Julgamento Profissional é um princípio que o auditor deve ter em mente ao aplicar os procedimentos, de maneira a considerar aplicações com maior/menor profundidade a depender de restrições de tempo, programação e custo. O auditor não deve seguir o livrinho apenas, e sim agir conforme sua experiência profissional e as circunstâncias envolvidas.

  • Podem ser observados os três tipos de auditoria governamental:

    1. Auditoria financeira, focada em determinar se a informação financeira de uma entidade é apresentada em conformidade com a estrutura de relatório financeiro e o marco regulatório aplicável;
    2. Auditoria de regularidade (conformidade), responsável por emitir opinião sobre a adequação das contas governamentais quanto à legalidade e legitimidade, por isso mesmo ainda é chamada de auditoria de legalidade;
    3. Auditoria operacional (desempenho), que objetiva apresentar comentários sobre o desempenho organizacional e o resultado dos programas de governo, especialmente quanto à eficiência, eficácia, economicidade e efetividade.
  • Nota-se erro também ao dizer que ele DEVE aplicar os procedimentos de auditoria e não se desviar deles de modo algum. É necessário lembrar que o auditor estabelece a materialidade do trabalho de auditoria, sendo julgamento pessoal. Portanto ele não vai aplicar um procedimento integralmente se sabe que é mais do que suficiente aplicar uma parcela do mesmo.