SóProvas


ID
4912669
Banca
CONTEMAX
Órgão
Prefeitura de Pedra Lavrada - PB
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a postura profissional diante da avaliação psicológica, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I – A psicóloga e o psicólogo não possuem a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, dependendo assim das normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).
II – A psicóloga e o psicólogo devem basear sua decisão, obrigatoriamente, em métodos e/ou técnicas e/ou instrumentos psicológicos reconhecidos cientificamente para uso na prática profissional podendo, a depender do contexto, recorrer a procedimentos e recursos auxiliares.
III – São consideradas como fontes secundárias de informação: testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou; b) Entrevistas psicológicas e anamnese.
IV – Será considerada falta ética a utilização de testes psicológicos com parecer desfavorável ou que constem na lista de Testes Psicológicos Não Avaliados no site do SATEPSI, salvo para os casos de pesquisa na forma da legislação vigente e de ensino com objetivo formativo e histórico na Psicologia.

Alternativas
Comentários
  • Sobre a alternativa I - ERRADA

    RESOLUÇÃO Nº 9, DE 25 DE ABRIL DE 2018 - CFP

    Art. 1º

    § 2º A psicóloga e o psicólogo têm a prerrogativa de decidir quais são os métodos, técnicas e instrumentos empregados na Avaliação Psicológica, desde que devidamente fundamentados na literatura científica psicológica e nas normativas vigentes do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

    Alternativa III - ERRADA

    I - Fontes fundamentais:

    a) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo e/ou;

    b) Entrevistas psicológicas, anamnese e/ou;

    c) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo.

    II - Fontes complementares:

    a) Técnicas e instrumentos não psicológicos que possuam respaldo da literatura científica da área e que respeitem o Código de Ética e as garantias da legislação da profissão;

    b) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.