-
Em decorrência do princípio da distribuição de autoridade e responsabilidade, outro aspecto discutido pelos autores neoclássicos é a amplitude administrativa (ou amplitude de comando ou, ainda, amplitude de controle), que significa o número de subordinados que um administrador pode supervisionar. (Chiavenato, pag 168, 2014)
Vale lembrar, que os autores neoclassicos reafirmam os postulados classicos, porem com 'nova roupagem'.
-
Letra A
Amplitude controle = Número de subordinados que um chefe pode supervisionar de maneira eficaz. Temos a amplitude fechada e aberta.
Amplitude aberta/larga = Ampla, abrangente, muitos subordinados por chefia, poucos níveis hierárquicos, maior autonomia, menor controle, é baixa.
Amplitude Fechada = Estreita, reduzida, alta, muitos níveis hierárquicos, maior rigor no controle, verticalizada, tendência à centralização.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa, estratégia Concursos. Erros? Só avisar!!
-
-
LETRA A CORRETA
A amplitude de controle refere-se ao número de funcionários que um administrador consegue dirigir com eficiência e eficácia. Essa amplitude está relacionada diretamente ao número de níveis hierárquicos de uma organização e a configuração geral de sua estrutura organizacional (centralização). Quanto maior a amplitude de controle, menor será a quantidade de níveis hierárquicos de uma empresa, o que produzirá uma estrutura organizacional achatada e dispersa horizontalmente. Já uma amplitude administrativa menor aumentará a quantidade de níveis hierárquicos e produzirá uma estrutura organizacional alta e alongada.
-
GAB. A
Segundo Rennó (2015, p.112):
"A amplitude de controle relaciona-se com o número de subordinados que os superiores comandam em uma organização. Dessa forma, quanto maior o número de subordinados por chefe, maior é a amplitude de controle."