SóProvas


ID
49141
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

As fontes de informação hoje são cada vez mais preparadas e atuantes no sistema de informação jornalística. Isto ajuda a sociedade a se manter informada, mas também pode conduzir a práticas de manipulação da informação. Sobre as fontes de informação, avalie os itens abaixo e marque a opção correspondente.

( ) O porta-voz, responsável por falar oficialmente em nome da organização, é também chamado de gatekeeper.

( ) Um tipo de evento programado pelas fontes é o chamado pseudo-evento. Ele tem natureza promocional e assume características que o distinguem do evento espontâneo ou natural.

( ) Um assessor de imprensa deve ser orientado a plantar matérias no noticiário, de maneira a promover a organização ou assessorado, colher visibilidade e informar com precisão a sociedade sobre temas de interesse público.

Alternativas
Comentários
  • ( ) O porta-voz, responsável por falar oficialmente em nome da organização, é também chamado de gatekeeper.
    FALSO. Vimos em aula anterior que o gatekeeper corresponde àquele que filtra o que será ou não noticiado no veículo; em geral, o editor desempenha este papel. O porta-voz fornece informações sobre algum assunto de interesse da sociedade, com potencial de notícia, mas não tem como garantir se o pronunciamento será veiculado na íntegra, por exemplo, ou se dará origem a uma locução em off... enfim, qual será o uso que a mídia fará.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br
  • Qual o erro da última assertiva?

  • Em resposta à Isabela C, acredito que o erro da última assertiva seja o uso da expressão "plantar", que em alguns casos pode ter caráter pejorativo. No caso, acredito que a crítica de "plantar" notícias esteja no fato de poderem existir interesses escusos na informação repassada.

    Desta forma, o assessor de imprensa busca a mídia espontânea por meio de releases que contenham valores-notícia importantes para a sociedade. Já o termo "plantar" seria escamotear interesses escusos em uma notícia com suposto valor social.