Conforme Vieira (2014, p. 137-139):
Fontes primárias: produzidas pelo autor da pesquisa, com informações novas ou interpretações de ideias já conhecidas.
É composta por relatórios técnicos, trabalhos apresentados em congressos, monografias, conferências, teses e dissertações, artigos de periódicos e científicos, legislação, patentes, normas técnicas, artigo científico, etc.
As fontes secundárias organizam e filtram a informação de forma definida de acordo com sua finalidade. São compostas por enciclopédias, dicionários, manuais, tabelas, revisões de literatura, tratados, certas monografias e livros-texto, bases de dados, diretórios, anuários, etc.
Fontes terciárias: têm função didática, ou seja, guiar o usuário facilitando a localização das fontes primárias e secundárias. São compostas por bibliografias de bibliografias, serviços e periódicos de indexação, resumos, catálogos coletivos, guias de literatura, etc.
Gab. B
VIEIRA, Ronaldo da Mota. Introdução à teoria geral da biblioteconomia. Rio de Janeiro: Interciência, 2014.
Esta questão cobra do candidato conhecimentos específicos sobre as fontes de informação.
Tradicionalmente na literatura da área de Biblioteconomia e Ciências da Informação, as fontes de informação são divididas em três tipos:
Fontes primárias: contém a informação em seu primeiro estado, geralmente produzidas pelo próprio da pesquisa em questão. Trabalhos apresentados em congressos, teses, dissertações, monografias, artigos, relatórios técnicos, patentes, normas técnicas e legislação são alguns exemplos de fontes primárias.
Fontes secundárias: abordam o conteúdo das fontes primárias organizando, compilando e divulgando suas informações de acordo com seu objetivo. Dicionários, enciclopédias, manuais, bibliografias, anuários, revisões de literatura, tratados, tabelas, bases de dados e algumas monografias que comentam fontes primárias são exemplos de fontes secundárias de informação.
Fontes terciárias: funcionam como guias das fontes primarias e secundárias. Bibliografias de bibliografias, catálogos, serviços de indexação, guias de literatura e resumos são alguns dos principais tipos de fontes terciárias.
As fronteiras entre as fontes não são rígidas e em alguns casos uma fonte secundária também se comporta como primária ou uma fonte primária adquire características de fontes secundárias ou terciárias. Todavia, estas divisões servem para guiar o bibliotecário no uso dos três tipos.
Com base nestas informações, classificamos cada fonte apresentada nas alternativas como:
A) Relatórios técnicos (primária), enciclopédias (secundária) e bibliografias (secundária). ERRADA
B) Legislação (primária), normas técnicas (primária) e patentes (primária). CERTA
C) Catálogos coletivos (terciária), guias (terciária) e artigos de revisão (secundária). ERRADA
D) Bases de dados (secundária), dicionários especializados (secundária) e manuais (secundária). ERRADA
E) Comentários (secundária), bancos de dados (secundária) e coletâneas (secundária). ERRADA
Gabarito do Professor: Letra B .