Alternativa A. Errado. Serviços em escala e processos padronizados são características de uma estratégia de liderança em custos. Entretanto, nesse tipo de estratégia genérica, as margens de negociação são apertadas. Lembre-se que a ideia básica é entregar um produto com preço baixo, logo você tem que apertar as margens em todos os pontos da cadeia de valor. Portanto, a expressão “boa margem de negociação junto a fornecedores” invalida a alternativa. Vale pontuar ainda que se a expressão fosse “bom poder de barganha junto a fornecedores”, a alternativa estaria correta, posto que margem de negociação e poder de barganha são conceitos absolutamente distintos. A margem de negociação indica o espaço que existe em os valores minimamente aceitáveis para que a empresa chegue a um acordo (preço máximo e preço mínimo dos insumos, por exemplo). O poder de barganha é o poder que uma empresa possui ao sentar-se na mesa de negociação. Empresas que adotam a liderança em custos tendem a possuir um alto poder de barganha porque compram em grande escala.
Alternativa B. Certo. “clínica de pequeno porte”, “especializou-se em otorrinolaringologia e oftalmologia” são trechos que sugerem uma estratégia de nicho. Lembre-se que a estratégia de nicho se baseia justamente no esforço de atender necessidades específicas de uma pequena parcela do mercado. Nesse caso, temos uma clínica que adota um nicho com base em apenas duas especialidades médicas.
Alternativa C. Errado. “atendimento de alto padrão”, “serviços personalizados” são características de uma estratégia competitiva de diferenciação
Alternativa D. Errado. “prontos socorros infantis”, “seis municípios vizinhos” são características de uma estratégia de nicho (especialidade infantil em um pequeno segmento do mercado). Em seguida, a alternativa traz outras características (“mesmo padrão de atendimento”, “preços mais competitivos”) que sugerem uma estratégia de liderança em custo. Lembre-se que podemos combinar a estratégia de nicho com um viés mais de liderança em custo ou de diferenciação. Nesse caso, temos uma descrição de estratégia de nicho com liderança em custos. A título de curiosidade, vale pontuar que alguns autores denominam essa combinação (nicho + liderança em custos) de liderança focada em custos. Assim, erra a alternativa ao afirmar que se trata de uma estratégia de diferenciação.
Alternativa E. Errado. “grande volume de atendimento”, “padronização de processos” são trechos que sugerem a utilização de uma estratégia de liderança em custos.
GABARITO: B