SóProvas



Questões de Gestão em Equipes de Saúde


ID
2701549
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Acerca de avaliação de desempenho hospitalar, julgue o próximo item.


O conceito de desempenho hospitalar varia conforme interesses e objetivos. Há quem foque na competência profissional, na disponibilidade de serviços, na eficiência; outros enfatizam a missão do hospital, seu relacionamento com o ambiente; e outros, ainda, afirmam que o conceito de desempenho hospitalar varia conforme os interesses e objetivos dos governos, dos financiadores, da sociedade e dos pacientes.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO.

  • que viagem, examinador fumando orégano e cuspindo pimenta.

     

  • Esmiuçando a questão

    O conceito de desempenho hospitalar varia conforme interesses e objetivos.

    SIM, uma ferramenta mensura de acordo com o seu interesse nos dados, ou melhor, em quais dados se deseja mensurar

     

    Há quem foque na competência profissional, na disponibilidade de serviços, na eficiência; outros enfatizam a missão do hospital, seu relacionamento com o ambiente;

    SIM - são perspectivas diferentes, enfoques diversos, que podem ser dados importantes de avaliação, dependendo do interesse do avaliador

     

    e outros, ainda, afirmam que o conceito de desempenho hospitalar varia conforme os interesses e objetivos dos governos, dos financiadores, da sociedade e dos pacientes.

    SIM - São os steakholders, ou seja, publico interessado nas atividades do hospital, nesse caso.

    Governo - Quer atender o seu propósito constitucional na saúde da população

    Financiadores - Pode se considerar os parceiros, com interesses em comum

    Sociedade - Possíveis usuários do sistema

    Pacientes - quem já se utiliza do serviço

    Cada um dos interessados mencionados tem uma expectativa quanto ao que é ofertado pelo sistema de saúde ou o que poderá ofertar. 

  • Questão de interpretação, ao ler a alternativa com bastande cautela, verificamos que o conceito esta correto, pois o DESEMPEMHO engloba às partes financeira, pessoal,coletivo e também os objetivos da organização, portanto CERTA.

  • JUAREZ KKKKKK
  • JUAREZ KKKKKK

ID
2701552
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Acerca de avaliação de desempenho hospitalar, julgue o próximo item.


O desempenho hospitalar decorre da capacidade que a organização mantenedora tem de cumprir, com equilíbrio, a função assistencial e a de prestação de serviços; a função adaptativa, que se refere à capacidade de a organizadora adquirir recursos materiais, tem caráter eminentemente administrativo, razão pela qual não influi no desempenho hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: ERRADO.

  • à capacidade de a organizadora adquirir recursos materiais, terá impacto no desempenho? Lógico que sim, as vezes você nem precisa saber de GP, basta usar a lógica e é isso que o CESPE avalia.

  • Sinceramente, questões de Gestão de Pessoas e Administração Geral do CESPE é muita lógica, quatão ERRADA, logicamente, à função administrativa tem que estar sim englobada com o DESEMPENHO.

  • Se faltar recursos materiais não vai influenciar no desempenho?

    Gabarito, errado.

  • Gab: ERRADO

    Um dos maiores fatores que afetam o serviço público é a gestão. Logo, gestão administrativa, de materiais, financeira, etc, influem no desempenho, capacidade, autogerenciamento e planejamento, causando sucesso ou fracasso da organização.


ID
2701561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBSERH
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A propósito do modo de avaliar o desempenho hospitalar, julgue o item que se segue.


Monitorar o desempenho humano hospitalar é a prática mais eficiente, confiável e adequada que tem sido adotada regularmente para avaliação do desempenho hospitalar.

Alternativas
Comentários
  • Se houver sempre alguém pra supervisionar o desempenho humano, vai se tornar um ciclo vicioso e sempre vai precisar de alguém que supervisiona alguém, se tornando desnecessário, envolvendo um custo mais alto e gerando desconfiança generalizada, o que posteriormente afetaria o clima e a cultura organizacional de modo negativo.

     

    O certo é ter funcionários treinados e que desfrutem de certa autonomia. 

     

  • Gabarito: ERRADO.

  • Não compreendi... 

    Um hospital presta serviço assistencial na área de saúde, correto? Se é SERVIÇO, depende de dedicação humana, ou melhor, do desempenho profissional de toda equipe. Pensando assim, acreditei que monitorar o desempenho humano fosse eficiente, ou seja, monitorar a melhor utilização do recursos, otimização do tempo em atendimento, etc, contribuindo, consequentemente, para o desempenho hospitalar.

     

    Enfim, se algum colega puder esclarecer, fico grata.

  • Desconfie de itens que afirmam que uma prática é a mais eficiente, a mais confiável, a mais isso ou aquilo. Cada ocasião e cada organização tem necessidades, problemas e objetivos diferentes, o que faz com que não exista uma maneira adequada para todas. A estratégia varia conforme pede a situação.

  • Gabarito: Errado

     

    O que se requer é uma atendimento eficaz voltado para a saúde do cliente. 

    O monitoramento  dos resultados aos tratamentos prestados.

  • Tem 2 erros na questão:

    Monitorar o desempenho humano hospitalar é a prática mais eficiente, confiável e adequada que tem sido adotada regularmente para avaliação do desempenho hospitalar.

    Não se pode afirmar que monitorar é a prática mais eficiente. Cada caso é um caso.

    Avaliação de desempenho é um processo de APLICAR pessoas e não monitorar. O Cespe ama afirmar que a Avaliação de Desempenho é um processo de monitorar pessoas ou que o monitoramento faz parte da Avaliação de Desempenho. Fiquem espertos!

     

    Observe a questão abaixo da mesma prova.

    Q900519 Prova: Enfermeiro - Administração Hospitalar

    Há duas maneiras de avaliar o desempenho hospitalar: a primeira consiste em estabelecer metas e padrões e avaliar o atendimento periodicamente; a segunda fundamenta-se na utilização de indicadores; a maneira mais comum é a primeira, por permitir monitorar eficazmente a instituição em todas as suas perspectivas. ERRADO.

  • Errado.

    Exagero demais por parte de nossa estimada Banca.

  • ....PARA ACOMPANHAR ATIVIDADE E RESULTADOS.

  • Se estamos avaliando comportamento, estamos falando de medidas subjetivas, que estão sujeitas a níveis de variabilidade. Não se pode, portanto, afirmar que a confiabilidade é máxima.

  • tudo que se aproxima de abolutismo... elimina, anula, mais eficiente, mais eficaz... etc ...

    é de se desconfiar.

  • Processo de agregar pessoas: também conhecido como processo de provisão ou suprimentos de pessoas, esse processo envolve práticas de recrutamento e seleção, e pode ser compreendido como qualquer atividade da empresa para encontrar e estabelecer uma relação de trabalho com pessoas capazes de atender as necessidades da organização e contribuir para o sucesso organizacional.

    Processo de aplicar pessoas: é o meio utilizado para desenhar as atividades que um profissional desempenhará na organização, orientar e acompanhar o seu desenvolvimento do mesmo na execução de suas tarefas. Envolve a integração do funcionário na empresa, o desenho do cargo a ser desenvolvido e a avaliação de desempenho do funcionário no cargo.

    Processo de recompensar pessoas: por ser um dos principais elementos de motivação e incentivo, esse processo constitui um papel de destaque para a gestão de pessoas, já que os funcionários trabalham em busca de certas expectativas e resultados. Compreende: remuneração, programas de incentivo ao pessoal e programas de benefícios e serviços. As empresas precisam desenvolver sistemas de remuneração eficazes para proporcionar motivação, retenção e interesse das pessoas em permanecer na organização por longo prazo.

    Processo de desenvolver pessoas: Inclui treinamento e desenvolvimento de pessoas, programas de mudanças e desenvolvimento de carreira. É um meio de capacitar e aperfeiçoar o desenvolvimento pessoal e profissional.

    Processo de manter pessoas: é utilizado para manter as pessoas da organização satisfeitas e motivadas, com condições ambientais e psicológicas satisfatórias, despertando o interesse do funcionário em permanecer na empresa por longo prazo. Inclui relações com empregados, higiene, segurança e qualidade de vida do trabalhador.

    Processo de monitorar pessoas: acompanhar, orientar e manter o comportamento das pessoas de acordo com o planejamento da empresa, garantindo que o mesmo seja bem executado e que os objetivos sejam alcançados. Esse processo compreende os bancos de dados e sistemas de informações gerenciais.

    https://www.rhportal.com.br/artigos-rh/os-seis-processos-da-gestao-de-pessoas/

  • 1° - Avalliacao de desempenho faz parte do processo de APLICAR PESSOAS

    - não existe essa generalização de MAIS eficiente.

  • O desempenho humano na organização é extremamente contingencial. Varia de pessoa para pessoa e de situação para situação, pois depende de inúmeros fatores condicionantes que o influenciam poderosamente. Portanto, não há como afirmar que uma prática é mais eficiente que a outra, depende da situação.

    Além disso, ao avaliarmos o desempenho da organização (“avaliação do desempenho hospitalar”) devemos considerar também aspectos estruturais e de liderança (divisão do trabalho, estrutura da tarefa, poder formal etc). Portanto, é insuficiente avaliar o desempenho dos indivíduos para mensurar o resultado da organização.

    Gabarito: ERRADO


ID
2792719
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A gestão do conhecimento no âmbito hospitalar contribui para compreender como os recursos intangíveis podem melhorar os processos produtivos. Sobre esse tema, cabe ao administrador hospitalar assegurar a

Alternativas
Comentários
  • Elementos da Informação

    ˃ Busca.

    ˃ Identificação.

    ˃ Classificação.

    ˃ Processamento.

    ˃ Armazenamento.

    ˃ Disseminação

      GAB. C

  • a) transferência de conhecimentos através da rejeição de medidas que garantam a implementação de conteúdos específicos em gestão da clínica.

     b) situação de experimentação, alegando a responsabilidade sobre o controle dos experimentos e, simultaneamente, cerceando a criatividade com punições por eventuais fracassos.

     c) transferência de conhecimentos, para expandir o aprendizado de forma rápida e eficiente por toda a organização.

     d) análise dos sucessos e fracassos da organização, avaliando-os sistematicamente e restringindo os ensinamentos que não obtiveram êxito na experimentação.

     e) situação de experimentação com o objetivo de evitar a incorporação da inovação na gestão hospitalar.

  • A organização só aproveita os benefícios do aprendizado organizacional quando se torna capaz de transferir, compartilhar e alavancar seus conhecimentos e experiências fragmentados. Para esse fim, a experiência individual em unidades isoladas precisa ser conectada a um fluxo horizontal de informações e conhecimentos destinado a difundir rotineiramente as experiências para toda a organização.


    (Teoria Geral da Administração - Francisco Lacombe)


ID
2792737
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de Macapá - AP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A área de gestão de pessoas em hospitais deve desenvolver e articular quatro diferentes funções ou papéis para que a atuação seja sistêmica e integrada, assegurando a maior eficiência e eficácia de toda equipe integrante dessas organizações. São elas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

     

    De acordo com Chiavenato, os novos papéis que a área de Gestão de Pessoas desenvolve são:

    Administração de Estratégias de RH - Como o RH pode ajudar a impulsionar a estratégia organizacional. 

    Administração da Infraestrutura da empresa - Como o RH pode oferecer uma base de serviços à organização para ajudá-la a ser eficiente e eficaz.

    Administração da Contribuição dos Funcionários - Como o RH pode ajudar no envolvimento e comprometimento dos funcionários, transformando-os em agentes empreendedores, parceiros e fornecedores para a organização. 

    Administração da Transformação e Mudança - Como o RH pode ajudar na criação de uma organização criativa, renovadora e inovadora.

     

    Chiavenato, Idalberto. Gestão de Pessoas. Elsevier, 2010.

  • Gestão de Pessoas é assim: na dúvida, marque a mais bonita!!

    90% das vezes vai dar certo hehe

  • Por que "infraestrutura" do local?

  • essas questões de gp relacionadas a hospitais deve ter alguma bibliografia específica. pq as provas pra essa área (vide provas da ebserh, por exemplo) contém detalhes mto específicos a hospitais.

  • ..."A competitividade crescente e mais recentemente a globalização da economia têm implicado pressões por mudanças nesse papel de RH, implicando uma nova ética no trabalho e demandando uma visão estratégica e global de gestão do negócio e das pessoas." ...

    ..."Para fazer frente a esse papel ampliado, Ulrich (1998) argumenta que o RH deve exercer múltiplos papéis: (1) Administração de Estratégias de Recursos Humanos; (2) Administração da Transformação e Mudança; (3) Administração da Infra-estrutura da Empresa; e (4) Administração da Contribuição dos Funcionários. Para o exercício desses múltiplos papéis, o RH deve compartilhar responsabilidades com os Gerentes de Linha da empresa. O autor ressalta a importância do alinhamento destes atores e assinala que a análise 2dos resultados da pesquisa dos múltiplos papéis de RH aplicada aos dois públicos (gerentes de RH e gestores de linha) "... pode contribuir, em diversos sentidos, para um melhor entendimento da função de RH e das expectativas da empresa." (ULRICH, 1998, p. 59). "

    Fonte : http://www.anpad.org.br/admin/pdf/enanpad2005-gpra-0467.pdf


ID
4106773
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital é o setor que oferece mecanismos para intervenção imediata em interocorrências clínicas, composto de estrutura física adequada e equipe profissional especializada. É considerado uma das áreas de maior rigor no controle e prevenção dos riscos aos usuários que necessitam de procedimentos operatórios. Sua eficiência está diretamente relacionada com a condição do cliente, tecnologia disponível, qualificação da equipe e cuidados com o ambiente e os equipamentos. Acerca dessa unidade hospitalar, julgue os itens seguintes.

Durante um procedimento cirúrgico, são utilizados campos cirúrgicos, protetores plásticos, compressas e vestimentas dos membros da equipe. O manuseio adequado desse material, após o procedimento cirúrgico ter sido finalizado, deverá ser feito por pessoal qualificado, devidamente protegido e conforme os protocolos de controle de infecção hospitalar.

Alternativas

ID
4106776
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital é o setor que oferece mecanismos para intervenção imediata em interocorrências clínicas, composto de estrutura física adequada e equipe profissional especializada. É considerado uma das áreas de maior rigor no controle e prevenção dos riscos aos usuários que necessitam de procedimentos operatórios. Sua eficiência está diretamente relacionada com a condição do cliente, tecnologia disponível, qualificação da equipe e cuidados com o ambiente e os equipamentos. Acerca dessa unidade hospitalar, julgue os itens seguintes.

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma mulher que iria realizar uma histerectomia abdominal em determinada data teve sua cirurgia adiada em virtude da falta de comunicação prévia entre a clínica cirúrgica e o centro cirúrgico. Essa falha acarretou em danos financeiros à instituição, que gastou com internação, alimentação, medicação pré-anestésica e outros cuidados necessários ao preparo da usuária para o procedimento cirúrgico, além de danos à própria usuária, que terá que se preparar novamente para o procedimento e que teve adiada a intervenção necessária para sua condição de saúde.

Nessa situação, a falha descrita pode ser resolvida mediante a ampliação dos mecanismos de comunicação entre os dois setores e com a elaboração de protocolos e rotinas para ambos os setores.

Alternativas

ID
4106785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital é o setor que oferece mecanismos para intervenção imediata em interocorrências clínicas, composto de estrutura física adequada e equipe profissional especializada. É considerado uma das áreas de maior rigor no controle e prevenção dos riscos aos usuários que necessitam de procedimentos operatórios. Sua eficiência está diretamente relacionada com a condição do cliente, tecnologia disponível, qualificação da equipe e cuidados com o ambiente e os equipamentos. Acerca dessa unidade hospitalar, julgue os itens seguintes.

Indicadores como a taxa de infecção hospitalar e a quantidade de complicações pós-cirúrgicas apresentam ao administrador importantes subsídios para avaliação por resultado. Relações entre a quantidade de cirurgias realizadas em determinado mês e o número de salas existentes oferecerão argumentos para avaliação do processo de trabalho desenvolvido no centro cirúrgico.

Alternativas

ID
4106803
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

        Custo é o valor de todos os recursos utilizados na produção e distribuição de bens e serviços. Os custos em saúde podem ser classificados em: diretos e indiretos; fixos e variáveis; visíveis e invisíveis etc. Os custos fixos não são passíveis de alteração em curto prazo, já os custos variáveis dependem da dimensão do volume de sua produção. Para Griffiths (1981), os custos diretos são aqueles diretamente incorridos na provisão de relevantes serviços de saúde. Os custos diretos visíveis são perceptíveis nos orçamentos de serviços formais de saúde, enquanto que os custos diretos invisíveis correspondem a serviços de saúde fornecidos sem pagamento ou pagos informalmente por familiares dos pacientes. Indiretos são frutos das conseqüências particulares, doenças e suas seqüelas etc. Os custos indiretos visíveis são aqueles que podem ser medidos quanto a perdas da produção econômica ou à possibilidade de consumo. Já os custos indiretos invisíveis são largamente subjetivos, tais como os custos de reações psíquicas como dor, desconforto, ansiedade, estigma etc., e de difícil cálculo.

Marcelo Gurgel. Economia da saúde: da epidemiologia a tomada de decisão. In: Rouquayrol. Epidemiologia e saúde, 2003 (com adaptações).


Tendo em vista o texto apresentado acima e os custos hospitalares, julgue os itens que se seguem.

Muitos profissionais de saúde compartilham da opinião de que o setor saúde, e nele incluído o hospital, não deve sofrer restrições financeiras, mas sim receber recursos sempre crescentes. Esse ponto de vista pode ser contra ditado pelo administrador hospitalar, utilizando argumentos quanto ao custeio das ações e serviços prestados aos usuários, demonstrando assim que os recursos financeiros que compõem o orçamento em saúde são finitos.

Alternativas

ID
4106806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Considere a seguinte situação hipotética.


A farmácia de um hospital contabilizou, durante os primeiros seis meses do ano de 2003, uma perda de 40% de medicamentos por vencimento do prazo de validade. No segundo semestre do mesmo ano, essa perda foi reduzida para 15% apenas com a capacitação da equipe responsável pelo controle de estoque do setor.

Nessa situação, é correto afirmar que a qualificação de pessoal em todos os setores pode contribuir com a redução do desperdício de insumos hospitalares.

Alternativas

ID
4106809
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

A informação é considerada uma grande ferramenta gerencial na atualidade, fornecendo ao administrador subsídios e argumentos para a deliberação e tomada de decisão. No âmbito da saúde, a informação apresentada por indicadores, índices ou ainda em sua forma inicial, fornece aos administradores e gestores em saúde conhecimentos e habilidades fundamentais para a tomada de decisão. A utilidade da informação para o administrador depende ainda do contexto em que é produzida e implementada. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

O administrador hospitalar poderá levantar as informações de quais foram os principais motivos de internação hospitalar no setor de clínica médica durante o período de um ano utilizando o SIH/SUS. Para fazer o levantamento de quanto o hospital recebeu pelos procedimentos realizados nesse setor, o administrador deverá consultar o SINAN/SUS.

Alternativas

ID
4106839
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital apresentou a média de 13 óbitos mensais em pacientes que sofreram procedimentos cirúrgicos durante os últimos três meses de 2003. O mesmo centro cirúrgico apresentava uma média mensal de 3 óbitos em pacientes que passavam pelo setor até o mês de setembro do mesmo ano. Nesse contexto, julgue o item abaixo.

O aumento da mortalidade entre os pacientes que sofreram intervenções cirúrgicas no período descrito é um indício forte de queda na qualidade da assistência prestada no setor considerado

Alternativas

ID
4106842
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital apresentou a média de 13 óbitos mensais em pacientes que sofreram procedimentos cirúrgicos durante os últimos três meses de 2003. O mesmo centro cirúrgico apresentava uma média mensal de 3 óbitos em pacientes que passavam pelo setor até o mês de setembro do mesmo ano. Nesse contexto, julgue o item abaixo.

O aumento da mortalidade dos pacientes egressos do centro cirúrgico pode representar um evento sentinela.

Alternativas

ID
4106845
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2004
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O centro cirúrgico de um hospital apresentou a média de 13 óbitos mensais em pacientes que sofreram procedimentos cirúrgicos durante os últimos três meses de 2003. O mesmo centro cirúrgico apresentava uma média mensal de 3 óbitos em pacientes que passavam pelo setor até o mês de setembro do mesmo ano. Nesse contexto, julgue o item abaixo.

A mortalidade em pacientes de centros cirúrgicos pode ser considerada como um indicador de avaliação de processo.

Alternativas

ID
4914346
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

No final dos anos 90, poucas organizações de saúde ou profissionais de saúde sabiam o que era acreditação hospitalar. Hoje, o cenário mudou. Apesar de não estamos em um patamar ideal, há fatos que merecem destaque: diferentes modelos de acreditação hospitalar coexistem em nosso país, diversos hospitais são acreditados. O processo de avaliação com fins de acreditação, de uma maneira geral, obedece a uma regra própria, por vezes, adaptada às realidades das diversas instituições acreditadoras existentes. Esta regra, determina alguns procedimentos e condutas em sua aplicação.

Assinale a alternativa que representa a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • EQUIPE DE AVALIADORES:

    TRÊS MEMBROS:

    UM MÉDICO;

    UM ENFERMEIRO;

    UM ADMINISTRADOR.

  • LETRA C


ID
4914388
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

O Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) ressalta a importância dos recursos humanos nos sistemas de saúde. Está importância vem se difundindo a partir da percepção de gestores, trabalhadores e representantes do governo de que a formação, o desempenho e a gestão de recursos humanos afetam diretamente a qualidade dos serviços prestados e o grau de satisfação dos usuários. Logo, uma gestão estratégica de pessoas nas organizações de saúde é fundamental

Com base no texto, leia as afirmativas:

I. os processos de gestão de pessoas deixaram de ser executados por meio de ações isoladas e passaram a buscar atender as necessidades dos negócios, alinhadas com a missão, visão e valores organizacionais.
II. os gestores de pessoas têm papel fundamental neste processo, pois são eles os responsáveis pela missão de disseminar a cultura e a prática estratégica da gestão de pessoas.
III. a gestão de pessoas precisa ser estratégica, com ações organizadas para satisfazer as necessidades dos negócios e propiciar um ciclo contínuo de melhoria do desempenho individual e organizacional.
IV. as organizações muitas vezes deixam a desejar em questões importantes para o fortalecimento dos resultados individuais das pessoas e consequentemente organizacionais.
V. a inabilidade dos gestores e a falta de competências conceituais, técnicas e humanas, corroboram para este processo retardatário no qual a gestão de pessoas ainda se encontra.

Assinale a alternativa que representa a resposta correta.

Alternativas

ID
4914415
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Novas práticas de gestão instituídas pela flexibilização e mudanças nas relações de trabalho foram intensificadas a partir da década de 1990 com a internacionalização de mercados, com o aumento da competitividade e com o avanço da tecnologia. Com isso, algumas empresas passaram a recorrer à diminuição de seu tamanho (downsinzing) e a terceirização de atividades (outsourcing). Esse modelo reconfigurou as relações entre capital e trabalho, sendo considerada uma alternativa para as organizações se adaptarem às modificações no cenário mundial. Considerando que a Câmara dos Deputados aprovou em 2017 a Lei nº 13.429 e Lei nº 13.467, assinale a alternativa que representa a resposta correta.

Alternativas
Comentários
  • a meu ver a letra "A" esta errada. Correta seria a lei "C".

    lei 6.019/74.

    Art. 5 -A. Contratante é a pessoa física ou jurídica que celebra contrato com empresa de prestação de serviços relacionados a quaisquer de suas atividades, inclusive sua atividade principal.         

    § 5   A empresa contratante é subsidiariamente responsável pelas obrigações trabalhistas referentes ao período em que ocorrer a prestação de serviços, e o recolhimento das contribuições previdenciárias observará o disposto no 

    art. 10

    § 2   O contrato poderá ser prorrogado por até noventa dias, consecutivos ou não, além do prazo estabelecido no § 1  deste artigo, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram.              

  • Prazo: 180+90

    não se aplica o contrato de experiencia

    letra d - § 1º É responsabilidade da empresa contratante garantir as condições de segurança, higiene e salubridade dos trabalhadores, quando o trabalho for realizado em suas dependências ou em local por ela designado.

    Ou seja, não é em qualquer circunstância

    letra e - é vedado

    letra c - § 7º A contratante é subsidiariamente responsável


ID
4914424
Banca
VUNESP
Órgão
EBSERH
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Em um ambiente de competitividade, os agentes precisam ser diferenciados para possuir vantagem. As diferenças entre os competidores de um negócio podem ser preço, funções, utilização do tempo, vantagem da localização, ou a própria percepção do cliente em relação ao seu produto ou serviço (imagem).

As organizações de saúde têm adotado estratégias básicas que envolvem a liderança em custo, a diferenciação e os nichos de mercado.

Assinale a alternativa que apresenta um exemplo de estratégia competitiva em liderança de custos, diferenciação ou nicho de mercado.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A. Errado. Serviços em escala e processos padronizados são características de uma estratégia de liderança em custos. Entretanto, nesse tipo de estratégia genérica, as margens de negociação são apertadas. Lembre-se que a ideia básica é entregar um produto com preço baixo, logo você tem que apertar as margens em todos os pontos da cadeia de valor. Portanto, a expressão “boa margem de negociação junto a fornecedores” invalida a alternativa. Vale pontuar ainda que se a expressão fosse “bom poder de barganha junto a fornecedores”, a alternativa estaria correta, posto que margem de negociação e poder de barganha são conceitos absolutamente distintos. A margem de negociação indica o espaço que existe em os valores minimamente aceitáveis para que a empresa chegue a um acordo (preço máximo e preço mínimo dos insumos, por exemplo). O poder de barganha é o poder que uma empresa possui ao sentar-se na mesa de negociação. Empresas que adotam a liderança em custos tendem a possuir um alto poder de barganha porque compram em grande escala.

    Alternativa B. Certo. “clínica de pequeno porte”, “especializou-se em otorrinolaringologia e oftalmologia” são trechos que sugerem uma estratégia de nicho. Lembre-se que a estratégia de nicho se baseia justamente no esforço de atender necessidades específicas de uma pequena parcela do mercado. Nesse caso, temos uma clínica que adota um nicho com base em apenas duas especialidades médicas.

    Alternativa C. Errado. “atendimento de alto padrão”, “serviços personalizados” são características de uma estratégia competitiva de diferenciação

    Alternativa D. Errado. “prontos socorros infantis”, “seis municípios vizinhos” são características de uma estratégia de nicho (especialidade infantil em um pequeno segmento do mercado). Em seguida, a alternativa traz outras características (“mesmo padrão de atendimento”, “preços mais competitivos”) que sugerem uma estratégia de liderança em custo. Lembre-se que podemos combinar a estratégia de nicho com um viés mais de liderança em custo ou de diferenciação. Nesse caso, temos uma descrição de estratégia de nicho com liderança em custos. A título de curiosidade, vale pontuar que alguns autores denominam essa combinação (nicho + liderança em custos) de liderança focada em custos. Assim, erra a alternativa ao afirmar que se trata de uma estratégia de diferenciação.

    Alternativa E. Errado. “grande volume de atendimento”, “padronização de processos” são trechos que sugerem a utilização de uma estratégia de liderança em custos.

    GABARITO: B


ID
5084725
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

   Os instrumentos de gestão em saúde são os mecanismos que garantem o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) em todos os seus níveis. A gestão do SUS é de responsabilidade da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios, que, por meio de seus órgãos gestores, utilizam vários instrumentos de gestão, objetivando garantir e aperfeiçoar o funcionamento do sistema de saúde.

Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/>. Acesso em: 2 dez. 2020, com adaptações.


A respeito dos instrumentos de gestão em saúde, julgue o item a seguir. 

O Plano Diretor de Regionalização deve prever a organização dos municípios de forma autossuficiente e em níveis crescentes de complexidade dos serviços. Frente a isso, é desejável que todos os municípios ofertem a totalidade dos serviços de saúde e que seus gestores garantam acesso facilitado e irrestrito a esses serviços.

Alternativas
Comentários
  • Ainda que não seja possível, e mesmo desejável, que todos os municípios ofertem a totalidade dos serviços de saúde, os gestores devem garantir o acesso irrestrito aos mesmos ainda que prestados em outro município. O Plano Diretor de Regionalização deve prever a organização dos estados em módulos e microrregiões de saúde com níveis crescentes de complexidade dos serviços. Assim, determinados serviços de saúde não são mais pensados em uma lógica municipal, mas sim em um plano regional, o que permite ganhos de escala e sustentabilidade do custeio dos serviços de saúde mais complexos e mais caros.

    Os municípios não são AUTOSSUFIENTES.

    https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/sus_instrumento.pdf


ID
5085598
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Araçoiaba - PE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Gestão de Saúde e Administração Hospitalar
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:
I. O servidor, ao realizar o atendimento em uma instituição de serviços de saúde, não deve manter a calma mesmo com pessoas menos educadas.
II. As ações de atendimento ao cidadão em uma instituição de serviços de saúde não devem cumprir o princípio constitucional da impessoalidade.
Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas